Praticamente em empate técnico com o varejo pela 1ª vez, as vendas diretas representaram nada menos do que 49,51% do total emplacado em novembro (230.923 unidades). Assim como havia ocorrido em outubro, Fiat (18,95%) e Volkswagen (18,03%) ficaram à frente da Chevrolet (16,85%). A Renault, com 12,05%, recuperou a posição perdida para a Ford (9,05%) no último ranking.
Repetindo as mesmas posições do mês anterior, Chevrolet Onix (8.121) e Jeep Renegade (4.775) foram os campeões de vendas entre os automóveis. Quarto nos dois últimos meses, o VW Gol (4.583) subiu uma posição. Novamente no top 5 e com mais de 80% de participação em suas vendas totais – a maior do top 10 -, o Jeep Compass (4.296) ficou à frente do Fiat Argo (4.112). O Ford Ka (4.082), que havia sido o quinto há algumas semanas, caiu para sexto.
O novato Chevrolet Onix Plus (3.935), menos de 200 unidades à frente do Ford Ka Sedan (3.740), assumiu a liderança entre os modelos três-volumes. A surpresa ficou por conta do T-Cross: com 3.550 unidades, o mais recente VW chegou ao top 10 com quase 57% de vendas diretas. O Nissan Kicks (3.020), em 10º, chegou praticamente aos 60%.
Reforçando a sua força no varejo, os Hyundai HB20 (1.921) e HB20S (556) foram apenas 19º e 34º colocados, respectivamente. Na mesma situação, o Toyota Corolla (572) figurou numa modesta 33ª posição. Único premium do top 50, o Audi Q5 (214) emplacou quase 90% de todas as suas unidades através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
NOV 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.121 |
42,33% |
19.184 |
2º |
JEEP RENEGADE |
4.775 |
76,61% |
6.233 |
3º |
VW GOL |
4.583 |
69,72% |
6.573 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.296 |
82,62% |
5.200 |
5º |
FIAT ARGO |
4.112 |
49,72% |
8.270 |
6º |
FORD KA |
4.082 |
45,52% |
8.968 |
7º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.935 |
48,63% |
8.092 |
8º |
FORD KA SEDAN |
3.740 |
72,49% |
5.159 |
9º |
VW T-CROSS |
3.550 |
56,75% |
6.256 |
10º |
NISSAN KICKS |
3.020 |
59,98% |
5.035 |
11º |
RENAULT LOGAN |
2.936 |
90,98% |
3.227 |
12º |
VW POLO |
2.832 |
39,51% |
7.168 |
13º |
RENAULT KWID |
2.521 |
41,95% |
6.009 |
14º |
RENAULT SANDERO |
2.501 |
57,00% |
4.388 |
15º |
VW VIRTUS |
2.112 |
50,24% |
4.204 |
16º |
RENAULT CAPTUR |
2.099 |
73,99% |
2.837 |
17º |
RENAULT DUSTER |
2.068 |
75,23% |
2.749 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
2.060 |
69,43% |
2.967 |
19º |
HYUNDAI HB20 |
1.921 |
23,86% |
8.050 |
20º |
VW VOYAGE |
1.908 |
87,16% |
2.189 |
21º |
HYUNDAI CRETA |
1.827 |
39,63% |
4.610 |
22º |
FIAT UNO |
1.440 |
92,78% |
1.552 |
23º |
FORD ECOSPORT |
1.401 |
43,63% |
3.211 |
24º |
FIAT MOBI |
1.186 |
31,42% |
3.775 |
25º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.030 |
69,59% |
1.480 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
883 |
34,12% |
2.588 |
27º |
FIAT DOBLÒ |
859 |
90,80% |
946 |
28º |
CITROËN C4 CACTUS |
826 |
60,82% |
1.358 |
29º |
CHEVROLET COBALT |
790 |
87,97% |
898 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
649 |
40,46% |
1.604 |
31º |
CHEVROLET PRISMA |
613 |
22,34% |
2.744 |
32º |
TOYOTA YARIS HATCH |
612 |
18,29% |
3.347 |
33º |
TOYOTA COROLLA |
572 |
12,54% |
4.560 |
34º |
HYUNDAI HB20S |
556 |
21,42% |
2.596 |
35º |
NISSAN VERSA |
494 |
28,70% |
1.721 |
36º |
VW FOX |
464 |
17,51% |
2.650 |
37º |
PEUGEOT 208 |
416 |
78,20% |
532 |
38º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
415 |
26,50% |
1.566 |
39º |
FIAT SIENA |
407 |
38,54% |
1.056 |
40º |
VW TIGUAN |
397 |
37,99% |
1.045 |
41º |
PEUGEOT 2008 |
392 |
48,22% |
813 |
42º |
FIAT CRONOS |
376 |
17,12% |
2.196 |
43º |
HONDA FIT |
358 |
23,07% |
1.552 |
44º |
HONDA WR-V |
355 |
29,34% |
1.210 |
45º |
TOYOTA SW4 |
348 |
31,15% |
1.117 |
46º |
VW UP |
257 |
20,49% |
1.254 |
47º |
HONDA CITY |
223 |
24,40% |
914 |
48º |
AUDI Q5 |
214 |
88,07% |
243 |
49º |
HONDA HR-V |
209 |
4,39% |
4.762 |
50º |
VW JETTA |
203 |
35,93% |
565 |
Sem surpresas, a Fiat dominou o ranking de comerciais leves. Strada (6.161) e Toro (5.305) tiveram mais de 84% de suas vendas via fabricante. Acima dos 90%, a VW Saveiro (3.208) fechou o pódio com mais do que o dobro registrado pela Chevrolet S10 (1.600), a menos dependente da modalidade dentro do top 5, completado pela Fiat Fiorino (1.243).
Quarta em outubro, a Ford Ranger (1.077) caiu para o sétimo lugar, ultrapassada pela Renault Duster Oroch (1.171) e por pouco também não perde a posição para a Toyota Hilux (1.074). À frente da Chevrolet Montana (979), a VW Amarok (1.036) emplacou 2/3 de suas unidades através de faturamento direto.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
NOV 19 |
1º |
FIAT STRADA |
6.161 |
96,09% |
6.412 |
2º |
FIAT TORO |
5.305 |
84,46% |
6.281 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.208 |
93,26% |
3.440 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.600 |
61,02% |
2.622 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.243 |
80,35% |
1.547 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.171 |
83,11% |
1.409 |
7º |
FORD RANGER |
1.077 |
61,40% |
1.754 |
8º |
TOYOTA HILUX |
1.074 |
33,30% |
3.225 |
9º |
VW AMAROK |
1.036 |
67,93% |
1.525 |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
979 |
90,23% |
1.085 |
11º |
FIAT DUCATO |
497 |
92,21% |
539 |
12º |
RENAULT MASTER |
466 |
72,36% |
644 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
431 |
42,93% |
1.004 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
338 |
52,00% |
650 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
231 |
95,85% |
241 |
16º |
CITROËN JUMPY |
152 |
95,00% |
160 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
112 |
84,21% |
133 |
18º |
HYUNDAI HR |
67 |
16,03% |
418 |
19º |
IVECO DAILY 35S14 |
57 |
30,98% |
184 |
20º |
VW EXPRESS |
49 |
14,24% |
344 |
21º |
CITROËN BERLINGO |
33 |
86,84% |
38 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
16 |
94,12% |
17 |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
10 |
13,51% |
74 |
24º |
RAM 2500 |
7 |
87,50% |
8 |
25º |
AGRALE MARRUÁ |
6 |
100,00% |
6 |
26º |
CITROËN JUMPER |
5 |
100,00% |
5 |
27º |
RENAULT KANGOO |
3 |
100,00% |
3 |
28º |
IVECO DAILY |
1 |
100,00% |
1 |
29º |
JAC V260 |
1 |
4,76% |
21 |
30º |
KIA K2500 |
1 |
0,57% |
176 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina mais potente que o brasileiro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre