Há duas gerações desenvolvidos em conjunto e equipados com as mesmas soluções de mecânica e design, Sandero e Logan devem manter a relação de proximidade praticamente intacta também na próxima linhagem. Prova disso é que menos de uma semana depois de o hatchback ser flagrado em testes, o irmão sedã aparece rodando com o mesmo nível de camuflagem.
As imagens revelam o modelo já em carroceria de produção e confirmam que o design será compatilhado - ou seja, a estratégia de independência vista em muitas duplas de compactos, como os Nissan March e Versa, aparentemente não será adotada. Fica a expectativa para linhas marcantes e com personalidade, conforme prometido pelo chefe de design Laurens van den Acker.
Assim como o Sandero, o Logan deixará de lado a arquitetura B0 e passará a ser montado sobre a moderna plataforma CMF-B, a mesma do novo Clio europeu, porém em uma variante de baixo custo batizada de LS (Low Specification). Conforme mostram as imagens, a nova estrutura deixará o carro ligeiramente mais comprido e mais largo, além de mais seguro e dinâmico em termos de dirigibilidade. Para tanto, haverá uso de aços mais resistentes na concepção da carroceria e novos sistemas de assistência à condução.
Outra novidade diz respeito à motorização. Nesse quesito, especula-se a adoção do novo motor 1.0 turbo de três cilindros, batizado de TCe, que entrega 100 cv e 16,3 kgfm. O propulsor já é usado na Europa e está começando a equipar alguns modelos em países emergentes, como a minivan Triber na Índia. O motor 1.0 aspirado será mantido, assim como o 1.6, que pelo menos no mercado europeu receberá um sistema híbrido-leve para ser tornar mais econômico e menos poluente. Fecharão o pacote os conhecidos dCi turbodiesel de 85 cv e 115 cv.
O lançamento, em versão Dacia, é aguardado para o fim do ano - provavelmente durante o Salão de Paris - mas a chegada ao Brasil ainda demora. Por aqui, modelo Renault (com design próprio na grade dianteira) deve surgir apenas em 2022, já que o Logan atual foi recentemente reestilizado. O mesmo vale para o Sandero.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault confirma mais equipamentos para Kwid, Stepway, Logan e Oroch 2024
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Sem nova geração, Renault Logan ganha ESP para seguir à venda no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Sandero cancelado, Toro Black, S10 Z71 e mais