As vendas diretas voltaram a mostrar força em março, com nada menos do que 49,13% do total dos 155.810 automóveis e comerciais leves emplacados. Fiat (19,68%), Volkswagen (18,07%), Chevrolet (14,12%) e Ford (11,47%) repetiram as mesmas posições de fevereiro, com a Renault (7,61%) recuperando – por pouco - a posição perdida para a Jeep (7,42%) anteriormente.
Os grandes destaques do mês passado foram dois modelos veteranos. Líder geral na modalidade e, obviamente, preferida entre os comerciais leves, a Fiat Strada (4.685) teve quase 98% de suas unidades fora do varejo - não por acaso que a marca vai manter o modelo atual na versão Working em produção mesmo após a chegada da nova geração. A última vez que a picape pequena da marca italiana havia sido a nº 1 no geral foi em março de 2018.
Naquele mesmo mês, aliás, o Ka havia sido o primeiro entre os automóveis – desde então, só deu Chevrolet Onix (3.702), desta vez o terceiro colocado. O nº 1 agora foi o VW Gol (4.020), seguido de perto pelo hatch da Ford (3.901). O Jeep Renegade (3.337), sexto em fevereiro, subiu duas posições e se manteve como líder entre os SUVs.
Fechando o top 5, o Ford Ka Sedan (2.963) recuperou a ponta entre os sedãs perdida para o Chevrolet Onix Plus (2.910) nos últimos meses. Na sequência, outros três SUVs: VW T-Cross (2.822), Nissan Kicks (2.386) e Jeep Compass (2.343), todos com mais de 60% de seus emplacamentos na modalidade. Forte no varejo, o Hyundai HB20 (2.306) completou o top 10 com menos de 1/3 de seus números globais.
Com nova geração chegando às lojas no mês passado, o Chevrolet Tracker (1.023) entrou no top 20 com quase 54% de seus emplacamentos. Destaque para o Volvo XC60 (164) em 44º, com quase 90% de seus registros, e para o Honda Civic (115), modelo menos dependente das vendas diretas no top 50 (8,5%).
Voltando aos comerciais leves, Fiat Toro (2.738) e VW Saveiro (2.467) completaram o pódio. A Toyota Hilux (1.179), quarta colocada, foi a única do top 10 com menos de 50% de dependência. Três modelos, no entanto, foram além: Kia K2500 (2) e os Mercedes-Benz Sprinter 416 (2) e Sprinter 314 (1) ficaram abaixo dos 5%.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAR 20 |
1º |
VW GOL |
4.020 |
70,76% |
5.681 |
2º |
FORD KA |
3.901 |
54,92% |
7.103 |
3º |
CHEVROLET ONIX |
3.702 |
30,83% |
12.007 |
4º |
JEEP RENEGADE |
3.337 |
74,29% |
4.492 |
5º |
FORD KA SEDAN |
2.963 |
81,69% |
3.627 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.910 |
43,63% |
6.670 |
7º |
VW T-CROSS |
2.822 |
63,89% |
4.417 |
8º |
NISSAN KICKS |
2.386 |
66,33% |
3.597 |
9º |
JEEP COMPASS |
2.343 |
76,59% |
3.059 |
10º |
HYUNDAI HB20 |
2.306 |
32,75% |
7.042 |
11º |
FIAT ARGO |
2.215 |
36,48% |
6.071 |
12º |
RENAULT SANDERO |
2.129 |
64,46% |
3.303 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
1.565 |
44,92% |
3.484 |
14º |
FIAT MOBI |
1.492 |
42,30% |
3.527 |
15º |
VW VIRTUS |
1.280 |
49,96% |
2.562 |
16º |
VW VOYAGE |
1.219 |
90,97% |
1.340 |
17º |
RENAULT KWID |
1.099 |
26,75% |
4.109 |
18º |
RENAULT LOGAN |
1.057 |
83,62% |
1.264 |
19º |
CHEVROLET TRACKER |
1.023 |
53,64% |
1.907 |
20º |
FIAT UNO |
995 |
90,13% |
1.104 |
21º |
FORD ECOSPORT |
927 |
45,22% |
2.050 |
22º |
CHEVROLET SPIN |
873 |
68,52% |
1.274 |
23º |
RENAULT CAPTUR |
871 |
77,98% |
1.117 |
24º |
NISSAN VERSA |
806 |
54,94% |
1.467 |
25º |
VW POLO |
801 |
21,22% |
3.774 |
26º |
TOYOTA COROLLA |
777 |
21,33% |
3.643 |
27º |
FIAT CRONOS |
724 |
46,50% |
1.557 |
28º |
HYUNDAI HB20S |
721 |
40,55% |
1.778 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
604 |
50,67% |
1.192 |
30º |
CITROËN C4 CACTUS |
471 |
58,58% |
804 |
31º |
HONDA FIT |
418 |
32,81% |
1.274 |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
416 |
35,71% |
1.165 |
33º |
FIAT SIENA |
405 |
44,36% |
913 |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
374 |
57,01% |
656 |
35º |
FIAT DOBLÒ |
358 |
94,71% |
378 |
36º |
HONDA HR-V |
357 |
12,93% |
2.761 |
37º |
RENAULT DUSTER |
348 |
34,29% |
1.015 |
38º |
HONDA CITY |
309 |
43,71% |
707 |
39º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
243 |
48,41% |
502 |
40º |
TOYOTA YARIS HATCH |
227 |
13,35% |
1.700 |
41º |
TOYOTA SW4 |
226 |
30,71% |
736 |
42º |
VW TIGUAN |
183 |
23,80% |
769 |
43º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
179 |
21,75% |
823 |
44º |
VOLVO XC60 |
164 |
86,32% |
190 |
45º |
VW UP |
164 |
20,20% |
812 |
46º |
HONDA WR-V |
162 |
20,64% |
785 |
47º |
HYUNDAI IX35 |
150 |
46,30% |
324 |
48º |
PEUGEOT 208 |
127 |
63,82% |
199 |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
119 |
48,57% |
245 |
50º |
HONDA CIVIC |
115 |
8,48% |
1.356 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
MAR 20 |
1º |
FIAT STRADA |
4.685 |
97,62% |
4.799 |
2º |
FIAT TORO |
2.738 |
76,10% |
3.598 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.467 |
92,50% |
2.667 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.179 |
39,68% |
2.971 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.064 |
80,12% |
1.328 |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.023 |
64,66% |
1.582 |
7º |
FORD RANGER |
976 |
62,56% |
1.560 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
739 |
93,19% |
793 |
9º |
VW AMAROK |
671 |
58,60% |
1.145 |
10º |
MITSUBISHI L200 |
401 |
56,24% |
713 |
11º |
FIAT DUCATO |
375 |
91,02% |
412 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
369 |
63,62% |
580 |
13º |
RENAULT MASTER |
280 |
59,70% |
469 |
14º |
CITROËN JUMPY |
153 |
94,44% |
162 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
117 |
81,82% |
143 |
16º |
HYUNDAI HR |
82 |
21,64% |
379 |
17º |
VW EXPRESS |
58 |
23,77% |
244 |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
46 |
61,33% |
75 |
19º |
RENAULT DUSTER OROCH |
42 |
17,21% |
244 |
20º |
IVECO DAILY 35S14 |
41 |
34,17% |
120 |
21º |
PEUGEOT BOXER |
20 |
95,24% |
21 |
22º |
CITROËN JUMPER |
12 |
85,71% |
14 |
23º |
RAM 2500 |
12 |
80,00% |
15 |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
11 |
12,50% |
88 |
25º |
KIA K2500 |
2 |
1,02% |
197 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
2 |
3,57% |
56 |
27º |
IVECO DAILY |
1 |
50,00% |
2 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
8,33% |
12 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
1 |
1,45% |
69 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela