Após meses seguidos em alta, o mercado brasileiro recuou em outubro. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves atingiram 241.175 unidades, 1,37% a menos do que no mesmo período do ano passado. Em relação a setembro (223.217), no entanto, houve um avanço de 8,05%.
O acumulado dos dez primeiros meses de 2019, de 2.176.145 unidades, é 7,52% superior ao de 2018. "O ritmo de crescimento permanece moderado e estável, e positivo no acumulado, o que é muito importante para os resultados do setor em 2019. Conforme as projeções da Fenabrave, o ano deverá ser encerrado com crescimento de 10,03% considerado todos os segmentos somados", afirmou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Com 43.294 unidades, a Chevrolet completou quatro anos seguidos sem nenhuma rival à frente. A vantagem em relação à VW (37.756) foi maior do que a da alemã em relação à Fiat (34.420). A Ford, com 20.829 unidades, voltou ao "G4" depois de 12 meses de ausência. A disputa pelo quinto lugar foi acirrada, com a Toyota à frente da Renault por menos de 300 unidades (19.847 x 19.587).
Sétima, a Hyundai (17.631) viu a Toyota abrir vantagem no acumulado do ano na disputa pela sexta posição. Mais uma vez à frente da Honda (10.715), a Jeep (12.433) reduziu para pouco mais de 500 unidades a diferença em relação à marca japonesa no ano. Em 12ª, a Caoa Chery (2.194) foi a campeã de evolução sobre 2018 (+65%).
POS. |
MARCA |
TOTAL 2019 |
OUT 19 (A) |
PART. |
SET 19 (B) |
% (A / B) |
OUT 18 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
389.040 |
43.294 |
17,95% |
40.836 |
6,02% |
44.082 |
-1,79% |
2º |
VW |
336.133 |
37.756 |
15,66% |
35.706 |
5,74% |
37.470 |
0,76% |
3º |
FIAT |
299.639 |
34.420 |
14,27% |
30.029 |
14,62% |
34.357 |
0,18% |
4º |
FORD |
180.164 |
20.829 |
8,64% |
18.007 |
15,67% |
21.764 |
-4,30% |
5º |
TOYOTA |
176.067 |
19.847 |
8,23% |
15.772 |
25,84% |
19.695 |
0,77% |
6º |
RENAULT |
194.116 |
19.587 |
8,12% |
22.951 |
-14,66% |
21.706 |
-9,76% |
7º |
HYUNDAI |
172.333 |
17.631 |
7,31% |
16.364 |
7,74% |
18.870 |
-6,57% |
8º |
JEEP |
106.422 |
12.433 |
5,16% |
10.660 |
16,63% |
9.887 |
25,75% |
9º |
HONDA |
106.969 |
10.715 |
4,44% |
10.651 |
0,60% |
13.314 |
-19,52% |
10º |
NISSAN |
78.113 |
9.377 |
3,89% |
8.453 |
10,93% |
8.681 |
8,02% |
11º |
CITROËN |
22.293 |
2.242 |
0,93% |
2.069 |
8,36% |
2.005 |
11,82% |
12º |
CHERY |
16.090 |
2.194 |
0,91% |
1.849 |
18,66% |
1.330 |
64,96% |
13º |
PEUGEOT |
18.089 |
1.853 |
0,77% |
1.588 |
16,69% |
2.040 |
-9,17% |
14º |
MITSUBISHI |
18.203 |
1.749 |
0,73% |
1.679 |
4,17% |
1.850 |
-5,46% |
15º |
BMW |
10.482 |
1.453 |
0,60% |
1.286 |
12,99% |
1.062 |
36,82% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
10.053 |
1.071 |
0,44% |
1.230 |
-12,93% |
1.489 |
-28,07% |
17º |
KIA |
7.936 |
990 |
0,41% |
661 |
49,77% |
953 |
3,88% |
18º |
AUDI |
7.051 |
795 |
0,33% |
858 |
-7,34% |
759 |
4,74% |
19º |
VOLVO |
6.181 |
722 |
0,30% |
595 |
21,34% |
896 |
-19,42% |
20º |
LAND ROVER |
4.815 |
537 |
0,22% |
487 |
10,27% |
426 |
26,06% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.176.145 |
241.175 |
100,00% |
223.217 |
8,05% |
244.537 |
-1,37% |
Onix sobrando mesmo com geração antiga, HB20 novo atrás do Ka, novato Onix Plus perto do top 5, novo Corolla de volta ao top 10, SUVs mostrando força, Cronos à frente do Voyage, Tiggo 5X acima de 1 mil unidades. Confira agora a lista oficial dos 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em outubro.
