Ranking dos carros mais vendidos na Alemanha: Novo Fiesta supera Polo
Novo BMW Série 3 cresceu quase 50% no último ano
Em alta pelo 2º mês seguido, a Alemanha comercializou 284.593 veículos novos em outubro, 12,7% a mais do que no mesmo período de 2018, e registrou o melhor acumulado nos dez primeiros meses (3.024.751) para o maior mercado da Europa desde o ano de 2009, de acordo com o Best Selling Cars Blog.
Entre as montadoras, o destaque coube à Mercedes: vice-líder com 33.606 unidades, a marca atingiu seu recorde de participação de mercado (11,8%), superando os 11,2% de novembro passado. Dona de 1/5 do total vendido, a Volkswagen (56.877) cresceu quase 40% - vale ressaltar, no entanto, que o desempenho em 2018 havia sido fraco em função do WLTP, um procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes que prejudicou especialmente as marcas do Grupo VW.
Entre os modelos, houve dupla liderança da VW: o Golf, com 19.436 unidades, cresceu pelo 2º mês seguido e emplacou mais do que o dobro do Tiguan (7.662). Oitavo colocado em setembro, o Mercedes Classe E (5.775) superou por muito pouco o Classe C (5.742) para garantir lugar no pódio - posição que não ocupava há bastante tempo.
Com nova geração chegando ao mercado em dezembro, o Ford Kuga (5.035) se destacou completando o top 5 em sua melhor colocação desde o lançamento. Fora do top 10 por apenas 8 unidades, o BMW Série 3 (4.426) cresceu quase 48% nos últimos 12 meses. Em 14º, o VW Polo (4.298) foi batido pelo Mercedes Classe A (4.370) e pelo Ford Fiesta (4.326) de nova geração, que infelizmente não veio para o Brasil.
Em início de carreira no país, o T-Cross mostrou potencial para aparecer entre os primeiros colocados nos próximos meses: com 3.582 unidades, o menor SUV da VW foi o 18º colocado no geral e vice-líder no varejo. O novo Toyota Corolla, que havia estreado no top 50 em setembro, repetiu a dose com 1.953 unidades.
Ranking: carros mais vendidos na Alemanha
POS. |
MODELO |
OUT.19 |
% MERCADO |
OUT.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
19.436 |
6,8% |
17.291 |
12,4% |
2 |
VW TIGUAN |
7.662 |
2,7% |
5.440 |
40,8% |
3 |
MERCEDES CLASSE E |
5.775 |
2,0% |
4.237 |
36,3% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
5.742 |
2,0% |
5.284 |
8,7% |
5 |
FORD KUGA |
5.035 |
1,8% |
3.368 |
49,5% |
6 |
MERCEDES GLC |
4.895 |
1,7% |
3.797 |
28,9% |
7 |
MINI |
4.707 |
1,7% |
4.476 |
5,2% |
8 |
FORD FOCUS |
4.705 |
1,7% |
3.793 |
24,0% |
9 |
VW PASSAT |
4.475 |
1,6% |
3.922 |
14,1% |
10 |
OPEL ASTRA |
4.434 |
1,6% |
4.251 |
4,3% |
11 |
BMW SÉRIE 3 |
4.426 |
1,6% |
2.993 |
47,9% |
12 |
MERCEDES CLASSE A |
4.370 |
1,5% |
4.581 |
-4,6% |
13 |
FORD FIESTA |
4.326 |
1,5% |
4.789 |
-9,7% |
14 |
VW POLO |
4.298 |
1,5% |
4.446 |
-3,3% |
15 |
VW T-ROC |
4.150 |
1,5% |
2.144 |
93,6% |
16 |
SKODA OCTAVIA |
3.839 |
1,3% |
4.649 |
-17,4% |
17 |
OPEL CORSA |
3.787 |
1,3% |
4.390 |
-13,7% |
18 |
VW T-CROSS |
3.582 |
1,3% |
- |
NOVO |
19 |
AUDI A6 |
3.341 |
1,2% |
2.164 |
54,4% |
20 |
VW CADDY |
3.275 |
1,2% |
1.369 |
139,2% |
21 |
BMW SÉRIE 5 |
3.159 |
1,1% |
3.620 |
-12,7% |
22 |
MERCEDES CLASSE B |
3.147 |
1,1% |
3.193 |
-1,4% |
23 |
AUDI A4 |
3.010 |
1,1% |
327 |
820,5% |
24 |
BMW X1 |
2.934 |
1,0% |
2.455 |
19,5% |
25 |
SKODA FABIA |
2.849 |
1,0% |
2.673 |
6,6% |
26 |
VW TOURAN |
2.844 |
1,0% |
995 |
185,8% |
27 |
FIAT 500 |
2.840 |
1,0% |
2.204 |
28,9% |
28 |
RENAULT CAPTUR |
2.809 |
1,0% |
1.260 |
122,9% |
29 |
HYUNDAI I30 |
2.746 |
1,0% |
1.821 |
50,8% |
30 |
BMW SÉRIE 2 |
2.718 |
1,0% |
3.055 |
-11,0% |
31 |
BMW SÉRIE 1 |
2.607 |
0,9% |
4.321 |
-39,7% |
32 |
SEAT LEON |
2.601 |
0,9% |
2.938 |
-11,5% |
33 |
SKODA KODIAQ |
2.572 |
0,9% |
678 |
279,4% |
34 |
VW TRANSPORTER |
2.468 |
0,9% |
1.031 |
139,4% |
35 |
MAZDA CX-3 |
2.400 |
0,8% |
1.582 |
51,7% |
36 |
SMART FORTWO |
2.390 |
0,8% |
3.038 |
-21,3% |
37 |
VW UP |
2.315 |
0,8% |
2.548 |
-9,1% |
38 |
SKODA KAROQ |
2.223 |
0,8% |
2.252 |
-1,3% |
39 |
BMW X3 |
2.213 |
0,8% |
2.744 |
-19,4% |
40 |
MERCEDES CLASSE V |
2.137 |
0,8% |
1.907 |
12,1% |
41 |
HYUNDAI KONA |
2.049 |
0,7% |
1.637 |
25,2% |
42 |
MERCEDES CLA |
2.028 |
0,7% |
2.003 |
1,2% |
43 |
TOYOTA YARIS |
2.016 |
0,7% |
1.935 |
4,2% |
44 |
KIA CEED |
2.000 |
0,7% |
1.112 |
79,9% |
45 |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.973 |
0,7% |
2.819 |
-30,0% |
46 |
TOYOTA COROLLA |
1.953 |
0,7% |
- |
NOVO |
47 |
SEAT ATECA |
1.941 |
0,7% |
1.267 |
53,2% |
48 |
AUDI A3 |
1.938 |
0,7% |
1.604 |
20,8% |
49 |
SKODA SUPERB |
1.864 |
0,7% |
1.986 |
-6,1% |
50 |
SEAT ARONA |
1.832 |
0,6% |
1.596 |
14,8% |
Ranking: marcas mais vendidas na Alemanha
POS. |
MARCA |
OUT.19 |
% MERCADO |
OUT.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
56.877 |
20,0% |
40.811 |
39,4% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
33.606 |
11,8% |
31.737 |
5,9% |
3 |
BMW |
24.319 |
8,5% |
23.521 |
3,4% |
4 |
FORD |
22.365 |
7,9% |
22.346 |
0,1% |
5 |
AUDI |
16.990 |
6,0% |
7.785 |
118,2% |
6 |
SKODA |
15.928 |
5,6% |
14.422 |
10,4% |
7 |
OPEL |
13.753 |
4,8% |
19.545 |
-29,6% |
8 |
HYUNDAI |
10.378 |
3,6% |
9.272 |
11,9% |
9 |
RENAULT |
10.118 |
3,6% |
6.463 |
56,6% |
10 |
SEAT |
9.800 |
3,4% |
8.099 |
21,0% |
11 |
TOYOTA |
7.237 |
2,5% |
6.896 |
4,9% |
12 |
MAZDA |
6.186 |
2,2% |
5.971 |
3,6% |
13 |
PEUGEOT |
5.752 |
2,0% |
5.756 |
-0,1% |
14 |
KIA |
5.723 |
2,0% |
5.208 |
9,9% |
15 |
FIAT |
5.554 |
2,0% |
5.433 |
2,2% |
16 |
MINI |
4.707 |
1,7% |
4.476 |
5,2% |
17 |
MITSUBISHI |
4.547 |
1,6% |
4.883 |
-6,9% |
18 |
VOLVO |
4.498 |
1,6% |
4.270 |
5,3% |
19 |
CITROËN |
3.863 |
1,4% |
3.908 |
-1,2% |
20 |
SMART |
3.749 |
1,3% |
4.539 |
-17,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
284.593 |
... |
252.628 |
12,7% |
|
ACUMULADO |
3.024.751 |
... |
2.926.046 |
3,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Ford Fiesta Vignale 2018 - Europa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais