Pode não parecer, mas o Toyota Yaris já tem dois anos de mercado nacional - ele foi apresentado no Brasil em junho de 2018. Com esse tempo, é normal uma reestilização de meio de vida estar nos planos da marca na região latina. Então não foi exatamente uma surpresa quando uma patente do hatch com nova dianteira foi registrada a Argentina. E agora trazemos a projeção de como ele ficará quando for lançado.
Mais uma vez, contamos com o designer digital Renato Aspromonte, do OverboostBR, para essa missão. Ele tirou dos registros de patentes o que encontraremos provavelmente na versão topo de linha. O que chama mais atenção são os faróis full-LED, algo que cria um diferencial para o modelo em um segmento tão concorrido, onde já enfrenta VW Polo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, entre outros, e terá em breve a estreia do Honda City hatch.
O para-choque traz novas linhas que se inspiram no Rav4 e Corolla, como o desenho em "C" na região dos faróis de neblina. Uma faixa cromada liga os faróis pela grade dianteira, mas boa parte da peça é em preto, podendo casar o fosco com o brilhante - algo que não conseguimos identificar pela projeção, mas que a Toyota utiliza no Corolla. Na traseira, nenhuma mudança pelo registro, mas as lanternas podem ter acabamento fumê como novidade na parte inferior.
Por dentro, se a Toyota ouvir as críticas de proprietários (e as nossas), o Yaris deve ganhar regulagem de profundidade da coluna de direção (hoje tem apenas altura) e o volante herdado do novo Corolla, com desenho mais moderno que o atual. Uma nova grafia no painel de instrumentos também viria a calhar, assim como os tecidos dos bancos. O sistema multimídia também pode ter mudanças, adotando o software do Corolla. O Yaris já tem o Apple CarPlay e Android Auto, mas com uma interface diferente dos demais Toyota.
A parte mecânica deve manter os motores 1.3 e 1.5 aspirados com o câmbio automático CVT. O câmbio manual, se depender da política de preços que a marca está utilizando, deve sumir das lojas, já que a diferença de valores para o CVT é de apenas R$ 1.500 no hatch e de... nada no sedã! Controles de tração e estabilidade já fazem parte do pacote do Yaris, mas podemos apostar em mais airbags nas versões mais baratas, sendo que hoje apenas a topo, XLS Connect, tem 7 bolsas infláveis - o Polo tem 4 airbags e Onix tem 6, por exemplo.
Produzido em Sorocaba (SP), o Yaris deve ser uma das novidades da marca em 2021, já como linha 2022. Para este ano, apesar das paralisações devido à pandemia, a Toyota deverá apresentar a Hilux reestilizada, que além do visual remoçado vai ganhar potência no motor 2.8 turbodiesel.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia