- New Golf GTD engine unites high performance with maximum efficiency
- Twin dosing with two SCR catalytic converters to greatly reduce NOx emissions
- Charismatic design of new Golf GTD01 reflects its dynamism and self-confidence
Mesmo que a sigla "GTD" seja bem menos popular do que a icônica "GTI", ainda mais fora da Europa, a versão esportiva do hatch está nas concessionárias a quase tanto tempo que sua contraparte a gasolina. O Golf GTI original foi lançado em 1975 e o modelo diesel chegou às lojas apenas sete anos depois, na forma do Golf GTD.
E, curiosamente, a Volkswagen não quis fugir do diesel apesar do escândalo do Dieselgate e não só irá lançar uma nova geração do Golf GTD, como ainda divulgou um teaser do hot hatch. Ele terá sua oitava geração revelada no Salão de Genebra (Suíça), em março, com a promessa de ter "o motor TDI mais limpo já instalado em um Golf". E não é só isso, pois a VW ainda afirma que o propulsor é "um dos motores a combustão mais limpos do mundo".
O argumento da Volkswagen é que as novas tecnologias do 2.0 TDI fazem com que ele seja menos agressivo contra o meio ambiente. A redução de emissão de NOx foi prioridade para empresa, que conseguiu diminuir o valor em até 80% comparado à geração anterior do motor, mantendo o torque em baixa rotação e melhorando também o rendimento energético.
Enquanto a VW ainda não diz quanta potência e torque teremos no novo Golf GTD, uma imagem de uma apresentação interna da marca revela que ele terá 198 cv. Caso o número esteja correto, será um aumento de 14 cv sobre a geração anterior. Ainda não sabemos o torque, mas vale lembrar que o Golf GTD de sétima geração tinha 38,7 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm. Também não há informações se terá transmissão manual ou a automatizada DSG de dupla embreagem.
O Volkswagen Golf GTD será revelado no início de março junto com o Golf GTI a gasolina, que também terá um aumento de potência, passando a entregar 245 cv vindos do 2.0 TSI, 15 cv a mais do que os 230 cv da geração anterior. A marca ainda prepara o GTI TCR de 300 cv e o Golf R com tração integral e 400 cv.
Fonte: Volkswagen
Volkswagen will celebrate the world première of the Golf GTD at the Geneva International Motor Show from 5 to 15 March. Among the technical highlights is the most powerful and – thanks to twin dosing – cleanest turbo diesel injection (TDI) engine ever to be installed in a Golf. It harmonises the confident dynamism of the Golf GTD together with higher efficiency and lowest emissions. The charismatic design of the Golf GTD reflects a unique combination of dynamism and self-confidence.
The diesel top-of-the-range version, based on the new eighth generation of the Golf, will carry the long tradition of the GTD into the future. In 1982, Volkswagen presented the very first Golf GTD. At that time, Volkswagen brought new excitement into the compact class with its turbo diesel and other equally sporty features, like in the Golf GTI Mk1.
And almost four decades later, this same dynamic concept is still going strong: Once again, Volkswagen will introduce one of the most economical and at the same time sporty compact models to the market with its Golf GTD. A significant increase in performance is accompanied by lowest emissions: The Performance TDI’s efficiency has been significantly optimised and CO2 emissions have been cut even further, all while simultaneously improving responsiveness.
Thanks to a new twin dosing SCR with double AdBlue® injection, NOx emissions will be greatly reduced as compared to its predecessor. This makes the TDI in the new Golf GTD one of the cleanest combustion engines in the world. And by the way, the four-cylinder powerhouse is started by pressing a pulsing button in the completely digitalised cockpit – to the beat of a new era.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos