Integrante da família Logan desde 2006, a carroceria perua - chamada na Europa de MCV - poderá sair definitivamente do portfólio do grupo Renault nos próximos anos. Conforme explica a imprensa da França, o projeto que trata sobre o desenvolvimento da nova geração dos compactos da Dacia, braço romeno da gigante francesa, contempla apenas as carrocerias hatchback e sedã - ou seja, o Sandero e o próprio Logan.
Com duas gerações no currículo, a station será descontinuada, em especial, pelo declínio vivido pela categoria inclusive no mercado europeu. A ascensão dos SUVs compactos atingiu em cheio o segmento e tomou o lugar das tradicionais peruas nas garagens das famílias do continente.
Pelo mesmo motivo, aminivan Lodgy (posicionada um degrau acima) poderá ser igualmente descontinuada. Apesar das vendas satisfatórias (30.612 unidades em toda a Europa em 2019), o modelo não possui grandes perspectivas de crescimento - no máximo manutenção do público atual.
De olho nas novas tendências, a Dacia deverá substituir tanto a Logan MCV quanto a Lodgy por um modelo totalmente novo. Detalhes ainda são limitados, mas o projeto já está sendo desenvolvido e atende internamente pelo codinome RJI. Apesar da identidade desconhecida, tudo aponta para um crossover - provavelmente com opção de 7 lugares e vocação familiar.
No Brasil, a Renault prepara o lançamento do novo Captur para 2021 e, em 2022, a renovação da dupla Sandero e Logan - desta vez uma nova geração de verdade, conforme o vídeo abaixo:
Fotos: divulgação
Fonte: L'argus
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