A Nissan fará uma campanha bem longa de divulgação de seu novo crossover de entrada. O modelo, que será posicionado abaixo do Kicks no mercado global, está em desenvolvimento na Índia e estreia somente em setembro, só que isso não impede a fabricante de já divulgar mais um teaser do veículo, desta vez revelando o design da lanterna. A fabricante diz que este carro será um produto global, embora não diga em quais mercados ele será oferecido.
Como a imagem divulgada foca na lanterna, não é possível ver mais detalhes do “mini-Kicks” da Nissan. O conjunto é equipado com luzes em LED e um formato interna em colmeia. O teaser anterior mostrava o carro de perfil, adiantando que terá uma aparência próxima do Kicks, como o formato da coluna C e o caimento do teto.
De acordo com o site Autocar Índia, este novo modelo é conhecido internamente pelo código EM2 e será produzido com a plataforma modular CMF-A. Esta arquitetura é usada pelo Renault Kwid e a minivan Triber, além de também virar a base do futuro crossover baseado no subcompacto. Aliás, o parentesco entre o crossover do Kwid e o modelo da Nissan será muito grande, já que ambos terão menos de 4 metros de comprimento e usarão a mesma mecânica.
Os primeiros rumores dizem que o crossover pequeno da Nissan adotará o motor 1.0 turbo de três cilindros que a Renault usará no Triber e em seu SUV, combinado ao câmbio manual de 5 marchas ou uma caixa automatizada. Como os motores diesel estão perdendo espaço na Índia, não há planos de oferecer uma variante deste tipo para o carro.
A imprensa indiana afirma que o projeto deste carro nasceu como um modelo da Datsun, marca de baixo custo da Nissan para países emergentes, só que a fabricante japonesa planeja encerrar esta divisão. Isso fez com que o projeto passasse para as mãos da Nissan, que irá deixá-lo mais refinado para que seja uma opção acima da variante da Renault.
Até o momento, o “mini-Kicks” da Nissan está confirmado somente para a Índia, embora o primeiro teaser diga que ele é um modelo global. Há chances de que ele fique somente em mercados asiáticos. Porém, o segmento dos crossovers de até 4 metros está crescendo, com o lançamento de modelos como Hyundai Venue, Kia Sonet e o futuro Jeep sub-Renegade, o que pode levar ao lançamento do carro em mais países.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi