Todas as fabricantes estão se rendendo aos crossovers e SUVs, inclusive as marchas de luxo e de alta performance. Lamborghini e Rolls-Royce, duas que entraram tarde no segmento, estão rindo à toa da alta demanda (e que nem conseguem atender) pelo Urus e Cullinan - o Urus quase dobrou as vendas da Lamborghini. Empresas como Ferrari e Aston Martin também lançarão modelos no segmento - embora a Ferrari diga que não pode chamar de utilitário.
Mas tem uma empresa que continua firme e forte na oposição aos SUVs: McLaren. A fabricante britânica de supercarros já disse diversas vezes que não irá produzir um crossover, não importa o quanto os clientes peçam ou quanto dinheiro possam ganhar. Um executivo da marca deixou isso bem claro em uma entrevista recente. Darren Goddard, diretor da divisão Sports Series da McLaren, disse que SUVs são totalmente chatos.
"Não há nada legal em um SUV", disse Goddard ao site CarSales. "Eles estão apenas procurando volume. Isso não é puro. Pensar na diferença entre produção em massa e um produto exclusivo é bem diferente."
No entanto, enquanto a McLaren sempre fala sobre "exclusividade", a marca está em um bom momento em volume de vendas. Em 2018, a fabricante vendeu 43,9% mais do que no ano anterior, totalizando 4.806 veículos. É mais do que a Rolls-Royce, que comercializou 4.107 unidades em seu melhor ano, e pouco menos do que os 5.750 carros vendidos pela Lamborghini em 2018 (seu recorde).
Embora um SUV não esteja nos planos, Goddard admite que a McLaren está desenvolvendo um carro elétrico. O executivo comenta que não será fácil fazer um veículo EV que tenha a mesma sensação que um de seus carros a combustão. "Ainda é sobre a experiência ao dirigir. É onde estamos agora", diz Goddard. "Estamos mais na fase de avaliação do projeto do que desenvolvimento."
"Estamos esperando pela tecnologia certa que nos permitirá ter uma experiência McLaren", explica o executivo. "Sabemos que não é o momento e nem temos certeza de quando [a tecnologia] estará pronta".
Fonte: CarSales
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo hipercarro da McLaren, sucessor do P1 será revelado em outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
McLaren finalmente se renderá à febre dos SUVs e terá mãozinha da BMW
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novos modelos da McLaren serão fortemente inspirados no icônico F1