Quase um mês depois de revelar que buscava investimentos da Volkswagen e da Toyota no Brasil, o governador do estado de São Paulo, João Doria, confirma que a fabricante japonesa irá produzir um novo carro em uma de suas fábricas em território paulista. De acordo com Doria, o anúncio será feito no dia 19 (quinta-feira), direto de Nagoya, onde ele irá se reunir com os executivos da montadora.

Galeria: Daihatsu DN Trec

“Vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo”, disse Doria durante a coletiva de imprensa transmitida hoje em sua conta no Instagram. O governador não deu mais detalhes sobre os planos da Toyota, nem mesmo qual de suas fábricas receberá o aporte – a fabricante conta com unidades de produção em Indaiatuba, São Bernardo do Campo e Sorocaba, além da fábrica de motores em Porto Feliz.

Segundo o site Automotive Business, o investimento será de R$ 1 bilhão e devem ser destinados à fábrica em Sorocaba, que produz Etios e Yaris. O aporte tem como objetivo produzir um inédito SUV compacto, permitindo que a Toyota finalmente entre no segmento. O valor de R$ 1 bilhão é o mínimo cobrado pelo governo para que a empresa receba o abatimento na cobrança de ICMS de 2,5%, parte do programa IncentivAuto.

Daihatsu DN Trec
Daihatsu DN Trec

Este novo modelo ainda não é conhecido. Sabemos que a Toyota prepara a apresentação de um SUV compacto no dia 5 de novembro, logo após o Salão de Tóquio (Japão). Este modelo será um derivado do Daihatsu DN Trec, usando a plataforma TNGA GA-B, feita para carros compactos e que também servirá de base para a nova geração do Yaris. E ainda pode ser batizado como Rush, nome que a empresa já utilizou para crossovers no passado. O valor investido em Sorocaba é o mesmo que a montadora colocou em Indaiatuba para produzir a nova geração do Corolla. Este modelo deve chegar ao Brasil somente em 2021.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com