Anunciada em julho, a portaria que estabelece novas regras para campanhas de recall no Brasil passa a valer efetivamente a partir deste mês (10/2019). Segundo estabelecido, o proprietário que não realizar o reparo previsto no prazo de 1 ano, contado a partir do início do chamado, terá um aviso inscrito no documento do carro (CRLV). A pendência só deixará de constar no prontuário do veículo depois que o proprietário realizar o conserto do problema.
Outra determinação visa melhorar a comunicação ao proprietário. Nesse sentido, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) passa a comunicar o atual dono do veículo envolvido no chamado pela consulta de documentos como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), ao qual as montadoras não têm acesso.
Além disso, a divulgação obrigatória que acontecia através de mídias tradicionais como jornal, rádio e TV, agora passa a ser comunicada também nas redes sociais e no próprio site da empresa. Por fim, os fornecedores passam a emitir e entregar ao consumidor um comprovante de recall, contendo a identificação do chamado, local, data, horário e duração do atendimento, qual a medida adotada e a garantia dos serviços. O mesmo comprovante deverá permanecer disponível para download e impressões a qualquer momento no site da companhia.
Com as novas regras, a expectativa do governo é aumentar a efetividade das campanhas, Segundo dados oficiais, dos 701 recalls realizados nos últimos cinco anos, 189 registraram níveis abaixo de 10% de atendimento e 103 obtiveram níveis entre 10 e 40%. Desse total, os automóveis responderam por 517 chamados (mais de 70%), enquanto motocicletas (72) e caminhões (16) aparecem na sequência. No caso dos automóveis, dos 9.504.580 veículos chamados, apenas 4.584.144 foram atendidos.
Fonte: Ministério da Justiça
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Questão nos freios obriga BMW a fazer recall de 1,2 milhão de carros
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota faz recall do aerofólio da Hilux SRX Plus por risco de rachadura
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ferrari enfrenta processo por não consertar defeito no freio após recall
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Cummins paga multa bilionária por fraude em motores da Ram