O ano de 2019 está acabando de forma promissora para o mercado de automóveis. Com a média diária de emplacamentos próxima das 12 mil unidades, dezembro caminha para ser o melhor mês do ano - e deixa boa expectativa para 2020.
Assim como as vendas, a concorrência está elevada entre as marcas. Prova disso é a disputa ferrenha pelo segundo lugar, com Fiat e Volkswagen emboladas ao redor dos 15,5% de participação. Na liderança mais uma vez está a Chevrolet, com cerca de 17% de market share.
Já o ranking dos carros mostra algumas tendências para 2020. A primeira é que a Hyundai vai precisar mexer no HB20 se quiser voltar ao pódio - está em quinto na somatória até o dia 19. O modelo renovado parece não ter causado o impacto que a marca esperava e talvez seja preciso fazer ajustes de preço e equipamentos para deixar o hatch mais competitivo.
Por outro lado, quem parece ter entrado de vez na briga pelas primeiras posições foi o Fiat Argo, que vem repetindo a terceira posição de novembro e já soma mais de 6.300 unidades. O Ford Ka também vem embalado, superando a marca das 7 mil unidades antes mesmo do dia 20.
Agora com a nova geração nas lojas, o Onix hatch segue disparado na liderança, com mais de 14 mil unidades emplacadas - ou seja, mais que o dobro do segundo colocado. E a versão sedã Onix Plus já dominou a quarta colocação geral, quase encostando nos 6 mil emplacamentos.
Outro modelo que vem crescendo é o VW T-Cross. Após ganhar versão exclusiva para público PCD e vendas diretas, o SUV compacto da Volkswagen passou a figurar nas primeiras posições do segmento. Está atualmente na segunda posição da categoria (sétimo no geral), em disputa apertada contra Hyundai Creta (líder) e Nissan Kicks (terceiro), este seguido de perto pelo Jeep Renegade. Com isso, são nada menos que quatro SUVs entre os 10 mais vendidos no mês.
Líderes de suas respectivas categorias, Toyota Corolla e Jeep Compass parecem que não serão incomodados tão cedo - ao menos não no ano que vem.
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada curte seus últimos dias de loja (uma nova geração chega até março) ainda como líder, embora com a Fiat Toro cada vez mais perto no retrovisor. Quem caiu bastante foi a VW Saveiro, que agora em dezembro aparece apenas na quinta posição, sendo superada pelas médias (e bem mais caras) Toyota Hilux e Chevrolet S10.
POS. |
MODELO |
PARC. DEZ. 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
14.338 |
2º |
FORD KA |
7.029 |
3º |
FIAT ARGO |
6.307 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.880 |
5º |
HYUNDAI HB20 |
5.690 |
6º |
HYUNDAI CRETA |
4.859 |
7º |
VW GOL |
4.747 |
8º |
VW T-CROSS |
4.639 |
9º |
NISSAN KICKS |
4.483 |
10º |
JEEP RENEGADE |
4.379 |
11º |
VW POLO |
4.220 |
12º |
JEEP COMPASS |
4.169 |
13º |
TOYOTA COROLLA |
3.815 |
14º |
FORD KA SEDAN |
3.718 |
15º |
HONDA HR-V |
3.689 |
16º |
RENAULT KWID |
3.500 |
17º |
FIAT MOBI |
3.254 |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.830 |
19º |
VW VIRTUS |
2.776 |
20º |
RENAULT SANDERO |
2.454 |
Comerciais leves
POS. |
MODELO |
PARC. DEZ. 19 |
1º |
FIAT STRADA |
4.845 |
2º |
FIAT TORO |
4.750 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.548 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.425 |
5º |
VW SAVEIRO |
2.132 |
6º |
FORD RANGER |
1.603 |
7º |
FIAT FIORINO |
1.530 |
8º |
VW AMAROK |
1.271 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
940 |
10º |
MITSUBISHI L200 |
581 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo MOTOR1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela