Com atraso por conta da pandemia, o novo SUV compacto da Toyota baseado no Yaris enfim é revelado oficialmente pela fabricante. Era para ele ter sido mostrado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça), que acabou cancelado. Batizado como Toyota Yaris Cross, ele não esconde o parentesco com o hatch, mas tenta não ser apenas uma variante aventureira. Ele fará sua estreia no Japão no 2º semestre deste ano, quando sua chegada à Europa acontecerá somente em 2021, sendo produzido na França.
Apesar do parentesco com o novo Yaris europeu ser óbvio (diferente do brasileiro vindo da Tailândia), os designers da Toyota trabalharam para que o B-SUV fosse diferente do hatchback a ponto de ter uma identidade própria. Tanto que vai além de uma mudança visual, com alterações até mesmo no tamanho do carro para oferecer mais espaço.
Os designers mexeram bastante na frente, alterando completamente a grade. No hatch, ela é enorme e vai até o para-choque, enquanto no Yaris Cross ela cobre apenas um pouco. Isso levou a um novo desenho para o para-choque, principalmente na região dos faróis de neblina, agora na horizontal e com uma área menos esculpida. Os faróis também foram redesenhados e tem um novo formato menos ousado do que no compacto.
Passando para a lateral, a mudança é óbvia, com a adição de proteção plástica nas caixas de roda e na parte de baixo das portas. É neste ângulo que fica claro como o modelo está maior, principalmente na traseira. Falando nisso, a parte de trás tem alterações no mesmo esquema que a frente, mexendo alguns detalhes mas sem sair do tema visto no hatch. Por exemplo, as lanternas ainda usam um acabamento escurecido, mas as luzes em LED formam uma linha horizontal e o formato geral da peça é bem mais simples. A tampa do porta-malas teve que ser redesenhada por conta do aumento no tamanho e o para-choque tem duas passagens de ar nas laterais. Já o interior é o mesmo do Yaris europeu.
É feito sobre a plataforma modular TNGA-B, variante para modelos compactos abaixo do Corolla. Ele tem os mesmos 2,56 metros de entre-eixos do Yaris, mas é 240 milímetros mais longo, 90 mm mais alto, 20 mm mais largo e possui 30 mm mais de altura em relação ao solo. São 60 mm a mais no balanço dianteiro e 180 mm no balanço traseiro. Isso significa que medirá 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura.
Como comparação, o Jeep Renegade tem 4,23 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, enquanto o Volkswagen T-Cross mede 4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Ele está mais próximo de modelos como o Citroën C4 Cactus, com 4,17 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos (e que será um de seus rivais na Europa).
Como é construído na mesma plataforma do Yaris, o Yaris Cross pode aproveitar a motorização do hatchback. No caso, o crossover será vendido na Europa somente com o 1.5 de três cilindros em ciclo Atkinson, combinado a um motor elétrico e baterias de baixa capacidade. Entregará uma potência combinada de 116 cv, com versões de tração dianteira ou integral. A fabricante diz que ele tem um rendimento térmico 40% superior do que um diesel equivalente, emitindo menos de 90 g/km de CO2 na versão de tração dianteira e menos de 100 g/km no modelo de tração integral. A mídia japonesa diz que ele terá uma variante 1.5 não-eletrificada por lá. A transmissão pode ser a manual de 6 marchas ou CVT.
O Yaris Cross utilizará o sistema de tração integral AWD-i. Este sistema estreou no Prius reestilizado, posicionando o motor elétrico no eixo traseiro para mover as rodas, enquanto a unidade a combustão cuida das rodas dianteiras. Caso ele funcione como no Prius, o Yaris Cross irá ativar a tração integral nas saídas, em velocidades de até 10 km/h, além de situações nas quais as rodas dianteiras estão perdendo tração. A operação é automática e apenas nestas situações, sem atuar em condições normais.
A Toyota tem muita esperança no Yaris Cross, pois planeja fabricar mais de 150 mil unidades por ano na fábrica em Valenciennes (França). Ele será posicionado abaixo do C-HR (que é baseado no Corolla) e, no caso do mercado japonês, acima do Raize (com uma plataforma da Daihatsu). Mas ficará apenas na Europa e Japão, pois a marca trabalha em um modelo específico para os norte-americanos, baseado no Corolla. No Brasil, também teremos um SUV compacto da marca, previsto para ser feito em Sorocaba (SP) a partir de 2021, usando a base e motores do Corolla.
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