O novo Chevrolet Tracker 2021 deveria começar a ser vendido somente no dia 21 de março, após a apresentação para a imprensa durante a semana. Porém, muitos concessionários já iniciaram as vendas do modelo, alguns até com pronta entrega da versão topo de linha Premier. Motor1.com teve acesso à tabela com os preços, versões e equipamentos do crossover compacto, que será vendido com valores entre R$ 82.000 e R$ 112.000 – e ainda terá uma versão PCD por R$ 70.000.
Nesta nova geração, o novo Chevrolet Tracker 2021 passa a ser produzido em São Caetano do Sul, ao invés de vir importado do México. Fruto do projeto GEM (Global Emerging Markets), ele foi desenvolvido junto com a chinesa SAIC e usa a mesma plataforma que o Onix e o Onix Plus. Também adota o mesmo motor 1.0 turbo, com a diferença que também oferece o 1.2 turbo nas versões mais caras.
Assim como foi com o Onix, o Tracker 2021 manteve os nomes LT, LTZ e Premier para suas versões. A novidade é que contará com configurações de entrada chamadas apenas de “Turbo”. Esta nomenclatura será usada para as variantes 1.0 manual, 1.0 turbo automática (exclusiva para PCD) e 1.2 automática. Logo acima estará o LT 1.0 turbo automático, enquanto o 1.2 pula para o LTZ automático. E, por fim, o topo da linha será o modelo Premier, sempre 1.2 e sem pedal de embreagem. Contará com uma variante para PCD logo na chegada às lojas, já que há muita demanda deste público por SUVs.
Agora com produção nacional, a GM conseguirá oferecer o Tracker em grande volume e com um leque maior de versões, todas com uma lista de equipamentos bem completa para atrair os consumidores. Vem de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, roda de liga leve de 16”, central multimídia MyLink 3 com tela de 8” e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, conexão 4G Wi-Fi, direção elétrica e mais (veja mais abaixo a lista completa).
A versão LT adiciona start-stop, controle de cruzeiro, câmera de ré e partida por botão. Parte destes itens são usados no 1.2 Turbo, o mais básico com esta motorização, porém ele deixa a câmera de ré e partida por botão para a variante LTZ 1.2, que ainda ganha alerta de ponto, sensores de chuva e de luminosidade e mais. O Tracker Premier, o mais caro, é o único com carregador wireless para smartphone, ar-condicionado digital, estacionamento automático, frenagem automática de emergência, teto-solar panorâmico e outros.
No caso do Tracker 1.0 para PCD, ele traz os mesmo itens do modelo LT 1.0, como start-stop, câmera de ré, controle de cruzeiro, travas e vidros elétricos e mais. A tabela ainda indica que terá um pacote promocional com rodas de alumínio de 16”, rack no teto na cor prata, retrovisores elétricos na cor do veículo e cobertura do porta-malas. Porém, este kit terá um período e volume limitados.
A cor básica do Tracker é a metálica Azul Eclipse. Pode ser comprado com o Branco Summit sólido, por R$ 700. As demais opções são todas metálicas: Cinza Satin Steel, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Vermelho Chili, todas por R$ 1.600. A versão Premier tem uma tonalidade exclusiva, a metálica Azul Power, também por R$ 1.600.
As configurações mais básicas adotam o mesmo 1.0 turbo de três cilindros e injeção indireta do Onix e Onix Plus. Ele entrega 116 cv a 5.500 rpm, com etanol ou gasolina, enquanto o torque pode ser de 16,3 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol, a partir de 2.000 rpm. Pode trabalhar com o câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas.
É o primeiro carro com esta plataforma a usar o 1.2 turbo, também de três cilindros e injeção direta. Usado nas versões mais caras, ele trabalha exclusivamente com a transmissão automática de 6 marchas, gerando 132 cv a 5.500 rpm e 19,4 kgfm a 2.000 rpm, com gasolina. Quando abastecido com etanol, os valores passam para 133 cv e 21,4 kgfm.
MODELO | CONSUMO CIDADE ETANOL |
CONSUMO ESTRADA ETANOL |
CONSUMO CIDADE GASOLINA |
CONSUMO ESTRADA GASOLINA |
Tracker 1.0 Turbo MT6 | 9,0 km/litro | 10,4 km/litro | 13,0 km/litro | 14,8 km/litro |
Tracker 1.0 Turbo AT6 | 8,2 km/litro | 9,6 km/litro | 11,9 km/litro | 13,7 km/litro |
Tracker 1.2 Turbo AT6 | 7,7 km/litro | 9,4 km/litro | 11,2 km/litro | 13,5 km/litro |
Como antecipado por Motor1.com, o novo Chevrolet Tracker medirá 4,27 metros, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, com um porta-malas com capacidade para 393 litros (contra os 390 litros do modelo chinês), subindo para 1.294 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. Como comparação, o Tracker atual tem 2,55 m de entre-eixos e 4,25 m de comprimento, com um porta-malas de 306 litros.
Com estas medidas, o modelo da GM tem o mesmo comprimento que o Hyundai Creta e perde apenas para os 4,29 m do Honda HR-V, superando o Jeep Renegade (4,23 m) e o Volkswagen T-Cross (4,19 m). Em compensação, seu entre-eixos é um dos menores do segmento, empatando com o Renegade, mas bem abaixo de Creta (2,59 m), T-Cross (2,65 m) e HR-V (2,61 m). O porta-malas de 393 litros fica no meio termo. É maior dos que os 373 l do T-Cross e os 320 l do Renegade, mas está longe dos 431 l do Creta e 437 l do HR-V.
A GM havia dito que o Chevrolet Cruze reestilizado iria iniciar a estratégia de oferecer internet 4G Wi-Fi para todos os seus veículos. A marca está cumprindo a promessa e o Tracker vem com a mesma tecnologia, garantindo que ele esteja sempre conectado sem a necessidade do motorista compartilhar a internet de seu smartphone.
Porém, isso tem um custo, da mesma forma que o sistema OnStar. O crossover vem com três meses grátis ou 3 GB de uso (o que acontecer primeiro). Depois disso, o cliente terá que comprar um dos planos oferecidos pela fabricante, em parceria com a Claro. Veja os planos, preços e pacote de dados:
PLANO | PACOTE DE DADOS | PREÇO |
Navegação + música | 2 GB | R$ 29,90 |
Carona | 5 GB | R$ 39,90 |
Corporativo | 10 GB | R$ 59,90 |
Família | 20 GB | R$ 84,90 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera de mudanças, Chevrolet vende Tracker com bônus de até R$ 15.000
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Tracker 2026 dá as caras e pode estrear sistema híbrido
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Varejo: Tracker lidera e Tiggo 7 entra no top 5 nas vendas de agosto