Vendas diretas: T-Cross dispara com quase 60% do volume na modalidade
Renegade e Compass aparecem novamente no top 5
Praticamente em empate técnico com o varejo pela 1ª vez, as vendas diretas representaram nada menos do que 49,51% do total emplacado em novembro (230.923 unidades). Assim como havia ocorrido em outubro, Fiat (18,95%) e Volkswagen (18,03%) ficaram à frente da Chevrolet (16,85%). A Renault, com 12,05%, recuperou a posição perdida para a Ford (9,05%) no último ranking.
Repetindo as mesmas posições do mês anterior, Chevrolet Onix (8.121) e Jeep Renegade (4.775) foram os campeões de vendas entre os automóveis. Quarto nos dois últimos meses, o VW Gol (4.583) subiu uma posição. Novamente no top 5 e com mais de 80% de participação em suas vendas totais – a maior do top 10 -, o Jeep Compass (4.296) ficou à frente do Fiat Argo (4.112). O Ford Ka (4.082), que havia sido o quinto há algumas semanas, caiu para sexto.
O novato Chevrolet Onix Plus (3.935), menos de 200 unidades à frente do Ford Ka Sedan (3.740), assumiu a liderança entre os modelos três-volumes. A surpresa ficou por conta do T-Cross: com 3.550 unidades, o mais recente VW chegou ao top 10 com quase 57% de vendas diretas. O Nissan Kicks (3.020), em 10º, chegou praticamente aos 60%.
Reforçando a sua força no varejo, os Hyundai HB20 (1.921) e HB20S (556) foram apenas 19º e 34º colocados, respectivamente. Na mesma situação, o Toyota Corolla (572) figurou numa modesta 33ª posição. Único premium do top 50, o Audi Q5 (214) emplacou quase 90% de todas as suas unidades através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
NOV 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.121 |
42,33% |
19.184 |
2º |
JEEP RENEGADE |
4.775 |
76,61% |
6.233 |
3º |
VW GOL |
4.583 |
69,72% |
6.573 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.296 |
82,62% |
5.200 |
5º |
FIAT ARGO |
4.112 |
49,72% |
8.270 |
6º |
FORD KA |
4.082 |
45,52% |
8.968 |
7º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.935 |
48,63% |
8.092 |
8º |
FORD KA SEDAN |
3.740 |
72,49% |
5.159 |
9º |
VW T-CROSS |
3.550 |
56,75% |
6.256 |
10º |
NISSAN KICKS |
3.020 |
59,98% |
5.035 |
11º |
RENAULT LOGAN |
2.936 |
90,98% |
3.227 |
12º |
VW POLO |
2.832 |
39,51% |
7.168 |
13º |
RENAULT KWID |
2.521 |
41,95% |
6.009 |
14º |
RENAULT SANDERO |
2.501 |
57,00% |
4.388 |
15º |
VW VIRTUS |
2.112 |
50,24% |
4.204 |
16º |
RENAULT CAPTUR |
2.099 |
73,99% |
2.837 |
17º |
RENAULT DUSTER |
2.068 |
75,23% |
2.749 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
2.060 |
69,43% |
2.967 |
19º |
HYUNDAI HB20 |
1.921 |
23,86% |
8.050 |
20º |
VW VOYAGE |
1.908 |
87,16% |
2.189 |
21º |
HYUNDAI CRETA |
1.827 |
39,63% |
4.610 |
22º |
FIAT UNO |
1.440 |
92,78% |
1.552 |
23º |
FORD ECOSPORT |
1.401 |
43,63% |
3.211 |
24º |
FIAT MOBI |
1.186 |
31,42% |
3.775 |
25º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.030 |
69,59% |
1.480 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
883 |
34,12% |
2.588 |
27º |
FIAT DOBLÒ |
859 |
90,80% |
946 |
28º |
CITROËN C4 CACTUS |
826 |
60,82% |
1.358 |
29º |
CHEVROLET COBALT |
790 |
87,97% |
898 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
649 |
40,46% |
1.604 |
31º |
CHEVROLET PRISMA |
613 |
22,34% |
2.744 |
32º |
TOYOTA YARIS HATCH |
