Após meses seguidos em alta, o mercado brasileiro recuou em outubro. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves atingiram 241.175 unidades, 1,37% a menos do que no mesmo período do ano passado. Em relação a setembro (223.217), no entanto, houve um avanço de 8,05%.
O acumulado dos dez primeiros meses de 2019, de 2.176.145 unidades, é 7,52% superior ao de 2018. "O ritmo de crescimento permanece moderado e estável, e positivo no acumulado, o que é muito importante para os resultados do setor em 2019. Conforme as projeções da Fenabrave, o ano deverá ser encerrado com crescimento de 10,03% considerado todos os segmentos somados", afirmou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Com 43.294 unidades, a Chevrolet completou quatro anos seguidos sem nenhuma rival à frente. A vantagem em relação à VW (37.756) foi maior do que a da alemã em relação à Fiat (34.420). A Ford, com 20.829 unidades, voltou ao "G4" depois de 12 meses de ausência. A disputa pelo quinto lugar foi acirrada, com a Toyota à frente da Renault por menos de 300 unidades (19.847 x 19.587).
Sétima, a Hyundai (17.631) viu a Toyota abrir vantagem no acumulado do ano na disputa pela sexta posição. Mais uma vez à frente da Honda (10.715), a Jeep (12.433) reduziu para pouco mais de 500 unidades a diferença em relação à marca japonesa no ano. Em 12ª, a Caoa Chery (2.194) foi a campeã de evolução sobre 2018 (+65%).
POS. |
MARCA |
TOTAL 2019 |
OUT 19 (A) |
PART. |
SET 19 (B) |
% (A / B) |
OUT 18 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
389.040 |
43.294 |
17,95% |
40.836 |
6,02% |
44.082 |
-1,79% |
2º |
VW |
336.133 |
37.756 |
15,66% |
35.706 |
5,74% |
37.470 |
0,76% |
3º |
FIAT |
299.639 |
34.420 |
14,27% |
30.029 |
14,62% |
34.357 |
0,18% |
4º |
FORD |
180.164 |
20.829 |
8,64% |
18.007 |
15,67% |
21.764 |
-4,30% |
5º |
TOYOTA |
176.067 |
19.847 |
8,23% |
15.772 |
25,84% |
19.695 |
0,77% |
6º |
RENAULT |
194.116 |
19.587 |
8,12% |
22.951 |
-14,66% |
21.706 |
-9,76% |
7º |
HYUNDAI |
172.333 |
17.631 |
7,31% |
16.364 |
7,74% |
18.870 |
-6,57% |
8º |
JEEP |
106.422 |
12.433 |
5,16% |
10.660 |
16,63% |
9.887 |
25,75% |
9º |
HONDA |
106.969 |
10.715 |
4,44% |
10.651 |
0,60% |
13.314 |
-19,52% |
10º |
NISSAN |
78.113 |
9.377 |
3,89% |
8.453 |
10,93% |
8.681 |
8,02% |
11º |
CITROËN |
22.293 |
2.242 |
0,93% |
2.069 |
8,36% |
2.005 |
11,82% |
12º |
CHERY |
16.090 |
2.194 |
0,91% |
1.849 |
18,66% |
1.330 |
64,96% |
13º |
PEUGEOT |
18.089 |
1.853 |
0,77% |
1.588 |
16,69% |
2.040 |
-9,17% |
14º |
MITSUBISHI |
18.203 |
1.749 |
0,73% |
1.679 |
4,17% |
1.850 |
-5,46% |
15º |
BMW |
10.482 |
1.453 |
0,60% |
1.286 |
12,99% |
1.062 |
36,82% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
10.053 |
1.071 |
0,44% |
1.230 |
-12,93% |
1.489 |
-28,07% |
17º |
KIA |
7.936 |
990 |
0,41% |
661 |
49,77% |
953 |
3,88% |
18º |
AUDI |
7.051 |
795 |
0,33% |
858 |
-7,34% |
759 |
4,74% |
19º |
VOLVO |
6.181 |
722 |
0,30% |
595 |
21,34% |
896 |
-19,42% |
20º |
LAND ROVER |
4.815 |
537 |
0,22% |
487 |
10,27% |
426 |
26,06% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.176.145 |
241.175 |
100,00% |
223.217 |
8,05% |
244.537 |
-1,37% |
Onix sobrando mesmo com geração antiga, HB20 novo atrás do Ka, novato Onix Plus perto do top 5, novo Corolla de volta ao top 10, SUVs mostrando força, Cronos à frente do Voyage, Tiggo 5X acima de 1 mil unidades. Confira agora a lista oficial dos 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em outubro.
POS. |
MODELO |
OUT 19 |
% TOTAL |
SET 19 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
CHEVROLET ONIX |
21.198 |
10,36% |
21.044 |
11,21% |
0,73% |
1º |
2º |
FORD KA |
9.691 |
4,74% |
7.891 |
4,20% |
22,81% |
4º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.332 |
4,07% |
7.145 |
3,80% |
16,61% |
5º |
4º |
FIAT ARGO |
7.586 |
3,71% |
5.730 |
3,05% |
32,39% |
9º |
5º |
VW POLO |
7.245 |
3,54% |
6.282 |
3,35% |
15,33% |
7º |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
7.140 |
3,49% |
617 |
0,33% |
1057,21% |
- |
7º |
JEEP RENEGADE |
6.680 |
3,27% |
6.089 |
3,24% |
9,71% |
8º |
8º |
VW GOL |
6.570 |
3,21% |
6.850 |
3,65% |
-4,09% |
6º |
9º |
TOYOTA COROLLA |
6.211 |
3,04% |
4.077 |
2,17% |
52,34% |
16º |
10º |
RENAULT KWID |
6.066 |
2,97% |
8.826 |
4,70% |
-31,27% |
3º |
11º |
JEEP COMPASS |
5.727 |
2,80% |
4.554 |
2,42% |
25,76% |
12º |
12º |
NISSAN KICKS |
5.550 |
2,71% |
4.497 |
2,39% |
23,42% |
13º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
5.324 |
2,60% |
4.713 |
2,51% |
12,96% |
11º |
14º |
VW T-CROSS |
5.084 |
2,49% |
3.776 |
2,01% |
34,64% |
19º |
15º |
FORD KA SEDAN |
5.083 |
2,49% |
4.450 |
2,37% |
14,22% |
14º |
16º |
FIAT MOBI |
4.569 |
2,23% |
4.377 |
2,33% |
4,39% |
15º |
17º |
VW VIRTUS |
4.457 |
2,18% |
4.043 |
2,15% |
10,24% |
17º |
18º |
RENAULT SANDERO |
4.288 |
2,10% |
5.355 |
2,85% |
-19,93% |
10º |
19º |
CHEVROLET PRISMA |
4.259 |
2,08% |
8.946 |
4,76% |
-52,39% |
2º |
20º |
HONDA HR-V |
4.137 |
2,02% |
3.839 |
2,04% |
7,76% |
18º |
21º |
FORD ECOSPORT |
3.478 |
1,70% |
3.262 |
1,74% |
6,62% |
21º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.192 |
1,56% |
2.711 |
1,44% |
17,74% |
23º |
23º |
RENAULT CAPTUR |
2.799 |
1,37% |
2.729 |
1,45% |
2,57% |
22º |
24º |
HYUNDAI HB20S |
2.769 |
1,35% |
3.334 |
1,78% |
-16,95% |
20º |
25º |
VW FOX |
2.764 |
1,35% |
2.552 |
1,36% |
8,31% |
24º |
26º |
CHEVROLET SPIN |
2.536 |
1,24% |
2.268 |
1,21% |
11,82% |
26º |
27º |
HONDA CIVIC |
2.536 |
1,24% |
2.377 |
1,27% |
6,69% |
25º |
28º |
FIAT CRONOS |
2.533 |
1,24% |
2.102 |
1,12% |
20,50% |
29º |
29º |
VW VOYAGE |
2.499 |
1,22% |
2.260 |
1,20% |
10,58% |
27º |
30º |
RENAULT LOGAN |
2.394 |
1,17% |
2.014 |
1,07% |
18,87% |
31º |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.387 |
1,17% |
2.140 |
1,14% |
11,54% |
28º |
32º |
RENAULT DUSTER |
2.075 |
1,01% |
2.055 |
1,09% |
0,97% |
30º |
33º |
HONDA FIT |
1.961 |
0,96% |
1.965 |
1,05% |
-0,20% |
32º |
34º |
NISSAN VERSA |
1.959 |
0,96% |
1.890 |
1,01% |
3,65% |
33º |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.686 |
0,82% |
1.345 |
0,72% |
25,35% |
37º |
36º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.577 |
0,77% |
1.479 |
0,79% |
6,63% |
35º |
37º |
FIAT UNO |
1.527 |
0,75% |
1.504 |
0,80% |
1,53% |
34º |
38º |
FIAT SIENA |
1.490 |
0,73% |
1.039 |
0,55% |
43,41% |
43º |
39º |
CHEVROLET COBALT |
1.467 |
0,72% |
831 |
0,44% |
76,53% |
48º |
40º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.229 |
0,60% |
883 |
0,47% |
39,18% |
47º |
41º |
VW UP |
1.229 |
0,60% |
1.162 |
0,62% |
5,77% |
40º |
42º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.228 |
0,60% |
980 |
0,52% |
25,31% |
44º |
43º |
TOYOTA SW4 |
1.186 |
0,58% |
1.051 |
0,56% |
12,84% |
42º |
44º |
HONDA WR-V |
1.112 |
0,54% |
916 |
0,49% |
21,40% |
46º |
45º |
VW TIGUAN |
1.088 |
0,53% |
1.228 |
0,65% |
-11,40% |
39º |
46º |
CHEVROLET TRACKER |
1.086 |
0,53% |
1.306 |
0,70% |
-16,85% |
38º |
47º |
CHERY TIGGO 5X |
1.082 |
0,53% |
739 |
0,39% |
46,41% |
50º |
48º |
HONDA CITY |
876 |
0,43% |
1.465 |
0,78% |
-40,20% |
36º |
49º |
PEUGEOT 2008 |
821 |
0,40% |
761 |
0,41% |
7,88% |
49º |
50º |
NISSAN MARCH |
685 |
0,33% |
918 |
0,49% |
-25,38% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
204.523 |
100,00% |
187.795 |
100,00% |
8,91% |
|
POS. |
MODELO |
OUT 19 |
