O segmento de sedãs médios segue ladeira abaixo. Para se ter ideia, as vendas da categoria caíram mais de 35% em março, contra uma retração de quase 22% do mercado como um todo. Apenas o tradicional líder do segmento conseguiu escapar de uma queda inferior a 35%. Falando nele, o Toyota Corolla fechou o mês com 3.643 emplacamentos, quase três vezes mais do que o vice-líder Honda Civic (1.356).
Somados, os dois japoneses representaram mais de 80% de tudo o que foi registrado no mês passado. Segundo colocado em janeiro, o Cruze Sedan voltou a cair e (656) fechou o pódio com seu resultado mais fraco desde abril de 2016 (591). Com queda ainda maior do que a do Chevrolet (-72,3%), o VW Jetta (353) se manteve em quarto.
Fechando o top 5, o Nissan Sentra foi ainda pior e chegou ao seu nível mais crítico desde março de 2007 (64). Nada, no entanto, comparado aos 12 emplacamentos do C4 Lounge, que atingiu o seu recorde negativo desde o lançamento em 2013. À frente do representante da Citroën, o Kia Cerato (60) seguiu sem empolgar o consumidor da categoria, mesmo tendo sido renovado recentemente.
Entre os sedãs grandes, o desastre foi completo, com queda superior a 90%. O líder VW Passat, com 17 unidades, não vendia tão pouco desde junho de 2017 (14). Empatados com um emplacamento cada, Ford Fusion, Hyundai Azera e Toyota Camry vieram em seguida – o Honda Accord, desta vez, passou em branco.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
3643 |
4515 |
3890 |
58,71% |
52,48% |
-19,31% |
-6,35% |
2º |
HONDA CIVIC |
1356 |
1910 |
2098 |
21,85% |
22,20% |
-29,01% |
-35,37% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
656 |
1131 |
1567 |
10,57% |
13,15% |
-42,00% |
-58,14% |
4º |
VW JETTA |
353 |
771 |
1274 |
5,69% |
8,96% |
-54,22% |
-72,29% |
5º |
NISSAN SENTRA |
123 |
151 |
344 |
1,98% |
1,76% |
-18,54% |
-64,24% |
6º |
KIA CERATO |
60 |
87 |
153 |
0,97% |
1,01% |
-31,03% |
-60,78% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
12 |
25 |
94 |
0,19% |
0,29% |
-52,00% |
-87,23% |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
2 |
13 |
175 |
0,03% |
0,15% |
-84,62% |
-98,86% |
|
|
6205 |
8603 |
9595 |
100,00% |
100,00% |
-27,87% |
-35,33% |
Sedãs Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW PASSAT |
17 |
28 |
93 |
85,00% |
77,78% |
-39,29% |
-81,72% |
2º |
FORD FUSION |
1 |
2 |
113 |
5,00% |
5,56% |
-50,00% |
-99,12% |
3º |
HYUNDAI AZERA |
1 |
2 |
0 |
5,00% |
5,56% |
-50,00% |
- |
4º |
TOYOTA CAMRY |
1 |
4 |
20 |
5,00% |
11,11% |
-75,00% |
-95,00% |
|
|
20 |
36 |
226 |
100,00% |
100,00% |
-44,44% |
-91,15% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos