Integrante da família Logan desde 2006, a carroceria perua - chamada na Europa de MCV - poderá sair definitivamente do portfólio do grupo Renault nos próximos anos. Conforme explica a imprensa da França, o projeto que trata sobre o desenvolvimento da nova geração dos compactos da Dacia, braço romeno da gigante francesa, contempla apenas as carrocerias hatchback e sedã - ou seja, o Sandero e o próprio Logan.
Com duas gerações no currículo, a station será descontinuada, em especial, pelo declínio vivido pela categoria inclusive no mercado europeu. A ascensão dos SUVs compactos atingiu em cheio o segmento e tomou o lugar das tradicionais peruas nas garagens das famílias do continente.
Pelo mesmo motivo, aminivan Lodgy (posicionada um degrau acima) poderá ser igualmente descontinuada. Apesar das vendas satisfatórias (30.612 unidades em toda a Europa em 2019), o modelo não possui grandes perspectivas de crescimento - no máximo manutenção do público atual.
De olho nas novas tendências, a Dacia deverá substituir tanto a Logan MCV quanto a Lodgy por um modelo totalmente novo. Detalhes ainda são limitados, mas o projeto já está sendo desenvolvido e atende internamente pelo codinome RJI. Apesar da identidade desconhecida, tudo aponta para um crossover - provavelmente com opção de 7 lugares e vocação familiar.
No Brasil, a Renault prepara o lançamento do novo Captur para 2021 e, em 2022, a renovação da dupla Sandero e Logan - desta vez uma nova geração de verdade, conforme o vídeo abaixo:
Fotos: divulgação
Fonte: L'argus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault confirma mais equipamentos para Kwid, Stepway, Logan e Oroch 2024
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Sem nova geração, Renault Logan ganha ESP para seguir à venda no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Sandero cancelado, Toro Black, S10 Z71 e mais