612 |
18,29% |
3.347 |
33º |
TOYOTA COROLLA |
572 |
12,54% |
4.560 |
34º |
HYUNDAI HB20S |
556 |
21,42% |
2.596 |
35º |
NISSAN VERSA |
494 |
28,70% |
1.721 |
36º |
VW FOX |
464 |
17,51% |
2.650 |
37º |
PEUGEOT 208 |
416 |
78,20% |
532 |
38º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
415 |
26,50% |
1.566 |
39º |
FIAT SIENA |
407 |
38,54% |
1.056 |
40º |
VW TIGUAN |
397 |
37,99% |
1.045 |
41º |
PEUGEOT 2008 |
392 |
48,22% |
813 |
42º |
FIAT CRONOS |
376 |
17,12% |
2.196 |
43º |
HONDA FIT |
358 |
23,07% |
1.552 |
44º |
HONDA WR-V |
355 |
29,34% |
1.210 |
45º |
TOYOTA SW4 |
348 |
31,15% |
1.117 |
46º |
VW UP |
257 |
20,49% |
1.254 |
47º |
HONDA CITY |
223 |
24,40% |
914 |
48º |
AUDI Q5 |
214 |
88,07% |
243 |
49º |
HONDA HR-V |
209 |
4,39% |
4.762 |
50º |
VW JETTA |
203 |
35,93% |
565 |
Sem surpresas, a Fiat dominou o ranking de comerciais leves. Strada (6.161) e Toro (5.305) tiveram mais de 84% de suas vendas via fabricante. Acima dos 90%, a VW Saveiro (3.208) fechou o pódio com mais do que o dobro registrado pela Chevrolet S10 (1.600), a menos dependente da modalidade dentro do top 5, completado pela Fiat Fiorino (1.243).
Quarta em outubro, a Ford Ranger (1.077) caiu para o sétimo lugar, ultrapassada pela Renault Duster Oroch (1.171) e por pouco também não perde a posição para a Toyota Hilux (1.074). À frente da Chevrolet Montana (979), a VW Amarok (1.036) emplacou 2/3 de suas unidades através de faturamento direto.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
NOV 19 |
1º |
FIAT STRADA |
6.161 |
96,09% |
6.412 |
2º |
FIAT TORO |
5.305 |
84,46% |
6.281 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.208 |
93,26% |
3.440 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.600 |
61,02% |
2.622 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.243 |
80,35% |
1.547 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.171 |
83,11% |
1.409 |
7º |
FORD RANGER |
1.077 |
61,40% |
1.754 |
8º |
TOYOTA HILUX |
1.074 |
33,30% |
3.225 |
9º |
VW AMAROK |
1.036 |
67,93% |
1.525 |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
979 |
90,23% |
1.085 |
11º |
FIAT DUCATO |
497 |
92,21% |
539 |
12º |
RENAULT MASTER |
466 |
72,36% |
644 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
431 |
42,93% |
1.004 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
338 |
52,00% |
650 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
231 |
95,85% |
241 |
16º |
CITROËN JUMPY |
152 |
95,00% |
160 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
112 |
84,21% |
133 |
18º |
HYUNDAI HR |
67 |
16,03% |
418 |
19º |
IVECO DAILY 35S14 |
57 |
30,98% |
184 |
20º |
VW EXPRESS |
49 |
14,24% |
344 |
21º |
CITROËN BERLINGO |
33 |
86,84% |
38 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
16 |
94,12% |
17 |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
10 |
13,51% |
74 |
24º |
RAM 2500 |
7 |
87,50% |
8 |
25º |
AGRALE MARRUÁ |
6 |
100,00% |
6 |
26º |
CITROËN JUMPER |
5 |
100,00% |
5 |
27º |
RENAULT KANGOO |
3 |
100,00% |
3 |
28º |
IVECO DAILY |
1 |
100,00% |
1 |
29º |
JAC V260 |
1 |
4,76% |
21 |
30º |
KIA K2500 |
1 |
0,57% |
176 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Volkswagen T-Cross 200 TSI Comfortline
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia