Novo Logan trocará versão perua por um possível crossover
Variante familiar deixará de ser oferecida na Europa após duas gerações
Integrante da família Logan desde 2006, a carroceria perua - chamada na Europa de MCV - poderá sair definitivamente do portfólio do grupo Renault nos próximos anos. Conforme explica a imprensa da França, o projeto que trata sobre o desenvolvimento da nova geração dos compactos da Dacia, braço romeno da gigante francesa, contempla apenas as carrocerias hatchback e sedã - ou seja, o Sandero e o próprio Logan.
Com duas gerações no currículo, a station será descontinuada, em especial, pelo declínio vivido pela categoria inclusive no mercado europeu. A ascensão dos SUVs compactos atingiu em cheio o segmento e tomou o lugar das tradicionais peruas nas garagens das famílias do continente.
Galeria: Dacia Logan MCV Stepway
Pelo mesmo motivo, aminivan Lodgy (posicionada um degrau acima) poderá ser igualmente descontinuada. Apesar das vendas satisfatórias (30.612 unidades em toda a Europa em 2019), o modelo não possui grandes perspectivas de crescimento - no máximo manutenção do público atual.
De olho nas novas tendências, a Dacia deverá substituir tanto a Logan MCV quanto a Lodgy por um modelo totalmente novo. Detalhes ainda são limitados, mas o projeto já está sendo desenvolvido e atende internamente pelo codinome RJI. Apesar da identidade desconhecida, tudo aponta para um crossover - provavelmente com opção de 7 lugares e vocação familiar.
No Brasil, a Renault prepara o lançamento do novo Captur para 2021 e, em 2022, a renovação da dupla Sandero e Logan - desta vez uma nova geração de verdade, conforme o vídeo abaixo:
Fotos: divulgação
Fonte: L'argus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Renault confirma mais equipamentos para Kwid, Stepway, Logan e Oroch 2024
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sem nova geração, Renault Logan ganha ESP para seguir à venda no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais