As vendas de SUVs e crossovers médios e grandes encerraram o ano de 2019 de maneira positiva. O avanço em relação a 2018, no entanto, foi de apenas 1,56% - de 2017 para 2018, por exemplo, o crescimento foi de quase 25%. Somados, todos os modelos das duas categorias emplacaram 130.984 unidades.
Segundo SUV mais vendido do Brasil no ano passado, o Jeep Compass manteve a soberania na faixa intermediária. Em seu terceiro ano completo no mercado, o modelo intermediário da Jeep foi o nº 1 para 60.362 consumidores e assegurou 54,5% de participação. Em relação ao ano anterior, entretanto, o modelo perdeu 1,3 ponto percentual.
Grande destaque do período, o vice-líder VW Tiguan terminou 2019 com 13.074 unidades – quase 10 vezes mais do que em 2017 (1.418), quando foi o sétimo colocado. Com um crescimento superior a 126%, o modelo da VW ultrapassou a barreira das 10 mil unidades pela primeira vez desde 2009, quando chegou ao país, e se aproximou dos 12% de market share.
Segundo colocado em 2018, o Hyundai ix35 (5.786) completou o pódio com o seu pior resultado desde 2010 (6.794), quando começou a ser vendido. Em seu segundo ano completo, o Chevrolet Equinox (4.630) saltou da sétima para a quarta posição, embora com números piores no período.
Com um incremento de apenas 21 unidades em um ano, o Toyota RAV4 (4.242), oitavo na última lista, completou as cinco primeiras colocações. Perdendo quase 28% de seus compradores, o Kia Sportage caiu de quarto para sexto. Próximos na disputa pela sétima posição, Mitsubishi ASX (3.764) e Hyundai Tucson (3.579) recuaram acima dos 30%.
O Peugeot 3008 (2.367) repetiu o nono lugar, mas desta vez em baixa (-16,8%). Estreante em 2018, o Mitsubishi Eclipse Cross (2.356) por pouco não destronou o francês em seu primeiro ano completo. Lançado pela Caoa Chery no ano passado, o Tiggo 7 (2.174) ficou fora do top 10 e abaixo das expectativas comerciais da marca.
Entre os modelos maiores, o domínio permaneceu com a Toyota. Mesmo estável em relação a 2018, o SW4 (13.523) respondeu por mais de 2/3 das vendas da categoria e emplacou quatro vezes mais do que o Chevrolet Trailblazer (3.360), rival mais próximo e que perdeu quase 13% de suas vendas.
O Mitsubishi Pajero (2.195) mais uma vez completou o pódio. Com avanço superior a 40%, o modelo abriu enorme vantagem sobre o quarto colocado, desta vez o Kia Sorento (328). Destaque negativo, o Hyundai Santa Fe (222) viu desaparecerem mais de ¾ dos compradores do último ranking e ficou menos de 30 unidades à frente do novo Jeep Wrangler (194).
