• Novidade complementa a linha do sedã chinês
  • Tem três cilindros e o moderno sistema de dupla injeção
  • São 107 cv e 13,3 kgfm com média divulgada de 20,8 km/litro

Não é segredo para ninguém que o novo Chevrolet Onix nasceu primeiro na China. Foi lá que conhecemos o visual e principalmente o motor 1.0 turbo de três cilindros - que por lá usa injeção direta de combustível, enquanto temos apenas a injeção indireta. No mercado local, ele produz 125 cv e 18,4 kgfm de torque. Como opção mais barata, agora o Onix recebe um motor 1.3 aspirado.

Da mesma família de motores Ecotec, o 1.3 aspirado também tem 3 cilindros e traz tecnologias como a dupla injeção (direta e indireta) e variador de tempo de abertura de válvulas. Com isso, ele gera 107 cv e 13,3 kgfm de torque, ligado sempre ao câmbio manual de 5 marchas. O consumo médio divulgado é de 20,8 km/litro, com gasolina. Como referência, o 1.0 aspirado usado no Onix brasileiro tem 82 cv e 10,6 kgfm de torque com etanol. Lembrando que o Onix vendido na China é o nosso Onix Plus, o sedã. 

Monza híbrido

Outro que recebeu novidades na China foi o Monza. O clássico brasileiro que foi até líder de vendas nasceu novamente por lá como um modelo acima do Onix. Sucesso local, ele agora tem o sistema híbrido-leve (algo que conhecemos de modelos de marcas premium, como Audi, Mercedes-Benz e Land Rover) em conjunto com os motores 1.0 turbo de 125 cv e 1.3 turbo de 163 cv. 

Chevrolet Monza Redline

O sistema não eleva a potência do conjunto, mas reduz o consumo. Um pequeno motor elétrico é instalado no motor e trabalha com 48 volts de energia vinda de uma pequena bateria. Seu papel é auxiliar nas acelerações, reduzindo a força que o motor a combustão precisa fazer, o que reduz consumo e emissões, além de aproveitar as desacelerações tanto para recarregar as baterias quanto para manter alguns sistemas do carro em funcionamento. Além desses motores, o Monza ainda tem a opção do 1.5 4-cilindros aspirado. 

Fotos: divulgação

Galeria: Chevrolet Onix Sedan 2020 (China)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com