A ofensiva de SUVs e crossovers da Volkswagen ainda tem muitos capítulos pela frente. O próximo deles será um novo modelo compacto, posicionado abaixo do T-Cross e que deve ser batizado como T-Sport. Motor1.com havia antecipado diversas novidades sobre este carro e agora fontes ligadas à empresa confirmam algumas das informações. Ele realmente será uma opção de alto volume, com preços abaixo do T-Cross, e usará o mesmo entre-eixos que o Polo, embora com um porta-malas mais amplo devido ao maior balanço traseiro. O lançamento acontecerá no 2º trimestre de 2020.
Rodando camuflado em testes pela capital paulista, como mostram as imagens enviadas pelo leitor Leandro Silva, o Volkswagen T-Sport terá uma proposta diferente do T-Cross, começando pelo seu tamanho. O T-Cross brasileiro utiliza o entre-eixos de 2,65 metros, mesma medida do Virtus, enquanto o T-Sport usará o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo e do T-Cross europeu. A diferença será compensada nos balanços, principalmente no traseiro, não só para criar o visual de SUV-cupê, como também para ter um porta-malas mais generoso do que o do hatch.
Nossas fontes adiantam que o T-Sport será um modelo de alto volume, posicionado abaixo do T-Cross também em preços. Ou seja, terá versões abaixo de R$ 80 mil, já que o T-Cross parte de R$ 84.990 na versão 1.0 TSI manual. É bem possível que ofereça algumas configurações por menos de R$ 70 mil, tornando-se também uma opção para o público PCD.
Uma novidade adiantada por nossas fontes é que o SUV-cupê fará a estreia da nova central multimídia da Volkswagen, desenvolvida no Brasil, com funcionamento mais intuitivo e interface inédita. Este sistema será global, usado também no T-Sport que será feito na Europa. Não conseguimos mais informações, mas é provável que seja uma opção que faça a ponte entre as multimídias de 6,5" e 8" oferecidas atualmente.
A motorização ainda é um mistério. Segundo o jornalista Douglas Mendonça, o primeiro a revelar a existência do T-Sport, ele será oferecido somente com motor 1.0 TSI, mas em duas configurações. Enquanto as versões mais caras terão os mesmos 128 cv e 20,4 kgfm, as opções de entrada teriam 116 cv e 17,3 kgfm, sem variador de fase no comando das válvulas de escape, além de novos turbo e intercooler. O motor menos potente contaria apenas com o câmbio manual de 6 marchas, enquanto o de 128 cv estaria disponível somente com o automático de 6 posições.
O lançamento do Volkswagen T-Sport já foi confirmado pela fabricante para o 2º trimestre de 2020, com produção em São Bernardo do Campo (SP). A apresentação deve acontecer por volta de maio, chegando às lojas logo em seguida. Para depois dele, a marca trabalha no Tarek, SUV médio que irá competir com o Jeep Compass, com produção na Argentina a partir de 2021.
Com reportagem de Daniel Messeder
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira