Contrapondo a retração geral do mercado brasileiro em janeiro, as vendas de picapes superaram as 25,6 mil unidades e começaram 2020 com uma alta global de 10,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. As líderes de cada segmento tiveram forte impacto neste resultado positivo.
No ano em que finalmente mudará para a nova geração, a Fiat Strada encerrou janeiro com 5.419 emplacamentos (+13,1%), quase 2,2 mil unidades a mais do que a rival VW Saveiro (3.255). Para a veterana Montana, no entanto, más notícias: as 264 unidades representaram o pior resultado para a Chevrolet desde setembro de 2003 (75), quando suas primeiras unidades começaram a ser registradas.
Entre os modelos maiores, a Toro conquistou a preferência de 5.300 consumidores, 31,5% acima de 2019, e se aproximou de 1/3 de participação de mercado. É a primeira vez que a Fiat começa um ano acima dos 5 mil emplacamentos. Terceira em dezembro, a Toyota Hilux (3.311) subiu para a vice-liderança com boa margem sobre a rival mais próxima.
A distância sobre a Chevrolet S10 (2.403), no entanto, foi menor do que há um ano. Mesmo sendo a única do top 5 a perder espaço em relação a 2019 (-5,6%), a VW Amarok (1.351) encurtou para menos de 300 unidades nas últimas semanas a sua desvantagem em relação à Ford Ranger (1.637). Após um período de baixa, a Renault Duster Oroch (1.093) se estabilizou – este foi o 5º mês em sequência acima dos mil emplacamentos.
Ainda bem longe dos números das líderes, a Nissan Frontier (673) ao menos superou o resultado da Mitsubishi L200 (622), esta última sem vender tão pouco desde fevereiro de 2016 (612). Destaque para a Ram 2500 (285), pelo 2º mês seguido próxima dos 300 emplacamentos.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/20 | DEZ/19 | JAN/19 | % JAN 20 | % DEZ 19 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT STRADA | 5419 | 6276 | 4790 | 60,59% | 61,57% | -13,66% | 13,13% |
2º | VW SAVEIRO | 3255 | 3358 | 2849 | 36,39% | 32,94% | -3,07% | 14,25% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 264 | 560 | 896 | 2,95% | 5,49% | -52,86% | -70,54% |
4º | EFFA K01 | 6 | 0 | 8 | 0,07% | 0,00% | - | -25,00% |
|
| 8944 | 10194 | 8543 | 100,00% | 100,00% | -12,26% | 4,69% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/20 | DEZ/19 | JAN/19 | % JAN 20 | % DEZ 19 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT TORO | 5300 | 6493 | 4030 | 31,73% | 30,67% | -18,37% | 31,51% |
2º | TOYOTA HILUX | 3311 | 3650 | 3257 | 19,83% | 17,24% | -9,29% | 1,66% |
3º | CHEVROLET S10 | 2403 | 3693 | 2183 | 14,39% | 17,44% | -34,93% | 10,08% |
4º | FORD RANGER | 1637 | 2327 | 1531 | 9,80% | 10,99% | -29,65% | 6,92% |
5º | VW AMAROK | 1351 | 1694 | 1431 | 8,09% | 8,00% | -20,25% | -5,59% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1093 | 1363 | 1028 | 6,54% | 6,44% | -19,81% | 6,32% |
7º | NISSAN FRONTIER | 673 | 703 | 403 | 4,03% | 3,32% | -4,27% | 67,00% |
8º | MITSUBISHI L200 | 622 | 927 | 805 | 3,72% | 4,38% | -32,90% | -22,73% |
9º | RAM 2500 | 285 | 298 | 71 | 1,71% | 1,41% | -4,36% | 301,41% |
10º | EFFA V21 | 19 | 16 | 2 | 0,11% | 0,08% | 18,75% | 850,00% |
11º | EFFA V22 | 7 | 9 | 1 | 0,04% | 0,04% | -22,22% | 600,00% |
|
| 16701 | 21173 | 14742 | 100,00% | 100,00% | -21,12% | 13,29% |
Fonte: Fenabrave