Equipado com motor V8 biturbo de 815 cv, esportivo presta homenagem ao M1A feito por Bruce McLaren

Depois do Senna e do P1, a McLaren apresenta seu novo carro do programa especial chamado Ultimate Series: o McLaren Elva. Construído como um conversível, o esportivo é o mais leve já feito pela fabricante e também um dos mais rápidos, capaz de chegar a 200 km/h em apenas 6,7 segundos. Terá produção limitada a 399 unidades, cada uma por 1.425.000 libras (o que dá aproximadamente R$ 7,6 milhões) – até Fernando Alonso já comprou um.

Galeria: McLaren Elva

O McLaren Elva nasceu como homenagem ao Elva M1A, desenvolvido por Bruce McLaren na década de 1960 e construído por uma pequena empresa inglesa chamada Elva – a McLaren não tinha capacidade de produzir o carro em série. Manteve o estilo de speedster, um conversível sem parabrisa e que foi desenhado para que o ar seja direcionado de forma a não incomodar os passageiros. Mas, se quiser um parabrisa, ele é oferecido como opcional.

Também faz o seu papel de esportivo com tranquilidade. Equipado com o motor 4.0 V8 biturbo de 815 cv e 81,5 kgfm, o mesmo usado pelo McLaren Senna, e acompanhado do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A fabricante diz que ele é o carro mais leve que já criou, embora não revele seu peso. Esta leveza ajuda o conversível a ser também um dos mais rápidos da empresa, precisando de menos de três segundos para alcançar os 100 km/h e 6,7 s até os 200 km/h, menos do que o Senna.

McLaren Elva
McLaren Elva

Embora seja bem leve, ele ainda conta com alguns equipamentos como uma central multimídia de 8” na vertical e um painel de instrumentos digital. O ar-condicionado é controlado completamente pela multimídia, deixando o interior com o mínimo de botões. Ainda tem um espaço para guardar dois capacetes, para facilitar a vida quando for para uma pista.

O McLaren Elva já começou a ser vendido na Europa, limitado a 399 unidades. A produção começará em breve, enquanto as entregas estão previstas para o final de 2020. A fabricante não confirma quantas unidades já foram encomendadas (afinal, é normal que marcas como a McLaren ofereça edições limitadas para seus clientes mais leais), mas já sabemos que Fernando Alonso reservou um Elva. Ainda não há informações sele chegará ao Brasil.