Pelo isolamento social, há um aumento de casos de veículos com problemas na bateria. Pelo tempo parado e sem uso, os sistema elétricos e eletrônicos naturalmente drenam a carga em algumas semanas (já mostramos aqui como evitar esse problema e outros em casa), o que leva a diversos contratempos e custos. Para evitar isso ao menos em uma parcela dos automóveis que estão parados, a Chevrolet adicionou um novo serviço ao OnStar. 

Novo Onix e Onix Plus, novo Tracker, e dupla Cruze e Cruze Sport6 reestilizados tem a capacidade de avisar o proprietário quando a carga da bateria atinge um nível crítico, mínimo para a partida do motor. Pelo WhatsApp, o OnStar faz o alerta e sugere que o carro seja ligado por, pelo menos, 15 minutos, para a recarga da bateria. Para isso, o serviço de concierge deve estar ativo, mesmo no plano gratuito, para a identificação do proprietário. 

“Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Clientes aprovaram a iniciativa, e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a este fenômeno”, conta Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Sistema OnStar da Chevrolet

As versões com câmbio automático dos modelos já citados podem ser ligados a distância. O aplicativo MyChevrolet permite ligar o motor e desligar a distância, além de verificar vida útil do lubrificante, assim como nível de combustível no tanque e pressão dos pneus - este último outro problema causado pelo tempo parado. 

Segundo a Chevrolet, cerca de 180 mil carros estão conectados ao OnStar. Além dos diagnósticos, o serviço de concierge tem a capacidade de rastrear o veículo em caso de roubo ou furto e acionar serviços de socorro em caso de acidente ou pane mecânica, além de alerta em rodízio municipal e avisos sobre revisão com agendamento. 

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