E não há previsão de nova geração ou substituto a caminho

Especulada desde o mês de fevereiro, a retirada do mercado dos modelos Etios e Corolla acaba de ser oficializada na Índia. Conforme revela reportagem do Team BHP, o site da marca no país já não oferta mais os veículos e anuncia apenas aqueles enquadrados nas novas normas anti-poluição (Glanza, Yaris Sedan, Innova, SW4, Camry e Vellfire).

Como já dito, foi a entrada em vigor das regras BS6 que motivou o fim de linha da família Etios. O velho e poluente motor 1.4 diesel de 67 cv (preferido por quase 70% dos compradores) seria incapaz de atender aos critérios da nova legislação. Uma saída seria atualizá-lo, mas o investimento se tornaria inviável diante dos baixos números de vendas.

Galeria: Toyota Etios Cross X-Edition

Dessa forma, tanto o Etios hatchback quanto o sedã deixam o mercado e, ao que tudo indica, não serão sucedidos diretamente por nenhum outro modelo. Não há planos para o desenvolvimento de uma nova geração e nem mesmo a intenção de lançar novos motores - o que poderia garantir a manutenção dos modelos no mercado por mais algum tempo, mesmo com as novas normas ambientais.

No caso do Corolla, que era equipado com uma versão ligeiramente mais potente do propulsor, com 87 cv, há expectativa de volta ao mercado em nova geração (a mesma à venda no Brasil). No entanto, apenas a variante híbrida será oferecida.

Toyota Etios - 500 mil unidades em Sorocaba (SP)

E no Brasil?

Ao mesmo tempo em que sai de linha na Ásia, o Etios enfrenta incertezas no Brasil. Lançado por aqui em 2012, o hatch feito em Sorocaba demorou para ganhar espaço nas ruas e, quando começou a mostrar resultado, acabou canibalizado pelo Yaris. Oficialmente, a marca diz que o Etios continuará na linha, mas não revela se há planos locais para uma nova geração ou mesmo uma reestilização. O mais natural é que, com o tempo, o Yaris assuma definitivamente o posto de carro compacto da marca por aqui.

Galeria: Toyota Etios Sport - África do Sul