Após um longo período de suspense, os planos da Ford para a América Latina começaram a ficar mais claros quando a marca divulgou, no fim do ano passado, um slide que mostrava dois novos SUVs e uma picape para a região em 2020. Os SUVs serão o Territory e o Escape Hibrid, nesta ordem, enquanto a picape será a grandalhona F-150. Agora, o lançamento da picape na Argentina na versão Lariat (já era vendida por lá na versão esportiva Raptor) dá um bom indício do que podemos esperar para o Brasil.
A Lariat é uma das versões de luxo da F-150 (há também a Platinum e a Limited) e vem equipada com o conhecido motor Coyote V8 de 5.0 litros ligado ao câmbio automático de 10 marchas com conversor de torque. É exatamente o mesmo conjunto mecânico do Mustang GT vendido em nosso mercado, o que em teoria facilita o processo de homologação e treinamento da rede. Além disso, como a F-150 virá importada dos EUA (com Imposto de Importação e cotação em dólar), ela não terá a mínima chance de ter preço atraente. Então, que venha logo numa versão bem equipada, certo? Pois a Lariat traz, por exemplo, rodas de liga aro 20, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência automática, teto panorâmico e até pedais reguláveis eletricamente, entre outros itens. Na Argentina, ela custa US$ 66.300 (cerca de R$ 290 mil), ou US$ 10.500 (R$ 46 mil) a mais que a rival Ram 1500.
Versão Raptor chegou a ser mostrada no Brasil, mas Ford nega importação do modelo
Na F-150 Lariat, o motorzão V8 a gasolina entrega 400 cv de potência e 55,3 kgfm de torque. A tração é 4x4 conectável com reduzida, recebendo a força pela transmissão automática de 10 marchas. Com um comprimento total de 6,190 metros, a picapona da Ford leva até 943 kg de carga, com um peso bruto total de 3.174 kg (2.231 kg em ordem de marcha mais a carga útil).
Com a vinda dos novos utilitários, a Ford do Brasil vai seguir os passos da matriz e trocar hatches e sedãs por SUVs e picapes. Além do Territory, do Escape e da F-150 importados, a marca do oval azul se prepara para anunciar um novo investimento na fábrica de Camaçari (BA) para produzir a próxima geração do EcoSport e uma inédita picape derivada do novo Focus, com porte de Fiat Toro, para atuar abaixo da Ranger.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista