A Volkswagen começou um novo capítulo de sua história ao apresentar o elétrico ID.3 no Salão de Frankfurt. Mas o hatch é um modelo que ficará restrito basicamente à Europa, sem chegar a outras regiões. Nem mesmo os Estados Unidos receberão o modelo. Só que a fabricante desenvolve também um crossover elétrico, mais adequado aos clientes de outros mercados.
O modelo em questão é o ID.4, a versão de produção do conceito ID. Crozz mostrado no Salão de São Paulo 2018. A Volkswagen já começa a testá-lo nas ruas, como mostram os primeiros flagras do crossover elétrico circulando pelos alpes austríacos.
Assim como o hatchback ID.3, o ID.4 será produzido sobre a plataforma modular MEB, feita especialmente para modelos elétricos e que servirá de base para diversos modelos - como um futuro sedã EV. O ID.4 será mais alto do que o restante da família, oferecendo uma posição de dirigir mais alta e maior espaço interno - algo próximo do Tiguan de cinco lugares, mais curto do que a versão vendida por aqui (conhecida como Tiguan Allspace).
Por ser maior, o ID.4 precisará de um motor elétrico mais potente do que o ID.3. Então deve contar com uma unidade elétrica de 200 cv no eixo traseiro (assim como o compacto) e mais uma de 100 cv nas rodas dianteiras, passando dos 300 cv e com tração nas quatro rodas.
A Volkswagen quer trazer modelos elétricos para o Brasil, mas diz que o ID.3 e o e-Up! têm um problema de altura em relação ao solo. Teriam que ser elevados para não rasparem as baterias. Além de ser um SUV, segmento que continua bombando, o ID.4 já resolve este problema naturalmente por ser um carro alto. Quem sabe o ID.4 não apareça por aqui no futuro para inaugurar a linha ID em nosso mercado?
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: flagra Fiat Strada turbo, nova L200 e VW ID.4 no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
World Car Awards 2021: VW ID.4 é eleito o melhor carro do mundo
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volkswagen ID.4: SUV elétrico se disfarça de Opel para esconder visual
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW ID.4 antecipa versão de produção do crossover elétrico I.D Crozz