Como antecipado por Motor1.com, a Mercedes-Benz Classe X deixará de ser produzida. A fabricante confirmou o fim da picape média e revelou que a produção na Espanha será encerrada em maio, sem deixar sucessora. Rumores sobre o possível fim da Classe X circulam na indústria desde meados do ano passado, após a fabricante confirmar que havia cancelado os planos de produção na Argentina. Pouco depois, a imprensa internacional relatava que o problema era ainda maior e que a fabricante queria desistir do veículo.
O anúncio foi feito por um representante da marca alemã em entrevista à Auto Motor und Sport, explicando que a Mercedes-Benz Classe X é um produto de nicho que só foi importante para alguns mercados como Austrália e África do Sul. A empresa diz que revisa seu portfólio com frequência para decidir quais modelos devem continuar e quais devem ser encerrados. Isso levou à decisão de matar a picape Classe X, apesar de ser um modelo relativamente novo.
A Mercedes tinha grandes planos para a Classe X, produzindo a picape também na Argentina para os mercados da América Latina - que, como sabemos, consomem muita picape. Só que a Daimler mudou de ideia em fevereiro de 2019, dizendo que "as expectativas de preço dos clientes na América Latina não eram economicamente viáveis".
Porém, relatos da imprensa latina diziam que o relacionamento entre a Daimler e a Nissan havia azedado por discussões sobre os custos de produção. A Classe X foi feita sobre a plataforma da Nissan Frontier, usando até mesmo boa parte da carroceria e os mesmos motores, diferenciando-se pelo design frontal, acertos de suspensão e pelo uso de um motor V6 a diesel exclusivo.
Analisando os preços da Nissan Frontier, fica claro que seria difícil posicionar a Classe X em nosso mercado. A picape da Nissan tem valores entre R$ 140.990 e R$ 197.990, o que faria com que a Mercedes cobrasse bem mais de R$ 200 mil pela versão topo de linha V6, com a justificativa de que é um modelo de luxo. O problema é que, ao olhar para a concorrência, o cliente encontra a Volkswagen Amarok V6 Extreme por R$ 210.280. E, como as outras variantes usam os mesmos motores que a Frontier, o consumidor estaria pagando mais apenas pelo logo da estrela e acabamento.
Não fez sucesso no resto do mundo também. Ao longo de 2018, a Mercedes-Benz Classe X vendeu somente 16.700 unidades e piorou em 2019, registrando apenas 15.300 veículos mundialmente. A picape não viverá o suficiente para ver um facelift ou mesmo uma variante com caçamba estendida, que foi mostrada em março de 2018. Nem ao menos vimos o veículo por aqui, apesar de ter sido confirmado pela fabricante na época do lançamento mundial.
Fonte: Auto Motor und Sport
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