POS. |
MODELO |
OUT 19 |
% TOTAL |
SET 19 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
CHEVROLET ONIX |
21.198 |
10,36% |
21.044 |
11,21% |
0,73% |
1º |
2º |
FORD KA |
9.691 |
4,74% |
7.891 |
4,20% |
22,81% |
4º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.332 |
4,07% |
7.145 |
3,80% |
16,61% |
5º |
4º |
FIAT ARGO |
7.586 |
3,71% |
5.730 |
3,05% |
32,39% |
9º |
5º |
VW POLO |
7.245 |
3,54% |
6.282 |
3,35% |
15,33% |
7º |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
7.140 |
3,49% |
617 |
0,33% |
1057,21% |
- |
7º |
JEEP RENEGADE |
6.680 |
3,27% |
6.089 |
3,24% |
9,71% |
8º |
8º |
VW GOL |
6.570 |
3,21% |
6.850 |
3,65% |
-4,09% |
6º |
9º |
TOYOTA COROLLA |
6.211 |
3,04% |
4.077 |
2,17% |
52,34% |
16º |
10º |
RENAULT KWID |
6.066 |
2,97% |
8.826 |
4,70% |
-31,27% |
3º |
11º |
JEEP COMPASS |
5.727 |
2,80% |
4.554 |
2,42% |
25,76% |
12º |
12º |
NISSAN KICKS |
5.550 |
2,71% |
4.497 |
2,39% |
23,42% |
13º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
5.324 |
2,60% |
4.713 |
2,51% |
12,96% |
11º |
14º |
VW T-CROSS |
5.084 |
2,49% |
3.776 |
2,01% |
34,64% |
19º |
15º |
FORD KA SEDAN |
5.083 |
2,49% |
4.450 |
2,37% |
14,22% |
14º |
16º |
FIAT MOBI |
4.569 |
2,23% |
4.377 |
2,33% |
4,39% |
15º |
17º |
VW VIRTUS |
4.457 |
2,18% |
4.043 |
2,15% |
10,24% |
17º |
18º |
RENAULT SANDERO |
4.288 |
2,10% |
5.355 |
2,85% |
-19,93% |
10º |
19º |
CHEVROLET PRISMA |
4.259 |
2,08% |
8.946 |
4,76% |
-52,39% |
2º |
20º |
HONDA HR-V |
4.137 |
2,02% |
3.839 |
2,04% |
7,76% |
18º |
21º |
FORD ECOSPORT |
3.478 |
1,70% |
3.262 |
1,74% |
6,62% |
21º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.192 |
1,56% |
2.711 |
1,44% |
17,74% |
23º |
23º |
RENAULT CAPTUR |
2.799 |
1,37% |
2.729 |
1,45% |
2,57% |
22º |
24º |
HYUNDAI HB20S |
2.769 |
1,35% |
3.334 |
1,78% |
-16,95% |
20º |
25º |
VW FOX |
2.764 |
1,35% |
2.552 |
1,36% |
8,31% |
24º |
26º |
CHEVROLET SPIN |
2.536 |
1,24% |
2.268 |
1,21% |
11,82% |
26º |
27º |
HONDA CIVIC |
2.536 |
1,24% |
2.377 |
1,27% |
6,69% |
25º |
28º |
FIAT CRONOS |
2.533 |
1,24% |
2.102 |
1,12% |
20,50% |
29º |
29º |
VW VOYAGE |
2.499 |
1,22% |
2.260 |
1,20% |
10,58% |
27º |
30º |
RENAULT LOGAN |
2.394 |
1,17% |
2.014 |
1,07% |
18,87% |
31º |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.387 |
1,17% |
2.140 |
1,14% |
11,54% |
28º |
32º |
RENAULT DUSTER |
2.075 |
1,01% |
2.055 |
1,09% |
0,97% |
30º |
33º |
HONDA FIT |
1.961 |
0,96% |
1.965 |
1,05% |
-0,20% |
32º |
34º |
NISSAN VERSA |
1.959 |
0,96% |
1.890 |
1,01% |
3,65% |
33º |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.686 |
0,82% |
1.345 |
0,72% |
25,35% |
37º |
36º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.577 |
0,77% |
1.479 |
0,79% |
6,63% |
35º |
37º |
FIAT UNO |
1.527 |
0,75% |
1.504 |
0,80% |
1,53% |
34º |
38º |
FIAT SIENA |
1.490 |
0,73% |
1.039 |
0,55% |
43,41% |
43º |
39º |
CHEVROLET COBALT |
1.467 |
0,72% |
831 |
0,44% |
76,53% |
48º |
40º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.229 |
0,60% |
883 |
0,47% |
39,18% |
47º |
41º |
VW UP |
1.229 |
0,60% |
1.162 |
0,62% |
5,77% |
40º |
42º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.228 |
0,60% |
980 |
0,52% |
25,31% |
44º |
43º |
TOYOTA SW4 |
1.186 |
0,58% |
1.051 |
0,56% |
12,84% |
42º |
44º |
HONDA WR-V |
1.112 |
0,54% |
916 |
0,49% |
21,40% |
46º |
45º |
VW TIGUAN |
1.088 |
0,53% |
1.228 |
0,65% |
-11,40% |
39º |
46º |
CHEVROLET TRACKER |
1.086 |
0,53% |
1.306 |
0,70% |
-16,85% |
38º |
47º |
CHERY TIGGO 5X |
1.082 |
0,53% |
739 |
0,39% |
46,41% |
50º |
48º |
HONDA CITY |
876 |
0,43% |
1.465 |
0,78% |
-40,20% |
36º |
49º |
PEUGEOT 2008 |
821 |
0,40% |
761 |
0,41% |
7,88% |
49º |
50º |
NISSAN MARCH |
685 |
0,33% |
918 |
0,49% |
-25,38% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
204.523 |
100,00% |
187.795 |
100,00% |
8,91% |
|
POS. |
MODELO |
OUT 19 |
% TOTAL |
SET 19 |
% TOTAL |
% VAR. OUT/SET |
POS. SET |
1º |
FIAT STRADA |
6.958 |
18,98% |
6.573 |
18,56% |
5,86% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
6.914 |
18,86% |
5.697 |
16,08% |
21,36% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.503 |
12,29% |
4.247 |
11,99% |
6,03% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.397 |
9,27% |
3.187 |
9,00% |
6,59% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.633 |
7,18% |
2.957 |
8,35% |
-10,96% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
2.329 |
6,35% |
2.107 |
5,95% |
10,54% |
6º |
7º |
FIAT FIORINO |
1.417 |
3,87% |
1.578 |
4,45% |
-10,20% |
8º |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.204 |
3,28% |
1.290 |
3,64% |
-6,67% |
9º |
9º |
VW AMAROK |
1.172 |
3,20% |
1.787 |
5,04% |
-34,42% |
7º |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
973 |
2,65% |
1.153 |
3,26% |
-15,61% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
853 |
2,33% |
737 |
2,08% |
15,74% |
12º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
745 |
2,03% |
841 |
2,37% |
-11,41% |
11º |
13º |
RENAULT MASTER |
733 |
2,00% |
672 |
1,90% |
9,08% |
13º |
14º |
HYUNDAI HR |
528 |
1,44% |
435 |
1,23% |
21,38% |
15º |
15º |
FIAT DUCATO |
455 |
1,24% |
522 |
1,47% |
-12,84% |
14º |
16º |
VW EXPRESS |
380 |
1,04% |
311 |
0,88% |
22,19% |
16º |
17º |
KIA K2500 |
266 |
0,73% |
201 |
0,57% |
32,34% |
18º |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
219 |
0,60% |
204 |
0,58% |
7,35% |
17º |
19º |
CITROËN JUMPY |
189 |
0,52% |
173 |
0,49% |
9,25% |
19º |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
149 |
0,41% |
113 |
0,32% |
31,86% |
22º |
21º |
CITROËN BERLINGO |
141 |
0,38% |
68 |
0,19% |
107,35% |
25º |
22º |
IVECO DAILY 35S14 |
135 |
0,37% |
141 |
0,40% |
-4,26% |
20º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
110 |
0,30% |
121 |
0,34% |
-9,09% |
21º |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
79 |
0,22% |
76 |
0,21% |
3,95% |
24º |
25º |
JAC V260 |
22 |
0,06% |
21 |
0,06% |
4,76% |
27º |
26º |
PEUGEOT BOXER |
22 |
0,06% |
7 |
0,02% |
214,29% |
34º |
27º |
EFFA V21 |
21 |
0,06% |
18 |
0,05% |
16,67% |
28º |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
21 |
0,06% |
23 |
0,06% |
-8,70% |
26º |
29º |
FOTON AUMARK 1039 |
14 |
0,04% |
11 |
0,03% |
27,27% |
31º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
11 |
0,03% |
10 |
0,03% |
10,00% |
33º |
31º |
CITROËN JUMPER |
9 |
0,02% |
16 |
0,05% |
-43,75% |
29º |
32º |
EFFA V22 |
6 |
0,02% |
11 |
0,03% |
-45,45% |
30º |
33º |
IVECO DAILY |
5 |
0,01% |
10 |
0,03% |
-50,00% |
32º |
34º |
BYD T3 |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
FIAT UNO |
4 |
0,01% |
79 |
0,22% |
-94,94% |
23º |
36º |
FORD |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
37º |
FORD F100 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
37º |
38º |
CHEVROLET |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
41º |
39º |
EFFA K01 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
36º |
40º |
FORD F250 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
47º |
41º |
FORD F75 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
48º |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
38º |
43º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
50º |
44º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
FORD CONTOURSE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
FORD F1000 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-75,00% |
35º |
48º |
RENAULT KANGOO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
TOYOTA HIACE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
40º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
36.652 |
100,00% |
35.422 |
100,00% |
3,47% |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela