O segmento de sedãs médios segue ladeira abaixo. Para se ter ideia, as vendas da categoria caíram mais de 35% em março, contra uma retração de quase 22% do mercado como um todo. Apenas o tradicional líder do segmento conseguiu escapar de uma queda inferior a 35%. Falando nele, o Toyota Corolla fechou o mês com 3.643 emplacamentos, quase três vezes mais do que o vice-líder Honda Civic (1.356).
Somados, os dois japoneses representaram mais de 80% de tudo o que foi registrado no mês passado. Segundo colocado em janeiro, o Cruze Sedan voltou a cair e (656) fechou o pódio com seu resultado mais fraco desde abril de 2016 (591). Com queda ainda maior do que a do Chevrolet (-72,3%), o VW Jetta (353) se manteve em quarto.
Fechando o top 5, o Nissan Sentra foi ainda pior e chegou ao seu nível mais crítico desde março de 2007 (64). Nada, no entanto, comparado aos 12 emplacamentos do C4 Lounge, que atingiu o seu recorde negativo desde o lançamento em 2013. À frente do representante da Citroën, o Kia Cerato (60) seguiu sem empolgar o consumidor da categoria, mesmo tendo sido renovado recentemente.
Entre os sedãs grandes, o desastre foi completo, com queda superior a 90%. O líder VW Passat, com 17 unidades, não vendia tão pouco desde junho de 2017 (14). Empatados com um emplacamento cada, Ford Fusion, Hyundai Azera e Toyota Camry vieram em seguida – o Honda Accord, desta vez, passou em branco.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
3643 |
4515 |
3890 |
58,71% |
52,48% |
-19,31% |
-6,35% |
2º |
HONDA CIVIC |
1356 |
1910 |
2098 |
21,85% |
22,20% |
-29,01% |
-35,37% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
656 |
1131 |
1567 |
10,57% |
13,15% |
-42,00% |
-58,14% |
4º |
VW JETTA |
353 |
771 |
1274 |
5,69% |
8,96% |
-54,22% |
-72,29% |
5º |
NISSAN SENTRA |
123 |
151 |
344 |
1,98% |
1,76% |
-18,54% |
-64,24% |
6º |
KIA CERATO |
60 |
87 |
153 |
0,97% |
1,01% |
-31,03% |
-60,78% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
12 |
25 |
94 |
0,19% |
0,29% |
-52,00% |
-87,23% |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
2 |
13 |
175 |
0,03% |
0,15% |
-84,62% |
-98,86% |
|
|
6205 |
8603 |
9595 |
100,00% |
100,00% |
-27,87% |
-35,33% |
Sedãs Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/20 |
FEV/20 |
MAR/19 |
% MAR 20 |
% FEV 20 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW PASSAT |
17 |
28 |
93 |
85,00% |
77,78% |
-39,29% |
-81,72% |
2º |
FORD FUSION |
1 |
2 |
113 |
5,00% |
5,56% |
-50,00% |
-99,12% |
3º |
HYUNDAI AZERA |
1 |
2 |
0 |
5,00% |
5,56% |
-50,00% |
- |
4º |
TOYOTA CAMRY |
1 |
4 |
20 |
5,00% |
11,11% |
-75,00% |
-95,00% |
|
|
20 |
36 |
226 |
100,00% |
100,00% |
-44,44% |
-91,15% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela