Lada Niva 2020: jipe russo segue vivo e ganha reestilização

Modelo está em produção na Rússia desde 1977

Lada 4x4 2020 (Niva) Lada 4x4 2020 (Niva)

Apesar de ser considerado um dos veículos mais antigos ainda em produção no mundo, o clássico Lada Niva ainda está apto a receber atualizações. Prova disso é o lançamento da linha 2020 do modelo com novidades estéticas e até de nomenclatura.

Conforme anunciado pela marca russa, a nova gama começará a chegar às concessionárias nas próximas semanas sob o batismo 4x4 e equipada com uma série de melhorias no acabamento interno. Os novos preços não foram divulgados, mas certamente serão mantidos na faixa atual que começa em 493.900 rublos (cerca de R$ 32.213 numa conversão direta). "É o SUV mais acessível do mercado russo", destaca a marca.

Por fora, a atualização mais notável é a adoção de faróis de neblina integrados ao para-choque dianteiro para o nível de acabamento Urban. Na cabine, os destaques ficam por conta dos novos comandos do sistema de ar-condicionado (revisado com dutos de ar reprojetados para aumentar o desempenho do sistema), porta-luvas com espaço extra e porta-copos instalados no túnel do assoalho. Completam o pacote bancos redesenhados e equipados com um novo mecanismo de rebatimento, assim como a função de aquecimento.

Sob o capô, segue sem alterações o motor 1.7 a gasolina de 84 cv sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. Como o próprio novo nome do carro sugere, o sistema de tração é 4x4, acionado por alavanca e com reduzida. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 17 segundos e velocidade máxima de 142 km/h.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com