O segmento mais importante do mercado brasileiro encerrou 2019 com números positivos. Os 1.041.473 hatches compactos novos emplacados, pouco mais de 39% do total registrado no período (2.658.927), representaram um crescimento aproximado de 5% na comparação com 2018 – a alta, no entanto, foi inferior à média de todas as categorias (+7,65%).
Na faixa de entrada, o destaque foi o Kwid. Mantendo a liderança já conquistada no ano passado, o Renault foi o preferido por 85.117 consumidores, com 26,4% de alta, e ampliou sua participação para mais de 55%. Com crescimento menos expressivo (+8%), o Fiat Mobi (53.444) repetiu uma confortável segunda posição.
Perdendo mais de 1/3 de suas vendas do ano anterior, o VW up! (13.460) teve o seu pior resultado desde 2014, ano em que chegou a emplacar quase 60 mil unidades. Com aposentadoria confirmada no final de 2019, o Chery QQ emplacou apenas 1.382 unidades, média mensal pouco superior a 110 unidades. Kia Picanto (2), Fiat 500 (1) e Geely (1) completaram a lista.
Entre os modelos maiores, o Onix “nadou de braçada”. Com 241.214 unidades, 14,6% a mais do que em 2018, o modelo atingiu o seu novo recorde anual - para recordar, em seu primeiro ano como líder (2015) o Onix havia emplacado 125.931 unidades. Historicamente, apenas o Gol encerrou um período com mais unidades emplacadas – entre 2007 e 2013, o VW registrou entre 243.137 unidades (2007) a 303.051 unidades (2009).
O diferencial do Onix é que, ao contrário do Gol, ele foi o único a conseguir vender mais do que a soma de seus dois adversários mais próximos. Lançado no Brasil em 1997, o Ford Ka fechou o ano com 104.331 unidades, seu novo recorde, e pela 1ª vez foi o 2º modelo mais vendido no país. Único entre os seis primeiros a perder espaço, mesmo com nova geração nas concessionárias, o Hyundai HB20 (101.590) foi o terceiro.
Voltando a falar do Gol (81.285), o modelo repetiu a 4ª posição de 2018, mas desta vez sob forte ameaça do Fiat Argo (79.001), que impediu a presença do VW Polo (72.057) no top 5 pelo 2º ano seguido. A reestilização do Sandero (50.303) não impediu que o representante da Renault tivesse seu pior ano desde 2009. Ainda com fôlego, o VW Fox (38.487) repetiu a oitava posição.
Em seu primeiro ano completo, o Toyota Yaris Hatch (37.686) superou por boa margem o Honda Fit (24.457) para assegurar o nono lugar. Após um 2018 crítico, quando teve seu resultado mais fraco desde 2002, o Fiat Uno (19.928) cresceu mais de 30% e superou o Toyota Etios Hatch (18.963), este em baixa de quase 32%. Da 13ª posição em diante, nenhum modelo oficialmente à venda registrou avanço.
O Nissan March, à espera de uma nova geração, emplacou menos de 7 mil unidades (6.897) – com queda um pouco menor, o Peugeot 208 (5.608) veio em seguida. O consolo para a marca francesa é que 2020 pode significar uma mudança de patamar com a chegada do 208 de nova geração. Pior de todas foi a situação do C3: atrás até mesmo do Ford Fiesta (3.330), descontinuado, o Citroën emplacou apenas 2.857 unidades, uma média mensal inferior a 240 carros.
Hatches Compactos I |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | RENAULT KWID | 85117 | 55,48% | 67320 | 47,85% | 26,44% | 1º |
2º | FIAT MOBI | 53444 | 34,84% | 49491 | 35,18% | 7,99% | 2º |
3º | VW UP! | 13460 | 8,77% | 20563 | 14,62% | -34,54% | 3º |
4º | CHERY QQ | 1382 | 0,90% | 3176 | 2,26% | -56,49% | 4º |
5º | CHEVROLET CELTA | 10 | 0,01% | 6 | 0,00% | 66,67% | 7º |
6º | KIA PICANTO | 2 | 0,00% | 115 | 0,08% | -98,26% | 5º |
7º | FIAT 500 | 1 | 0,00% | 10 | 0,01% | -90,00% | 6º |
8º | GEELY GC2 | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 8º |
|
| 153417 | 100,00% | 140682 | 100,00% | 9,05% |
|
Hatches Compactos II |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | CHEVROLET ONIX | 241214 | 27,16% | 210458 | 24,74% | 14,61% | 1º |
2º | FORD KA | 104331 | 11,75% | 103286 | 12,14% | 1,01% | 3º |
3º | HYUNDAI HB20 | 101590 | 11,44% | 105506 | 12,40% | -3,71% | 2º |
4º | VW GOL | 81285 | 9,15% | 77612 | 9,13% | 4,73% | 4º |
5º | FIAT ARGO | 79001 | 8,90% | 63011 | 7,41% | 25,38% | 6º |
6º | VW POLO | 72057 | 8,11% | 69584 | 8,18% | 3,55% | 5º |
7º | RENAULT SANDERO | 50303 | 5,66% | 52401 | 6,16% | -4,00% | 7º |
8º | VW FOX / CROSSFOX | 38487 | 4,33% | 39262 | 4,62% | -1,97% | 8º |
9º | TOYOTA YARIS | 37686 | 4,24% | 18584 | 2,19% | 102,79% | 11º |
10º | HONDA FIT | 24457 | 2,75% | 27359 | 3,22% | -10,61% | 10º |
11º | FIAT UNO | 19928 | 2,24% | 15151 | 1,78% | 31,53% | 12º |
12º | TOYOTA ETIOS HATCH | 18963 | 2,14% | 27847 | 3,27% | -31,90% | 9º |
13º | NISSAN MARCH | 6897 | 0,78% | 11947 | 1,40% | -42,27% | 14º |
14º | PEUGEOT 208 | 5608 | 0,63% | 7092 | 0,83% | -20,92% | 15º |
15º | FORD FIESTA | 3330 | 0,37% | 14505 | 1,71% | -77,04% | 13º |
16º | CITROËN C3 | 2857 | 0,32% | 6378 | 0,75% | -55,21% | 16º |
17º | FIAT PALIO | 40 | 0,00% | 391 | 0,05% | -89,77% | 17º |
18º | CHEVROLET AGILE | 10 | 0,00% | 3 | 0,00% | 233,33% | 20º |
19º | FIAT PUNTO | 8 | 0,00% | 23 | 0,00% | -65,22% | 19º |
20º | JAC J3 | 2 | 0,00% | 1 | 0,00% | 100,00% | 21º |
21º | CHERY CELER | 1 | 0,00% | 124 | 0,01% | -99,19% | 18º |
22º | SUZUKI SWIFT | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 22º |
|
| 888056 | 100,00% | 850526 | 100,00% | 4,41% |
|
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | RENAULT KWID | 8174 | 6009 | 7653 | 60,06% | 54,38% | 36,03% | 6,81% |
2º | FIAT MOBI | 4228 | 3775 | 3332 | 31,07% | 34,16% | 12,00% | 26,89% |
3º | VW UP! | 1197 | 1254 | 1965 | 8,80% | 11,35% | -4,55% | -39,08% |
4º | CHERY QQ | 10 | 12 | 243 | 0,07% | 0,11% | -16,67% | -95,88% |
|
| 13609 | 11050 | 13193 | 100,00% | 100,00% | 23,16% | 3,15% |
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | CHEVROLET ONIX | 21442 | 19186 | 19642 | 27,06% | 25,75% | 11,76% | 9,16% |
2º | FORD KA | 8922 | 8968 | 8534 | 11,26% | 12,03% | -0,51% | 4,55% |
3º | FIAT ARGO | 8036 | 8270 | 4035 | 10,14% | 11,10% | -2,83% | 99,16% |
4º | VW GOL | 7870 | 6573 | 7272 | 9,93% | 8,82% | 19,73% | 8,22% |
5º | HYUNDAI HB20 | 7679 | 8050 | 8995 | 9,69% | 10,80% | -4,61% | -14,63% |
6º | VW POLO | 6331 | 7168 | 6030 | 7,99% | 9,62% | -11,68% | 4,99% |
7º | RENAULT SANDERO | 5608 | 4388 | 3446 | 7,08% | 5,89% | 27,80% | 62,74% |
8º | TOYOTA YARIS | 3898 | 3347 | 2810 | 4,92% | 4,49% | 16,46% | 38,72% |
9º | VW FOX / CROSSFOX | 3425 | 2650 | 3470 | 4,32% | 3,56% | 29,25% | -1,30% |
10º | TOYOTA ETIOS HATCH | 2182 | 1566 | 1449 | 2,75% | 2,10% | 39,34% | 50,59% |
11º | HONDA FIT | 1530 | 1552 | 2332 | 1,93% | 2,08% | -1,42% | -34,39% |
12º | FIAT UNO | 1283 | 1552 | 1523 | 1,62% | 2,08% | -17,33% | -15,76% |
13º | NISSAN MARCH | 621 | 538 | 817 | 0,78% | 0,72% | 15,43% | -23,99% |
14º | PEUGEOT 208 | 281 | 532 | 468 | 0,35% | 0,71% | -47,18% | -39,96% |
15º | CITROËN C3 | 107 | 109 | 451 | 0,14% | 0,15% | -1,83% | -76,27% |
16º | FORD FIESTA | 25 | 72 | 759 | 0,03% | 0,10% | -65,28% | -96,71% |
17º | FIAT PALIO | 5 | 2 | 3 | 0,01% | 0,00% | 150,00% | 66,67% |
| Total: | 79245 | 74523 | 72036 | 100,00% | 100,00% | 6,34% | 10,01% |
Fonte: Fenabrave