A produção de veículos no Brasil começa sua retomada. A Hyundai é mais uma a anunciar o retorno com sua fábrica de Piracicaba (SP), onde produz HB20, HB20S, HB20X e Creta. Desde a última quarta-feira (13), 700 funcionários retornam ao trabalho em turno único na planta, que adotou diversas medidas de higiene e prevenção. Isso faz parte de um processo de retorno gradual.

Esses 700 funcionários fazem parte de um dos três turnos que a fábrica operava antes da paralisação. As equipes administrativas seguem em home office, tanto do escritório de Piracicaba quanto de São Paulo, ou em lay off, a suspensão temporária do contrato de trabalho, até 26 de maio - assim como o restante das equipes de produção. Nesse tempo, a Hyundai pagou uma parte dos salários, complementando o benefício emergencial do governo federal. 

Como medidas de saúde, os funcionários utilizarão máscaras de tecido (fornecidas pela Hyundai) tanto em deslocamentos quanto em suas funções. Um rígido programa de higienização será aplicado desde os ônibus de transporte até as áreas comuns da empresa, como linha de montagem, áreas de descanso, restaurantes e demais ambientes. Além disso, haverá monitoramento diário de temperatura corporal. 

Hyundai em Piracicaba (SP)
Hyundai em Piracicaba (SP)

A empresa informa que pode mudar a data de retorno dos demais funcionários dependendo das recomendações das organizações de saúde. O retorno de produção visa abastecer as vendas que foram feitas on-line no período da paralisação e concessionárias que estão em funcionamento em cidades que permitem a operação. 

No Brasil, Renault, BMW e FCA (Fiat e Jeep) também anunciaram recentemente o retorno aos trabalhos com novas medidas de segurança e higiene. A Volkswagen deve retornar ainda em maio aos trabalhos nas fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, todas no estado de São Paulo. 

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com