Desfalcada em relação às principais concorrentes pelo fato de não marcar posição em um dos segmentos mais crescentes da atualidade, a Hyundai promete entrar no mercado global de picapes com força total. Prova disso é que, além da Santa Cruz, que terá construção monobloco e porte intermediário, a marca também desenvolve uma camionete de tamanho médio construída com chassi separado da carroceria.
A novidade estreará por volta de 2023 e terá a missão de enfrentar Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier. Detalhes ainda são desconhecidos, mas graças ao trabalho do designer Enoch Gabriel Gonzales já é possível ter uma ideia de como poderá ficar o modelo final. A projeção foi batizada de Tarlac (homenagem à província homônima localizada na região central de Luzon, nas Filipinas), mas o nome ainda não é oficial.
Em relação aos propulsores, tudo aponta para adoção do recém-desenvolvido motor 3.0 turbodiesel de 6 cilindros em linha, que estreou no SUV de luxo Genesis GV80, com potência de 278 cv e torque de 60 kgfm. O propulsor viria acoplado à transmissão automática de 8 marchas, com tração 4x4. Se confirmado, seria um conjunto e tanto para uma estreante - comparável ao que a Volkswagen oferece nas versões de topo da Amarok.
Embora informações sejam limitadas, tudo indica que haverá uma gama realmente completa, ou seja, com opções de cabine simples e dupla, e oferta de outros motores (como 2.5 turbo e 3.5 V6 twin turbo, ambos a gasolina). Especulações indicam que uma equipe coordenada pelo gerente de produtos Andrew Tuatahi foi criada exclusivamente para analisar quais serão as melhores variantes.
Até mesmo uma versão de alto desempenho também estaria sendo pensada, tendo como principal objetivo enfrentar a Ford Ranger Raptor. O desenvolvimento desta versão, em particular, estaria a cargo da divisão esportiva N, capitaneada por Albert Biermann (ex-BMW). Outra possibilidade é o lançamento de uma variante SUV para brigar com Toyota SW4, Ford Everest, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero.
Os custos de desenvolvimento estão sendo compartilhados com a Kia, que terá sua versão própria do projeto. Países da Ásia e Oceania serão os primeiros a receber a picape, principalmente a Austrália (mercado bastante consumidor de camionetes médias). A chegada a mercados da América Latina, África e Europa deve acontecer na sequência.
Fonte: Enoch Gabriel Gonzales
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