Este é o novo Chevrolet Onix 2020. Após muito tempo de espera, a General Motors lança a nova geração do carro mais vendido no Brasil começando pela sua versão sedã, batizada de Onix Plus, que agora assume a mesmo nome da configuração hatch. Mais sofisticado, espaçoso e tecnológico, o modelo chega ao mercado brasileiro ostentando 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. Enquanto o sedã começa a ser vendido ainda em setembro, o hatchback estará nas concessionárias a partir de novembro.
Revelado em março, durante o Salão de Xangai, a nova família Chevrolet Onix é a primeira da General Motors a adotar a plataforma GEM (Global Emerging Markets), desenvolvida em conjunto com os diversos centros de engenharia da marca no mundo, com foco no Brasil e China. Além do novo Onix, a plataforma também será empregada no novo Tracker, modelo já revelado na China e que será produzido no Brasil em 2020.
A linha Onix 2020 também chega com um salto enorme em sua lista de itens de série. Destaque para os seis airbags, equipamento que passa a ser padrão em todas as versões. Há também o carregador de celular por indução, tecnologia 4G WiFi e botão de partida - alguns destes itens já haviam sido revelados por Motor1.com.
Percursor de central multimídia no segmento em sua primeira geração, o novo Chevrolet Onix 2020 também traz a moderna central de infotainment MyLink 3, que além de possuir processamento mais rápido e nova interface, é capaz de se conectar com dois celulares ao mesmo tempo. Também possui compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
Itens presentes em segmentos superiores também fazem parte os equipamentos do modelo, como o acendimento automático dos faróis, abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão. Lanternas em LED, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15" também estão presentes.
Outros itens inéditos na linha são os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampas, o qual mantém o freio acionado por alguns segundos para uma arrancada segura em aclives.
Um dos diferenciais do novo Onix é a tecnologia de internet 4G WiFi a bordo, que estreou no Cruze 2020. O princípio é o mesmo, usando um cartão SIM dedicado fornecido pela Claro para que o carro tenha acesso a internet sem precisar rotear a conexão de um smartphone. O Onix recebeu antenas internas para garantir que terá sinal na maioria das situações.
Quem comprar o carro terá direito a 3 meses grátis ou 3GB de franquia, depois será necessário assinar um dos quatro planos oferecidos pela Claro: 2GB, 5GB, 10GB e 20GB. A Chevrolet divulgou apenas o preço inicial, de R$ 29,90.
O design das duas configurações é completamente e mantém os traços do modelo revelado na China. Conta com um novo estilo de grade frontal dupla, usando uma linha cromada para dividir as duas entradas de ar. Os faróis estão colados à grade, enquanto as pontas do para-choque trazem linhas em LED. Na traseira, as lanternas são mais longas e trazem elementos em LED. Com a nova plataforma, o Onix Plus ficou maior do que o Prisma, medindo 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta malas é de 469 litros.
O Onix hatch também cresceu, mirando agora concorrentes como Volkswagen Polo e Toyota Yaris. O seu estilo visual também evoluiu. A dianteira é a mesma, o que acaba por conferir um porte maior. A traseira, também nova, exibe lanternas de desenho limpo com a mesma assinatura luminosa do irmão três volumes.
Do lado de dentro, o novo Onix 2020 também passa por uma renovação. O painel tem desenho moderno no estilo dual cockpit, envolvendo motorista e passageiro. Chama a atenção a nova central mutimídia com tela flutuante e que roda com MyLink 3, nova geração do sistema, mais rápida e com mais funcionalidades. O volante tem um novo desenho e o painel de instrumentos perdeu o grande e chamativo velocímetro digital para adotar contadores analógicos, mas oferece uma tela TFT central monocromática que exibe dados do computador bordo e velocidade em grafismo menor.
A plataforma GEM ainda traz novidades na motorização. A Chevrolet desenvolveu uma nova linha de motores especialmente para países emergentes e o Onix Plus traz a primeira versão deles, o 1.0 de três cilindros.
No Brasil, este 1.0 será oferecido nas versões aspirada e turbo, já preparado para aceitar gasolina e etanol. A primeira gera 82 cv e 10,6 kgfm de torque, enquanto a variante turbinada entrega 116 cv e 16,8 kgfm. O 1.0 aspirado trabalha exclusivamente com o câmbio manual de 6 marchas, enquanto o turbo pode receber uma caixa automática de 6 posições.
Por enquanto, sabemos os dados de desempenho apenas da versão turbo. Este motor não conta com injeção direta e, segundo a GM, foi uma escolha feita para o Brasil por conta da qualidade do combustível em algumas regiões mais afastadas do país, preferindo ter um motor mais resistente do que entregar um desempenho melhor. De acordo com dados do Inmetro, ele faz 10,9 km/litro na estrada e 8,6 km/litro na cidade, com etanol. Com gasolina, o rendimento passa para 15,7 km/litro e 12 km/litro, respectivamente. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, de acordo com a GM.
Grande destaque da nova geração do Onix Plus é a evolução em segurança. Fabricado no Brasil, ganhou cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e cinco estrelas para proteção de ocupantes infantis, além do Latin NCAP Advanced Award pela proteção de pedestres. O Latin NCAP destaca a presença do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas. O New Onix Plus mostrou bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças.
O nome Onix Plus faz parte da nova estratégia da GM, para que o batismo “Onix” ganhe ainda mais espaço. Motor1.com havia antecipado com exclusividade que a marca usaria o nome Onix Plus em algum modelo mas, na época, tudo indicava que seria o hatch. Com a mudança, o hatchback será chamado apenas de “Novo Onix”, já que o modelo abaixo será o Onix Joy, que já recebeu uma atualização visual. No caso do Prisma, ele deve manter este nome por mais um tempo.
Reportagem e fotos: Daniel Messeder, de Porto Alegre (RS)
Viagem a convite da Chevrolet
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