Apresentados no Salão do Automóvel de 2018, os novos Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS eram esperados para chegar às lojas em 2019. Mas, diante de tantos lançamentos e com a chegada do Golf GTE em novembro, a fabricante confirma que a dupla de esportivos acabou ficando para o começo de 2020. Preços ainda não foram divulgados.
A receita será a mesma dos conceitos apresentados no Salão de São Paulo, aproveitando o visual do Polo GTI vendido na Europa, mas com uma mecânica mais mansa. A dupla terá o motor 1.4 TSI flex de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque, já conhecido de outros modelos como Golf, Jetta e T-Cross. E, como já adiantado pelo protótipo, não terá opção manual, sendo equipado somente com o câmbio automático de 6 marchas. Além do novo motor, tanto o Volkswagen Polo GTS quanto o Virtus GTS contam suspensão recalibrada para a nova proposta (barra estabilizadora mais grossa na dianteira e eixo mais rígido na traseira). Os freios são os mesmos das versões Highline 1.0 TSI.
Ao menos teremos os faróis full-LED que vimos no carro no Salão, assim como os bancos esportivos e detalhes vermelhos no interior. Utilizará rodas de liga leve de 17 polegadas de série, com pneus 205/50 - é possível que possa ser equipado com rodas de 18" como opcional - já vimos um protótipo do carro com estas rodas.
Como a inspiração é o Polo GTI europeu, hatch e sedã GTS trazem elementos semelhantes, como o volante de base achatada (mas não o utilizado pelo Golf GTI), contornos vermelhos nas saídas do ar-condicionado, spoiler na parte de cima do porta-malas e uma faixa vermelha passando pela grade frontal. O para-choque foi redesenhado e ganhou entrada de ar maior.
A lista de equipamentos dos esportivos deve ser a mesma que a versão Highline, somando a maior parte dos opcionais, como o painel de instrumentos digital Active Info Display, central multimídia Discover Media com tela de 8", sensor de chuva, sensor crepuscular, câmera de ré e mais.
Mesmo que a estreia do Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS seja somente em 2020, Motor1.com participa da apresentação dos protótipos pré-produção. A marca diz que eles estão com a parte mecânica praticamente pronta. Traremos nossas impressões dos esportivos em breve.
Fotos e informações: Daniel Messeder
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais