A Peugeot Landtrek marcará o retorno da empresa francesa ao segmento de picapes, desta vez com um modelo médio. Ela foi revelada oficialmente em fevereiro e acaba de ser registrada no Brasil pela fabricante, tanto na versão de cabine simples quanto na cabine dupla, como mostram as imagens publicadas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A boa notícia é que a Landtrek já está confirmada para o nosso mercado: desembarca em 2021 para enfrentar a Toyota Hilux, líder do segmento, além de Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok.
O projeto da Peugeot Landtrek foi feito em parceria com a chinesa Changan, dando origem também a uma variante oriental chamada Kaicheng F70. Jean Philippe Imparato, CEO da marca francesa, deu uma entrevista ao Motor1.com e explicou que a picape foi feita de olho na Toyota Hilux, que é a referência do segmento, buscando a mesma robustez e capacidade de trabalho que a rival japonesa.
Para isso, ela terá versões de cabine-chassi, cabine simples e cabine dupla (apenas a primeira não aparece nos registros do INPI). A Landtrek mede 5,33 metros de comprimento (5,39 m na versão de cabine simples) e 1,92 m de largura, tendo uma caçamba com capacidade de carga de 1 tonelada, subindo para 1,2 tonelada no modelo de cabine simples. Terá tração 4x4 com reduzida e diferencial traseiro blocante, além apresentar vão livre de 235 milímetros, ângulo de entrada de 29° e saída de 27°.
A mecânica que será usada no Brasil ainda é um mistério. Quando apresentou a picape, a Peugeot disse que ela teria motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm, além de um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm, ambos com câmbio manual ou automático de 6 marchas. Nenhum destes motores é oferecido por aqui em outros carros da empresa, então rumores dizem que poderia adotar o 2.0 turbodiesel de 130 cv da van Peugeot Boxer.
Segundo a Peugeot, a Landtrek terá uma lista de equipamentos bem completa na versão topo de linha, incluindo ar-condicionado digital de duas zonas, controle de estabilidade e tração, assistente de descida, seis airbags, alerta de saída de faixa, faróis e lanternas em LED. Dependendo da versão, terá de 1 a 4 câmeras, sendo que a variante topo de linha tem visão 360° e uma câmera off-road do lado do passageiro.
Se ficou interessado na Peugeot Landtrek, ainda terá que esperar. A picape será lançada no 2º semestre deste ano no México, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Já o Brasil ficará para a segunda etapa, em 2021, junto com Argentina e Chile. Preços e a motorização para o mercado brasileiro só serão confirmados próximo ao lançamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional