Todos os anos o Inmetro revela uma tabela com o rendimento energético dos carros vendidos no Brasil, informando quantos km/litro cada um faz de acordo com o instituto. A atualização com os modelos 2020 acaba de ser revelada e mostra que o Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do país (claro, desconsiderando os híbridos e elétricos). Com os dados em mão, montamos um ranking com os 10 modelos que menos gastam combustível.
Antes de partir para a lista, vamos explicar o critério de escolha. Para começar, como dissemos, nada de híbridos e elétricos, já que eles iriam encabeçar a lista dos carros mais econômicos com facilidade – mas ainda são inacessíveis para a maioria da população. Importante: usamos o valor de MJ/km, o mesmo usado pelo Inmetro para definir o consumo energético total de cada veículo, pois ele é feito a partir da média com todos os combustíveis.
Outro critério que adotamos é que um modelo só pode aparecer novamente na lista caso ele troque de motor ou transmissão, descartando versões com a mesma mecânica. Já as mudanças de carroceria são consideradas, como Ford Ka e Ka Sedan ou Chevrolet Onix e Onix Plus. Por fim, excluímos carros que já saíram de linha. Isso porque o Inmetro considerou modelos 2020 para a tabela, ainda mostrando o consumo do Fiat Mobi com câmbio automatizado GSR, que já deixou de ser oferecido.
A General Motors conseguiu colocar o Chevrolet Onix Plus no topo da lista dos carros a combustão mais econômicos. O sedã alcançou um consumo energético de 1,34 MJ/km quando equipado com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm, oferecido somente com câmbio manual de 6 marchas. Isso significa que ele faz até 17,7 km/litro, no ciclo rodoviário e com gasolina. Ele superou a versão hatch por conta de sua aerodinâmica.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 MT6 | 10,1 km/litro | 12,5 km/litro | 14,3 km/litro | 17,7 km/litro | 1,34 MJ/km | 0,399 g/km |
Um dos argumentos que ajudam o Renault Kwid a vender mais do que seu rival, o Fiat Mobi, é justamente o baixo consumo. Ele não ficou tão atrás assim do Onix Plus, registrando 1,39 MJ/km e alcançando os 15,6 km/litro. O lado bom é que este valor vale para todas as versões, já que não há alterações na mecânica, sempre com o mesmo motor 1.0 de 70 cv e transmissão manual de 5 marchas.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Renault Kwid 1.0 MT5 | 10,3 km/litro | 10,8 km/litro | 14,9 km/litro | 15,6 km/litro | 1,39 MJ/km | 0,202 g/km |
A versão hatch do Onix pode ter ficado só em terceiro, mas também tem números de destaque - já que é uma diferença causada apenas pela aerodinâmica mais favorável do sedã. Assim como no caso do Onix Plus, a configuração melhor classificada é a 1.0 aspirada de 82 cv, que tem um consumo médio de 1,40 MJ/km e faz até 16,7 km/litro (exatos 1 km/litro menos que o sedã).
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix 1.0 MT6 | 9,9 km/litro | 11,7 km/litro | 13,9 km/litro | 16,7 km/litro | 1,40 MJ/km | 0,275 g/km |
Como todos devem se lembrar, o Chevrolet Onix Plus chegou às lojas primeiro com motor 1.0 turbo de 116 cv. Ele passou por um recall pouco após o lançamento por risco de incêndio. Foi feita uma alteração na calibração e isso afetou um pouco o desempenho, como constatamos em nosso segundo teste instrumentado, feito com o sedã após o reparo. Mas ainda continua bem econômico, fazendo até 17 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 | 9,6 km/litro | 12,2 km/litro | 13,7 km/litro | 17,0 km/litro | 1,41 MJ/km | 0,236 g/km |
O Fiat Mobi já foi o modelo mais econômico do Brasil, quando recebeu o motor 1.0 Firefly de 77 cv. Perdeu o título quando o Up! foi renovado e, agora perde para o Kwid e a linha Onix, ficando em 5º na tabela. Vale destacar que o Mobi 1.0 com câmbio automatizado GSR deveria aparecer também na lista, mas como ele não é mais oferecido pela fabricante, decidimos desconsiderá-lo.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Mobi Drive 1.0 MT5 | 9,7 km/litro | 11,5 km/litro | 13,8 km/litro | 16,4 km/litro | 1,43 MJ/km | 0,380 g/km |
Peraí, dissemos acima que o Mobi tinha perdido espaço para o Up! reestilizado, então como ele está em 6º? É simples. O subcompacto da Volkswagen tinha uma variante de entrada com motor 1.0 TSI de 105 cv e rodas de 14", que ajudavam no consumo. Só que ela deixou de ser vendida quando a marca reajustou a linha para que tivesse somente três versões, agora sempre com aros 15". Sendo assim, ele acabou ficando para trás, fazendo até 16 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Up! 1.0 TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,1 km/litro | 14,1 km/litro | 16,0 km/litro | 1,44 MJ/km | 0,373 g/km |
Olha o Up! aí de novo, agora na versão 1.0 MPI. O motor aspirado de 82 cv ainda é vendido em versão única (as demais usam o 1.0 TSI) e, mesmo perdendo em desempenho e rendimento energético, ainda é uma boa opção para quem quer um carro econômico, que alcança os 15,3 km/litro na estrada com gasolina.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Up! 1.0 MPI MT5 | 9,6 km/litro | 10,6 km/litro | 14,2 km/litro | 15,3 km/litro | 1,46 MJ/km | 0,219 g/km |
É a segunda vez que o Chevrolet Onix aparece na lista (ou quarta aparição se contarmos o Onix Plus). Assim como foi com o 1.0 aspirado, o modelo com o 1.0 turbo de 116 cv é 1 km/litro menos econômico do que o sedã ao considerar o seu melhor resultado, de 16 km/litro quando roda na estrada e usa gasolina.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 | 9,4 km/litro | 11,2 km/litro | 13,5 km/litro | 16,0 km/litro | 1,47 MJ/km | 0,268 g/km |
O motor 1.0 Firefly de 3 cilindros e 82 cv é bem eficiente e rende bons resultados também no Fiat Argo. Ele é usado nas duas versões de entrada do hatchback, sempre com o câmbio manual de 5 marchas.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Argo 1.0 MT5 | 9,8 km/litro | 10,3 km/litro | 14,2 km/litro | 14,5 km/litro | 1,48 MJ/km | 0,397 g/km |
Enquanto o Onix e Onix Plus mostram rendimentos diferentes, com o sedã sendo um pouco mais econômico, o mesmo não acontece com o Ford Ka e sua variante Ka Sedan. Segundo o Inmetro, ambos tem exatamente o mesmo nível de consumo e até de emissão de poluentes. Ou seja, se a diferença de consumo era uma preocupação na hora de escolher entre os dois, fique tranquilo porque o rendimento do motor 1.0 de 85 cv é igual para ambos.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Ford Ka 1.0 MT5 | 9,3 km/litro | 10,8 km/litro | 13,3 km/litro | 15,6 km/litro | 1,49 MJ/km | 0,446 g/km |
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0 MT6 | 10,1 km/litro | 12,5 km/litro | 14,3 km/litro | 17,7 km/litro | 1,34 MJ/km | 0,399 g/km |
Renault Kwid 1.0 MT5 | 10,3 km/litro | 10,8 km/litro | 14,9 km/litro | 15,6 km/litro | 1,39 MJ/km | 0,202 g/km |
Chevrolet Onix 1.0 MT6 | 9,9 km/litro | 11,7 km/litro | 13,9 km/litro | 16,7 km/litro | 1,40 MJ/km | 0,275 g/km |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 | 9,6 km/litro | 12,2 km/litro | 13,7 km/litro | 17,0 km/litro | 1,41 MJ/km | 0,236 g/km |
Fiat Mobi Drive 1.0 MT5 | 9,7 km/litro | 11,5 km/litro | 13,8 km/litro | 16,4 km/litro | 1,43 MJ/km | 0,380 g/km |
Volkswagen Up! 1.0 TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,1 km/litro | 14,1 km/litro | 16,0 km/litro | 1,44 MJ/km | 0,373 g/km |
Volkswagen Up! 1.0 MPI MT5 | 9,6 km/litro | 10,6 km/litro | 14,2 km/litro | 15,3 km/litro | 1,46 MJ/km | 0,219 g/km |
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 | 9,4 km/litro | 11,2 km/litro | 13,5 km/litro | 16,0 km/litro | 1,47 MJ/km | 0,268 g/km |
Fiat Argo 1.0 MT5 | 9,8 km/litro | 10,3 km/litro | 14,2 km/litro | 14,5 km/litro | 1,48 MJ/km | 0,397 g/km |
Ford Ka 1.0 MT5 | 9,3 km/litro | 10,8 km/litro | 13,3 km/litro | 15,6 km/litro | 1,49 MJ/km | 0,446 g/km |
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