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Chery QQ: fim da linha para o carro mais barato do Brasil

Subcompacto desaparece do site e deixa de ser produzido em Jacareí (SP)

Chery QQ - Teste instrumentado

Resquício de uma outra época da fabricante, o Chery QQ enfim deixa de ser vendido no Brasil, três meses após concessionárias revelarem ao Motor1.com que o subcompacto já não era mais produzido. O hatchback feito em Jacareí (SP) carregava o título de carro mais barato do Brasil, por R$ 28.740 e seu fim faz com que não exista mais nenhum automóvel 0km abaixo dos R$ 30 mil. Em nota, a Caoa Chery confirmou o fim do veículo:

A Caoa Chery informa que a produção do QQ nacional está sendo descontinuada da unidade fabril de Jacareí, seguindo uma decisão estratégica da marca. Com isso, a empresa passa a focar seus negócios e investimentos nas linhas de SUVs e sedans.

Galeria: Chery QQ - Teste instrumentado

Seu fim foi revelado de uma forma bem silenciosa. A Caoa Chery mexeu em seu site oficial, adotando um novo design e retirou o carro da lista de produtos, que agora conta somente com Tiggo 2, Tiggo 5X, Tiggo 7 e Arrizo 5. Nos últimos meses, o subcompacto já havia desaparecido das concessionárias e os vendedores normalmente não aceitavam mais encomendas, dizendo que ele não era mais produzido desde maio.

O QQ era vendido por R$ 28.740 na versão de entrada Smile, equipado com rádio, computador de bordo, vidros elétricos nas portas dianteiras e ajuste elétrico da altura do farol. A configuração intermediária era a Look, que adicionava ar-condicionado, direção hidráulica e mais, sendo comercializada por R$ 33.040. Por fim, a versão topo de linha ACT custava R$ 34.540 e ganhava vidros elétricos traseiros, desembaçador e limpador traseiro, rodas de liga leve de 14” e retrovisores laterais com ajuste elétrico.

Independente da versão, o subcompacto era oferecido sempre com o motor 1.0 de três cilindros, gerando 75 cv a 6.000 rpm e 10,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. A única opção de transmissão era a manual de cinco marchas.

Chery QQ - Teste instrumentado
Chery QQ - Teste instrumentado

O fim do QQ não é nenhuma surpresa, já que pequeno hatchback nunca teve um resultado expressivo no país. Ao longo de 2018, ele emplacou somente 3.176 mil unidades, com uma média de 264 unidades por mês. Como comparação, o Fiat Mobi somou 49.491 unidades no mesmo período. Até o Volkswagen Up!, que parte de R$ 49.590 (ou seja, R$ 20 mil mais do que o Chery) emplacou 20.563 veículos.

Novos produtos em 2020

A saída do Chery QQ da fábrica de Jacareí ajudará a empresa a abrir espaço para um novo produto: o Arrizo 6. Também conhecido como Arrizo GX, trata-se de um sedã médio, do porte de Toyota Corolla e Honda Civic, e que ficará posicionado acima do Arrizo 5. Terá motor 1.5 turbo de 147 cv usado no Tiggo 5X, e câmbio CVT que simula nove marchas.

A outra novidade da marca para o Brasil será o Caoa Chery Tiggo 8, SUV que ocupará a posição de carro mais caro da empresa. Reestilizado recentemente na China, ele ganhou um novo motor 1.6 turbo com injeção direta, entregando 197 cv e 29,6 kgfm, acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Será produzido em Anápolis (GO), ao lado do Tiggo 5X e do Tiggo 7.

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