O novo Volkswagen Golf de oitava geração pode chegar ao Brasil já em 2020. Em conversa com o presidente da marca para a América Latina, Pablo Di Si, a reportagem do Motor1.com aproveitou para questionar o executivo sobre a unidade do modelo que foi flagrada na Argentina e, mais do que isso, sobre a suposta informação da rede de que o hatch chegaria tanto ao nosso mercado quanto ao mercado argentino no ano que vem.
Sempre muito solícito com a imprensa, Di Si falou que é normal testar os carros aqui na América do Sul mesmo que não venham para cá. "Nossas condições de rodagem servem para avaliar carros que vão para a China, África e alguns mercados da Europa oriental, por exemplo", revelou o executivo. No entanto, quando questionado sobre a efetiva vinda do Golf 8 ao Brasil já em 2020, Di Si desconversou. "Não vou confirmar, mas também não vou dizer que não vem", brincou, em meio a risos.
Não seria uma estratégia inédita. Afinal, o Golf 7 veio ao Brasil apenas um ano depois de ser lançado na Alemanha. Foi mostrado no Salão de Frankfurt de 2012 e veio para cá no segundo semestre de 2013. Os primeiros lotes do modelo vieram da Alemanha, para depois então começar a ser feito no México e, mais tarde, passar a ser produzido em São José dos Pinhais (PR). Desta vez, a VW já declarou que a produção do Golf 8 será totalmente concentrada na Alemanha. Trazê-lo a partir do final do ano que vem, portanto, não seria nenhuma surpresa, ainda mais porque a VW poderia aproveitar o Salão do Automóvel para mostrá-lo ao público.
Uma diferença é que o Golf 8 virá apenas em versões específicas - e mais caras: a híbrida GTE, cujo modelo atual custa R$ 199.990, e a esportiva GTI, que manterá o motor 2.0 turbo, mas chegará a cerca de 250 cv (30 cv a mais que hoje). A ideia é que ele seja uma vitrine de tecnologia da VW aqui no Brasil.
Embora tenha mantido boa parte do design do modelo atual, o Golf 8 incorpora diversas inovações em termos de tecnologia. O painel ganhou comandos sensíveis ao toque e o quadro de instrumentos digital passa a ser praticamente integrado à multimídia, como se fosse um único conjunto de telas. Além disso, o hatch também recebeu diversos itens de condução semi-autônoma. Das versões que deverão vir ao Brasil, apenas a GTE já foi mostrada. A nova GTI deve estrear em breve na Europa, já como linha 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos