A Mercedes-Benz aproveitou que é um dos times de casa e usou o Salão de Frankfurt (Alemanha) para adiantar uma série de novidades, desde conceitos até versões inéditas. Além de revelar o Vision EQS, a fabricante confirma cinco lançamentos até o ano que vem. Entre eles estão as versões esportivas A 45 e CLA 45 S e o inédito GLB, crossover que chegará ao Brasil inicialmente na variante AMG 35.
O primeiro deles será o Mercedes-Benz GLE, agora na quarta geração. Foi apresentado no Salão de Paris (França) do ano passado e só agora desembarca no Brasil. Está previsto para o último trimestre de 2019 e virá somente na variante SUV. Na Europa, ele é vendido com duas opções de motorização a gasolina: o GLE 350 conta com o 2.0 turbo de quatro cilindros, que gera 259 cv, enquanto o GLE 450 adota o 3.0 turbo de seis cilindros e linha e 367 cv. A variante 450 ainda conta com um sistema híbrido-leve de 48V. Já conta com uma variante esportiva GLE 53, com o 3.0 turbo de 435 cv.
Até novembro, a Mercedes irá iniciar as vendas do GLC reestilizado, que foi revelado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). A renovação deixou o crossover com um visual mais próximo do resto da linha, principalmente do lado de dentro, pois passa a contar com o sistema MBUX, com duas telas de 10,25”, uma pra a central multimídia, outra para o painel de instrumentos. Ainda ganha o assistente virtual por comando de voz. Os motores foram atualizados para usar a tecnologia híbrida de 48V, nas versões de 196 cv e 258 cv. Virá tanto na variante SUV quanto na Coupe.
O calendário 2020 da Mercedes-Benz começará em março, com a chegada do A 45 e do CLA 45 S, versões esportivas do hatch e do sedã. Ambos utilizam o 2.0 turbo de 421 cv e 51 kgfm de torque, que é o 2.0 mais potente já produzido em série. Com ele, tanto o A 45 quanto o CLA 45 S precisam de somente 4 segundos para alcançar os 100 km/h.
Por fim, a marca confirma que começará a vender o inédito GLB no Brasil durante o segundo semestre de 2020. E ainda virá primeiro na versão esportiva AMG 35. É o primeiro AMG de 7 lugares, com um motor 2.0 turbo de 306 cv e 40,7 kgfm de torque, acelerando até 100 km/h em 5,2 segundos. Ainda não tem preço confirmado para o nosso mercado.
Nos próximos anos, o foco da Mercedes-Benz será a eletrificação de toda sua linha. O processo já começou com a adoção de sistema híbrido-leve de 48V, chamado pela marca de EQ Boost. Todos os carros terão algum tipo de eletrificação e agora a fabricante começará a investir em modelos híbridos plug-in, além de aumentar a linha de elétricos. No Brasil, o processo começará com o EQC, prometido pela marca para o ano que vem, mas o lançamento dos modelos PHEV ainda não está confirmado.
Com informações de Leonardo Fortunatti
Fotos: divulgação e Leonardo Fortunatti
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