% TOTAL |
SET 19 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
FIAT STRADA |
6.958 |
18,98% |
6.573 |
18,56% |
5,86% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
6.914 |
18,86% |
5.697 |
16,08% |
21,36% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.503 |
12,29% |
4.247 |
11,99% |
6,03% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.397 |
9,27% |
3.187 |
9,00% |
6,59% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.633 |
7,18% |
2.957 |
8,35% |
-10,96% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
2.329 |
6,35% |
2.107 |
5,95% |
10,54% |
6º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.417 |
3,87% |
1.578 |
4,45% |
-10,20% |
8º |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.204 |
3,28% |
1.290 |
3,64% |
-6,67% |
9º |
9º |
VW AMAROK |
1.172 |
3,20% |
1.787 |
5,04% |
-34,42% |
7º |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
973 |
2,65% |
1.153 |
3,26% |
-15,61% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
853 |
2,33% |
737 |
2,08% |
15,74% |
12º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
745 |
2,03% |
841 |
2,37% |
-11,41% |
11º |
13º |
RENAULT MASTER |
733 |
2,00% |
672 |
1,90% |
9,08% |
13º |
14º |
HYUNDAI HR |
528 |
1,44% |
435 |
1,23% |
21,38% |
15º |
15º |
FIAT DUCATO |
455 |
1,24% |
522 |
1,47% |
-12,84% |
14º |
16º |
VW EXPRESS |
380 |
1,04% |
311 |
0,88% |
22,19% |
16º |
17º |
KIA K2500 |
266 |
0,73% |
201 |
0,57% |
32,34% |
18º |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
219 |
0,60% |
204 |
0,58% |
7,35% |
17º |
19º |
CITROËN JUMPY |
189 |
0,52% |
173 |
0,49% |
9,25% |
19º |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
149 |
0,41% |
113 |
0,32% |
31,86% |
22º |
21º |
CITROËN BERLINGO |
141 |
0,38% |
68 |
0,19% |
107,35% |
25º |
22º |
IVECO DAILY 35S14 |
135 |
0,37% |
141 |
0,40% |
-4,26% |
20º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
110 |
0,30% |
121 |
0,34% |
-9,09% |
21º |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
79 |
0,22% |
76 |
0,21% |
3,95% |
24º |
25º |
JAC V260 |
22 |
0,06% |
21 |
0,06% |
4,76% |
27º |
26º |
PEUGEOT BOXER |
22 |
0,06% |
7 |
0,02% |
214,29% |
34º |
27º |
EFFA V21 |
21 |
0,06% |
18 |
0,05% |
16,67% |
28º |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
21 |
0,06% |
23 |
0,06% |
-8,70% |
26º |
29º |
FOTON AUMARK 1039 |
14 |
0,04% |
11 |
0,03% |
27,27% |
31º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
11 |
0,03% |
10 |
0,03% |
10,00% |
33º |
31º |
CITROËN JUMPER |
9 |
0,02% |
16 |
0,05% |
-43,75% |
29º |
32º |
EFFA V22 |
6 |
0,02% |
11 |
0,03% |
-45,45% |
30º |
33º |
IVECO DAILY |
5 |
0,01% |
10 |
0,03% |
-50,00% |
32º |
34º |
BYD T3 |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
FIAT UNO |
4 |
0,01% |
79 |
0,22% |
-94,94% |
23º |
36º |
FORD |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
37º |
FORD F100 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
37º |
38º |
CHEVROLET |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
41º |
39º |
EFFA K01 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
36º |
40º |
FORD F250 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
47º |
41º |
FORD F75 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
48º |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
38º |
43º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
50º |
44º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
FORD CONTOURSE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
FORD F1000 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-75,00% |
35º |
48º |
RENAULT KANGOO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
TOYOTA HIACE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
40º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
36.652 |
100,00% |
35.422 |
100,00% |
3,47% |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira