Um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro, os sedãs compactos registraram em março uma queda de quase 29% na comparação com o mesmo período de 2019. Algo, no entanto, não mudou: em seu 6º mês de loja, o Chevrolet Onix Plus (6.670) conquistou a 6ª liderança seguida, embora com margem um pouco menor do que a registrada nos meses anteriores.
Após dois meses de disputa acirrada pela 2ª posição, desta vez o Ka Sedan (3.627), reforçado pelas vendas diretas, cresceu 9,3% sobre o ano passado e chegou ao 10º mês seguido como vice-líder com uma vantagem superior a 1 mil unidades em relação ao VW Virtus (2.562), que teve seu pior desempenho desde fevereiro de 2018 (1.455), quando começou a ser vendido.
Destaque em fevereiro, desta vez o Hyundai HB20S (1.778) recuou quase 19% e permitiu a forte aproximação do Fiat Cronos (1.557), o outro modelo do ranking que cresceu nos últimos 12 meses (+16,8%). Da sexta posição em diante, à exceção do lanterna Lifan LF530 – que repetiu o emplacamento solitário de um ano atrás -, todos recuaram pelo menos 23%.
O Nissan Versa, com 1.467 emplacamentos, venceu por margem pequena o VW Voyage (1.340). Renault Logan (1.264) e Toyota Yaris Sedan (1.165), que vieram em seguida, caíram acima dos 60%. Abaixo das mil unidades pela 1ª vez desde agosto (862), o Fiat Grand Siena completou o pelotão de cima.
Vendas de sedãs compactos em março de 2020
POS. | MODELO | MAR/20 | FEV/20 | MAR/19 | % MAR 20 | % FEV 20 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 6670 | 9123 | 0 | 28,13% | 30,53% | -26,89% | - |
2º | FORD KA SEDAN | 3627 | 3052 | 3318 | 15,30% | 10,21% | 18,84% | 9,31% |
3º | VW VIRTUS | 2562 | 3047 | 3083 | 10,80% | 10,20% | -15,92% | -16,90% |
4º | HYUNDAI HB20S | 1778 | 2654 | 2187 | 7,50% | 8,88% | -33,01% | -18,70% |
5º | FIAT CRONOS | 1557 | 1360 | 1333 | 6,57% | 4,55% | 14,49% | 16,80% |
6º | NISSAN VERSA | 1467 | 1871 | 2115 | 6,19% | 6,26% | -21,59% | -30,64% |
7º | VW VOYAGE | 1340 | 1694 | 2325 | 5,65% | 5,67% | -20,90% | -42,37% |
8º | RENAULT LOGAN | 1264 | 1735 | 3661 | 5,33% | 5,81% | -27,15% | -65,47% |
9º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1165 | 1730 | 3182 | 4,91% | 5,79% | -32,66% | -63,39% |
10º | FIAT GRAND SIENA | 913 | 1461 | 1192 | 3,85% | 4,89% | -37,51% | -23,41% |
11º | HONDA CITY | 707 | 935 | 1286 | 2,98% | 3,13% | -24,39% | -45,02% |
12º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 502 | 624 | 803 | 2,12% | 2,09% | -19,55% | -37,48% |
13º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 85 | 151 | 167 | 0,36% | 0,51% | -43,71% | -49,10% |
14º | CHEVROLET PRISMA | 57 | 321 | 7121 | 0,24% | 1,07% | -82,24% | -99,20% |
15º | CHEVROLET COBALT | 18 | 123 | 1403 | 0,08% | 0,41% | -85,37% | -98,72% |
16º | LIFAN LF530 | 1 | 1 | 1 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | 0,00% |
|
| 23713 | 29882 | 33177 | 100,00% | 100,00% | -20,64% | -28,53% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação