Depois de oficialmente apresentado o ID.3, a Volkswagen começa a direcionar esforços para lançar o segundo integrante da sua nova linha EVs: o SUV ID.4. Considerado a versão de produção do conceito ID. Crozz, o modelo chegará ao mercado em 2020 e, a julgar pelas imagens deste flagra, já está com desenvolvimento bastante adiantado. Detalhes ainda são limitados, mas pelo que já é possível notar, o crossover terá porte semelhante ao do Tiguan Allspace e conservará boa parte do design antecipado pelo protótipo. A produção será concentrada na Europa, mas há planos também para abrir uma linha de montagem no Tennessee, EUA, onde já são feitos os modelos Atlas e Passat.

Galeria: Volkswagen ID.4 - Flagra

Apesar da camuflagem (com detalhes que imitam o formato dos modelos da Opel para confundir), a dianteira deixa à mostra o formato dos faróis (que serão praticamente idênticos aos do conceito) e as linhas gerais do capô. No entanto, certas excentricidades serão descartadas, como iluminação na grade, rodas de tamanho exagerado e portas sem maçanetas à mostra. Além disso, o formato da carroceria não acompanhará o estilo liftback sugerido pelo protótipo. Certamente na tentativa de privilegiar o espaço interno, a Volkswagen apostará em um caimento de teto menos agressivo e mais parecido com o de peruas/crossovers.

Na mecânica, a plataforma usada será a tão comentada MEB, desenvolvida exclusivamente para sustentar veículos elétricos. Cada eixo será alimentado por um motor elétrico próprio, num total de aproximados 300 cv de potência. Estimativas iniciais apontam para pelo menos 400 km de autonomia e bateria com função de carregamento rápido (80% da carga em apenas 30 min usando um carregador de 150 kWh).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com