Especulado desde 2017, o lançamento de uma nova Frontier para a América do Norte parece finalmente estar próximo de acontecer dentro da calendário da Nissan. Ao longo dos últimos meses, a marca vem dando várias dicas do que está preparando e criando expectativa junto ao público sobre os principais atributos da novidade. Conforme já adiantado por alguns executivos, a nova picape terá "design forte" e carregará consigo "a robustez típica do segmento".
O objetivo da Nissan será substituir o longevo modelo vendido desde 2004, de modo a acompanhar as principais movimentações da concorrência. No entanto, a solução encontrada para o mercado local não será a mesma vista globalmente. Na prática, a América do Norte terá um modelo com design e motores exclusivos, em detrimento da Frontier internacional vendida no Brasil e em vários outros países.
Na mecânica, a Nissan abrirá mão da plataforma da Frontier global (também chamada de NP300 ou Navara) e optará por modernizar a atual arquitetura F-Alpha, de modo a torná-la compatível com a nova realidade do segmento (leia-se redução de peso e eficiência energética). Apesar disso, a gama de motores será inteiramente renovada, com destaque para a oferta do recém-lançado propulsor 3.8 V6 de 314 cv e 38,8 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 9 marchas. Será uma das principais armas da marca para enfrentar as versões também V6 de Chevrolet Colorado, Jeep Gladiator e Toyota Tacoma, além da Ford Ranger e seu quatro-cilindros 2.3 EcoBoost de 272 cv.
A manutenção da base atual poderá gerar questionamentos sobre o status de nova geração, mas a expectativa é que sejam promovidas atualizações bastante significativas. Informações de bastidores indicam que o chassi será consideravelmente modificado e que uma nova arquitetura eletrônica será adotada. Além disso, são esperados avanços importantes em termos de design. "Será algo bastante moderno, mas com a manutenção da robustez típica de uma picape e dentro do que os fãs deste segmento gostariam de ver", disse há alguns meses uma fonte ligada à agência Automotive News. O lançamento é aguardado para o final do ano, já como linha 2021.
O interesse da Nissan por esta nova Frontier é estratégico e direcionado exatamente para o 'boom' vivido pelo segmento. Mesmo sendo um projeto lançado em 2004, a picape atual ainda vende consideravelmente bem nos EUA e não faz feio diante das rivais mais modernas. Para efeito de comparação, em 2019 foram emplacadas nos Estados Unidos 72.369 unidades - o que lhe rendeu a 4ª colocação no segmento. A categoria é liderada pela Toyota Tacoma (248.801 unidades) e conta também com a participação de Chevrolet Colorado (122.304), Ford Ranger (89.571), Jeep Gladiator (40.037), Honda Ridgeline (33.334) e GMC Canyon (32.825).
Fonte: Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA