O destaque absoluto deste início de outubro veio da Chevrolet. Com 2.083 emplacamentos, o novo Onix Plus já aparece à frente do Chevrolet Prisma (que tornou-se Joy Plus) e do rival VW Virtus. Mantido o ritmo, o sedã deve encerrar seu primeiro mês cheio acima das 4 mil unidades.
Na ponta, o Chevrolet Onix hatch (9.323) mantém a enorme vantagem sobre os rivais mesmo com a nova geração chegando às concessionárias apenas em novembro. Na disputa pelo segundo lugar, o Ford Ka (4.468) assegura uma confortável vantagem sobre o Hyundai HB20 (3.684), cuja nova geração começou a ser oficialmente vendida no último dia 10.
Próximo do pódio, o Fiat Argo (3.487) já enxerga o Jeep Renegade (3.215) e o VW Polo (3.150) pelo retrovisor. Com o novo modelo nas ruas, o Toyota Corolla (3.074) voltou ao top 10 com força e aparece em sétimo. Quarto colocado habitual nos últimos rankings, o VW Gol (2.946) caiu para oitavo. Com 2.429 unidades, o Jeep Compass voltou a figurar na parte de cima da lista.
Líder entre os sedãs compactos após a queda do Prisma, o Ford Ka Sedan (2.399) completou o top 10 apenas 4 unidades à frente do Hyundai Creta (2.395), com o Nissan Kicks (2.376) na cola. Terceiro colocado geral em setembro, o Renault Kwid (2.209) foi apenas o 13º. Com 1.742 emplacamentos, o VW T-Cross caiu da 14ª para a 20ª posição.
POS. | MODELO | PARC. OUT. 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 9.323 |
2º | FORD KA | 4.468 |
3º | HYUNDAI HB20 | 3.684 |
4º | FIAT ARGO | 3.487 |
5º | JEEP RENEGADE | 3.215 |
6º | VW POLO | 3.150 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.074 |
8º | VW GOL | 2.946 |
9º | JEEP COMPASS | 2.429 |
10º | FORD KA SEDAN | 2.399 |
11º | HYUNDAI CRETA | 2.395 |
12º | NISSAN KICKS | 2.376 |
13º | RENAULT KWID | 2.209 |
14º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.083 |
15º | CHEVROLET PRISMA | 1.994 |
16º | VW VIRTUS | 1.988 |
17º | HONDA HR-V | 1.847 |
18º | FIAT MOBI | 1.821 |
19º | RENAULT SANDERO | 1.799 |
20º | VW T-CROSS | 1.742 |
COMERCIAIS LEVES
Numa das mais acirradas disputas dos últimos meses, a Fiat Strada foi a nº 1 entre os comerciais leves por apenas 18 unidades de vantagem em relação à Fiat Toro (3.508 x 3.490) – com os resultados até o dia 14, era a irmã maior quem estava à frente. Tranquila na terceira posição, a VW Saveiro abriu mais de 500 unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (2.154 x 1.636).
À frente da rival japonesa na 1ª quinzena de setembro, a Chevrolet S10 (1.317) perdeu fôlego. Em ritmo para registrar seu melhor desempenho em 2019, a Ford Ranger emplacou 1.049 unidades. Destaque negativo do período, a VW Amarok caiu para o 10º lugar, com menos de 500 emplacamentos (485).
POS. | MODELO | PARC. OUT. 19 |
1º | FIAT STRADA | 3.508 |
2º | FIAT TORO | 3.490 |
3º | VW SAVEIRO | 2.154 |
4º | TOYOTA HILUX | 1.636 |
5º | CHEVROLET S10 | 1.317 |
6º | FORD RANGER | 1.049 |
7º | FIAT FIORINO | 734 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 544 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 544 |
10º | VW AMAROK | 485 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo MOTOR1.com