Relativamente recente no mercado colombiano, o Kwid surpreendeu e foi o grande destaque de setembro. Com 991 unidades, o menor dos Renault assumiu a liderança geral do 5º maior mercado da América Latina pela 1ª vez e ajudou a marca francesa a se aproximar dos 22% de participação de market share.
A marca francesa ainda emplacou outros quatro modelos nas seis primeiras posições (Sandero, Logan, Stepway e Duster) – único intruso no top 6, o Kia Picanto foi o vice-líder, com 853 unidades. Nº 1 no Brasil, o Chevrolet Onix (704) cresceu quase 48% nos últimos 12 meses e assegurou a sétima colocação.
Com avanço de mais de 50%, o VW Gol (555) garantiu a 10ª colocação. Ausente do mercado brasileiro desde a década de 90, a Mazda (1.544) mostra força por lá: à frente da Toyota (1.380), a marca japonesa assegurou dois modelos entre os 12 primeiros: o Mazda 2 (689), em 8º, e o SUV CX-5 (468) em 12º (foto abaixo).
Chegando ao quinto mês seguido de crescimento, a Colômbia comercializou 22.673 veículos novos, quase 6% a mais do que em 2018. O acumulado dos nove primeiros meses, de 185.092 unidades, é 5,3% superior ao registrado há um ano. Quinta entre as montadoras, a VW (1.596) foi a campeã de crescimento (+50,3%).
POS. |
MODELO |
SET. 19 |
% MERCADO |
SET. 18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
RENAULT KWID |
991 |
4,4% |
0 |
NOVO |
2 |
KIA PICANTO |
883 |
3,9% |
933 |
-5,4% |
3 |
RENAULT SANDERO |
853 |
3,8% |
924 |
-7,7% |
4 |
RENAULT LOGAN |
850 |
3,7% |
1.214 |
-30,0% |
5 |
RENAULT STEPWAY |
739 |
3,3% |
711 |
3,9% |
6 |
RENAULT DUSTER |
734 |
3,2% |
670 |
9,6% |
7 |
CHEVROLET ONIX |
704 |
3,1% |
477 |
47,6% |
8 |
MAZDA2 |
689 |
3,0% |
943 |
-26,9% |
9 |
CHEVROLET BEAT |
681 |
3,0% |
737 |
-7,6% |
10 |
VW GOL |
555 |
2,4% |
366 |
51,6% |
11 |
CHEVROLET SPARK |
479 |
2,1% |
818 |
-41,4% |
12 |
MAZDA CX-5 |
468 |
2,1% |
457 |
2,4% |
13 |
NISSAN MARCH |
420 |
1,9% |
462 |
-9,1% |
14 |
CHEVROLET SAIL |
417 |
1,8% |
527 |
-20,9% |
15 |
NISSAN KICKS |
408 |
1,8% |
379 |
7,7% |
16 |
NISSAN NP300 |
394 |
1,7% |
338 |
16,6% |
17 |
KIA SPORTAGE |
392 |
1,7% |
276 |
42,0% |
18 |
TOYOTA HILUX |
391 |
1,7% |
238 |
64,3% |
19 |
TOYOTA FORTUNER |
385 |
1,7% |
267 |
44,2% |
20 |
CHEVROLET TRACKER |
344 |
1,5% |
404 |
-14,9% |
POS. |
MARCA |
SET. 19 |
% MERCADO |
SET. 18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
RENAULT |
4.973 |
21,9% |
4.109 |
21,0% |
2 |
CHEVROLET |
3.753 |
16,6% |
3.836 |
-2,2% |
3 |
NISSAN |
1.976 |
8,7% |
1.826 |
8,2% |
4 |
KIA |
1.704 |
7,5% |
1.724 |
-1,2% |
5 |
VOLKSWAGEN |
1.596 |
7,0% |
1.062 |
50,3% |
6 |
MAZDA |
1.544 |
6,8% |
2.022 |
-23,6% |
7 |
TOYOTA |
1.380 |
6,1% |
1.223 |
12,8% |
8 |
FORD |
852 |
3,8% |
1.094 |
-22,1% |
9 |
SUZUKI |
646 |
2,8% |
735 |
-12,1% |
10 |
MERCEDES-BENZ |
515 |
2,3% |
379 |
35,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
22.673 |
... |
21.430 |
5,8% |
|
ACUMULADO |
185.092 |
... |
175.723 |
5,3% |
Fontes: Andemos / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Picanto 2024 ganha cara de Sportage e fica sem eletrificação
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Latin NCAP: Kia Picanto repete nota zero em estreia do novo protocolo
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Kia Picanto 2021: modelo reestilizado aparece agora na versão aventureira X-Line
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Kia Picanto 2021 ganha estilo mais invocado em reestilização