A semana de transição entre 2019 e 2020 foi agitada no setor automotivo. No último dia do ano passado, o mundo foi pego de surpresa com a fuga do brasileiro Carlos Ghosn, ex-CEO da Renault-Nissan, que deixou o Japão em busca de justiça, segundo ele. No Brasil, a GM fechava o ano fazendo uma dobradinha de vendas com os novos Onix e Onix Plus. Já no acumulado do ano, o Ka superou o HB20, mas não conseguiu evitar que a Ford perdesse o lugar no G4 para a Renault. Ah, e já começaram os aumentos de preço do ano novo. Confira!
EX-CEO da Nissan-Renault, Carlos Ghosn foge do Japão
Em uma operação cercada de mistério, o executivo brasileiro fugiu da prisão domiciliar no Japão e foi para o Líbano, país do qual possui cidadania. Acusado de desviar dinheiro da Nissan, Ghosn divulgou um comunicado dizendo que está fugindo da "injustiça do sistema jurídico japonês" e prometeu conceder uma coletiva de imprensa no próximo dia 8.
GM faz dobradinha nas vendas de dezembro
Os novos Onix e Onix Plus caíram no gosto do público e, logo nos primeiros meses de loja, já conquistaram as duas primeiras posições do ranking de vendas. Se o Onix já era líder na antiga geração, o Onix Plus (Sedan) começa sua carreira melhor que o Prisma e promete brigar pela vice-liderança em 2020.
Ka supera HB20 e é vice-líder de vendas em 2019
Com a liderança folgada do Onix, coube ao Ford Ka agitar o pódio de carros mais vendidos no acumulado do ano passado. O hatch feito em Camaçari (BA) assumiu pela primeira vez a segunda posição do mercado nacional, algo que o modelo nunca havia conquistado desde que começou a ser vendido no país, em meados dos anos 90. Com isso, o Hyundai HB20 caiu para terceiro. E o VW T-Cross foi o melhor dos novatos.
Renault deixa Ford para trás na briga pelo G4 de 2019
Nem mesmo o bom desempenho do Ka fez a Ford evitar a perda da quarta posição entre as marcas mais vendidas no ano passado. Com a liderança da Chevrolet, seguida por VW e Fiat, a Renault completou o G4, embalada pela boa performance do Kwid.
A VW interrompeu a produção do Fox em São José dos Pinhais (PR) no fim do ano passado. Isso levou a rede de concessionários a dar o modelo como fora de linha para 2020. Fontes ligadas à fabricante, porém, garantem que a produção do modelo será retomada em maio, com a plicação de itens de segurança agora exigidos por lei: cintos de 3 pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, e fixação Isofix para cadeirinhas infantis.
Prometido desde meados do ano passado, a versão esportiva do Polo enfim se prepara para chegar às lojas. O modelo apareceu numa tabela de preços interna das concessionárias, com valor de R$ 103.440 para a configuração completa com cor metálica. Equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv, o hatch terá a companhia do Virtus GTS com o mesmo conjunto mecânico, incluindo suspensão e direção com acerto específico. A estreia oficial deverá acontecer ainda neste mês.
Ano novo, preço novo. Pelo menos foi assim na Toyota, que aproveitou a mudança de ano para aumentar os valores da dupla Yaris e Yaris Sedan e do novo Corolla.
Por sua vez, a Honda acompanhou o movimento da Toyota e também subiu os preços do Civic.
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