SUVs / Crossovers II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
JEEP COMPASS |
60362 |
54,48% |
60284 |
55,78% |
0,13% |
1º |
2º |
VW TIGUAN |
13074 |
11,80% |
5771 |
5,34% |
126,55% |
3º |
3º |
HYUNDAI IX35 |
5786 |
5,22% |
8525 |
7,89% |
-32,13% |
2º |
4º |
CHEVROLET EQUINOX |
4630 |
4,18% |
5089 |
4,71% |
-9,02% |
7º |
5º |
TOYOTA RAV4 |
4242 |
3,83% |
4221 |
3,91% |
0,50% |
8º |
6º |
KIA SPORTAGE |
4082 |
3,68% |
5648 |
5,23% |
-27,73% |
4º |
7º |
MITSUBISHI ASX |
3764 |
3,40% |
5379 |
4,98% |
-30,02% |
5º |
8º |
HYUNDAI TUCSON |
3579 |
3,23% |
5179 |
4,79% |
-30,89% |
6º |
9º |
PEUGEOT 3008 |
2367 |
2,14% |
2844 |
2,63% |
-16,77% |
9º |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2356 |
2,13% |
534 |
0,49% |
341,20% |
12º |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
2174 |
1,96% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
1983 |
1,79% |
2293 |
2,12% |
-13,52% |
10º |
13º |
HONDA CR-V |
930 |
0,84% |
514 |
0,48% |
80,93% |
13º |
14º |
DODGE JOURNEY |
442 |
0,40% |
324 |
0,30% |
36,42% |
15º |
15º |
PEUGEOT 5008 |
440 |
0,40% |
637 |
0,59% |
-30,93% |
11º |
16º |
SUBARU FORESTER |
294 |
0,27% |
438 |
0,41% |
-32,88% |
14º |
17º |
SUBARU XV |
251 |
0,23% |
293 |
0,27% |
-14,33% |
16º |
18º |
SUBARU OUTBACK |
25 |
0,02% |
71 |
0,07% |
-64,79% |
18º |
19º |
SSANGYONG KORANDO |
8 |
0,01% |
25 |
0,02% |
-68,00% |
19º |
20º |
LAND ROVER DEFENDER |
7 |
0,01% |
4 |
0,00% |
75,00% |
20º |
21º |
JAC T60 |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
110798 |
100,00% |
108073 |
100,00% |
2,52% |
|
SUVs / Crossovers III |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
TOYOTA SW4 |
13523 |
66,99% |
13481 |
64,51% |
0,31% |
1º |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
3360 |
16,65% |
3853 |
18,44% |
-12,80% |
2º |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
2195 |
10,87% |
1527 |
7,31% |
43,75% |
3º |
4º |
KIA SORENTO |
328 |
1,62% |
599 |
2,87% |
-45,24% |
5º |
5º |
HYUNDAI SANTA FE |
222 |
1,10% |
891 |
4,26% |
-75,08% |
4º |
6º |
JEEP WRANGLER |
194 |
0,96% |
72 |
0,34% |
169,44% |
8º |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
179 |
0,89% |
243 |
1,16% |
-26,34% |
6º |
8º |
JAC T80 |
92 |
0,46% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
LIFAN X80 |
65 |
0,32% |
226 |
1,08% |
-71,24% |
7º |
10º |
CHEVROLET SUBURBAN |
12 |
0,06% |
0 |
0,00% |
- |
- |
11º |
NISSAN X-TRAIL |
8 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
NISSAN PATHFINDER |
4 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
FORD EXPLORER |
2 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-60,00% |
9º |
14º |
DODGE DURANGO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
10º |
15º |
KIA MOHAVE |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
11º |
|
|
20186 |
100,00% |
20899 |
100,00% |
-3,41% |
|
EM DEZEMBRO
Os três SUVs intermediários mais vendidos no último mês de 2019 mostraram fôlego, com crescimentos acima de 20%. Líder, o Jeep Compass (5.839) teve seu segundo melhor desempenho no ano. O destaque, entretanto, foram os 1.525 emplacamentos do VW Tiguan, que nunca havia vendido tanto. Quarto em novembro, o Toyota RAV4 (664) completou o pódio em mês mais forte desde março de 2015 (769).
Hyundai ix35 (586) e Chevrolet Equinox (413), ambos em baixa, vieram em seguida. O mês marcou o novo recorde do Caoa Chery Tiggo 7 (320), com o Mitsubishi ASX (311) na cola. Com retrações superiores a 40%, Kia Sportage (280) e Hyundai Tucson (244) ficaram para trás. Numa disputa da Mitsubishi pelo último lugar do top 10, o Outlander levou a melhor sobre o Eclipse Cross por apenas uma unidade (200 x 199).
Há tempos sem nenhuma grande novidade, o Dodge Journey (52) mais do que dobrou os números de um ano atrás e superou o Peugeot 5008 (37). Estreando no mercado no apagar das luzes, o JAC T60 conquistou apenas dois consumidores e foi o último colocado.
No segmento superior, a queda nas vendas foi de quase 16%, capitaneada pelas retrações registradas pelos líderes Toyota SW4 (1.194) e Chevrolet Trailblazer (272). O resultado só não foi pior porque o Mitsubishi Pajero (193) mais do que dobrou os emplacamentos do mesmo período do ano passado. Atrás apenas das 40 unidades de abril, o Jeep Wrangler (35) assumiu a quarta colocação.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP COMPASS |
5839 |
5199 |
4762 |
53,31% |
56,78% |
12,31% |
22,62% |
2º |
VW TIGUAN |
1525 |
1045 |
771 |
13,92% |
11,41% |
45,93% |
97,80% |
3º |
TOYOTA RAV4 |
664 |
403 |
274 |
6,06% |
4,40% |
64,76% |
142,34% |
4º |
HYUNDAI IX35 |
586 |
506 |
705 |
5,35% |
5,53% |
15,81% |
-16,88% |
5º |
CHEVROLET EQUINOX |
413 |
359 |
453 |
3,77% |
3,92% |
15,04% |
-8,83% |
6º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
320 |
228 |
0 |
2,92% |
2,49% |
40,35% |
- |
7º |
MITSUBISHI ASX |
311 |
283 |
364 |
2,84% |
3,09% |
9,89% |
-14,56% |
8º |
KIA SPORTAGE |
280 |
311 |
478 |
2,56% |
3,40% |
-9,97% |
-41,42% |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
244 |
150 |
488 |
2,23% |
1,64% |
62,67% |
-50,00% |
10º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
200 |
148 |
171 |
1,83% |
1,62% |
35,14% |
16,96% |
11º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
199 |
212 |
287 |
1,82% |
2,32% |
-6,13% |
-30,66% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
174 |
182 |
197 |
1,59% |
1,99% |
-4,40% |
-11,68% |
13º |
HONDA CR-V |
84 |
64 |
77 |
0,77% |
0,70% |
31,25% |
9,09% |
14º |
DODGE JOURNEY |
52 |
21 |
23 |
0,47% |
0,23% |
147,62% |
126,09% |
15º |
PEUGEOT 5008 |
37 |
21 |
67 |
0,34% |
0,23% |
76,19% |
-44,78% |
16º |
SUBARU XV |
13 |
17 |
31 |
0,12% |
0,19% |
-23,53% |
-58,06% |
17º |
SUBARU FORESTER |
10 |
8 |
44 |
0,09% |
0,09% |
25,00% |
-77,27% |
18º |
JAC T60 |
2 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
|
|
10953 |
9157 |
9192 |
100,00% |
100,00% |
19,61% |
19,16% |
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1194 |
1117 |
1346 |
68,54% |
70,38% |
6,89% |
-11,29% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
272 |
244 |
432 |
15,61% |
15,37% |
11,48% |
-37,04% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
193 |
166 |
95 |
11,08% |
10,46% |
16,27% |
103,16% |
4º |
JEEP WRANGLER |
35 |
19 |
3 |
2,01% |
1,20% |
84,21% |
1066,67% |
5º |
KIA SORENTO |
21 |
19 |
38 |
1,21% |
1,20% |
10,53% |
-44,74% |
6º |
HYUNDAI SANTA FE |
16 |
10 |
97 |
0,92% |
0,63% |
60,00% |
-83,51% |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
7 |
7 |
12 |
0,40% |
0,44% |
0,00% |
-41,67% |
8º |
JAC T80 |
2 |
4 |
0 |
0,11% |
0,25% |
-50,00% |
- |
9º |
LIFAN X80 |
2 |
1 |
41 |
0,11% |
0,06% |
100,00% |
-95,12% |
|
|
1742 |
1587 |
2064 |
100,00% |
100,00% |
9,77% |
-15,60% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela