O Chevrolet Onix na liderança de vendas já deixou de ser notícia, tamanho o domínio do hatch da GM no mercado automotivo nacional. Ele vinha emplacando mais de 10 mil unidades por mês desde 2017 e, nos últimos tempos, chegou a 20 mil veículos mensais. Mas uma mudança está ocorrendo neste momento. Com a troca de nome do Onix "velho" para Joy, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indica que não somará mais o Onix (que será o de nova geração) com o Joy, que até então era uma mera versão. A GM contesta a decisão.
O novo Onix é tão diferente do atual que a GM decidiu rebatizar o antigo como Joy
Esta alteração já faz efeito nos dados de vendas. A Fenabrave atualizou sua tabela de carros emplacados em 2019 e o Joy foi incluído nas contas. Foram 2.171 unidades emplacadas em agosto, passando para 3.748 veículos em setembro e, até o momento, 3.047 unidades em outubro. Este número começa a afetar o Chevrolet Onix, que está para começar a transição para a próxima geração – o lançamento comercial será na segunda quinzena de novembro.
Se o Onix ainda somasse o Joy, teria emplacado 21.377 unidades em agosto. Porém, sem o Joy, o número caiu para 19.206 unidades. O impacto foi maior nos números revisados de setembro, reduzindo para 17.296 os veículos emplacados. Outubro projeta ser um mês ainda mais baixo para o Onix, pois ainda está vendendo as unidades em estoque da geração atual, antes da estreia da nova em novembro. Até agora, está com 8.855 unidades emplacadas.
Onix Plus tomou o lugar do Prisma, que por sua vez se tornou o Joy Plus: carros distintos
Consultada pelo Motor1.com, a Fenabrave diz que o mesmo será feito com o Joy Plus, o antigo Prisma Joy, que será contabilizado como modelo próprio ao invés de somá-lo com o novo Onix Plus. Segundo a federação, esta decisão foi tomada porque a marca separa os carros em seu site, sem usar o nome Onix nas versões Joy. Além disso, diz ter recebido uma confirmação da ABRAC (Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet) de que os modelos seriam divulgados separadamente.
Já a General Motors contesta a informação e diz que o Joy continua sendo uma versão do Onix. O documento do carro virá com o nome "Onix Joy", embora todo o material de divulgação do carro trabalhe apenas o nome Joy. A fabricante diz que entrou em contato com a Fenabrave pedindo uma revisão do caso para que volte a somar os emplacamentos dos modelos, tanto no caso do Joy com o Onix quanto do Joy Plus com o Onix Plus. A ideia da marca, agora que o modelo começou a ser comercializado também na China, é fazer do nome Onix um dos mais vendidos do mundo.
Caso a Fenabrave mantenha a decisão atual, chegará ao fim a estratégia das fabricantes de somar as vendas de gerações diferentes do mesmo carro (quando mantido o mesmo nome), algo que a Volkswagen praticou com o Gol e a Fiat com o Palio – em ambos os casos, a medida fez com que eles fossem os carros mais emplacados do país.
Será que esta mudança fará com que o Chevrolet Onix perca a liderança nas vendas, como aconteceu com o Gol e o Palio? Ainda é cedo para dizer. O Joy correspondeu a 30% das vendas do Onix em 2018. Ao subtrair este valor dos 210.458 Onix emplacados no ano passado, o hatch teria 147.320 unidades – ainda assim uma grande vantagem sobre o Hyundai HB20, que teve 105.506 veículos emplacados no mesmo período.
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Fotos: divulgação