Para a Mercedes-Benz, o futuro dos automóveis será marcado por quatro pilares: o carro será conectado, com capacidade autônoma, funcionando como um serviço e movido a energia elétrica. Isso será alcançado aos poucos, com a introdução de tecnologias com este intuito. Cumprindo a parte da eletricidade está o Mercedes-Benz EQC, SUV 100% elétrico que será vendido no Brasil em 2020.

A fabricante convidou a imprensa para falar sobre o CASE, estratégia global que norteia o futuro da mobilidade para a empresa e aproveitou para mostrar o EQC na versão de produção – vimos o SUV elétrico no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, porém, na forma de protótipo. É a primeira unidade de produção em série do crossover a chegar ao Brasil, e ela será utilizada para treinamento da rede de concessionários, tanto para a apresentação do veículo como para os serviços de manutenção.

O EQC é movido por dois motores elétricos, cada um posicionado em um eixo do veículo. A potência combinada é de 408 cv e 77,5 kgfm, alcançando os 180 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e com aceleração digna de esportivo. É capaz de chegar aos 100 km/h em somente 5,1 segundos, algo impressionante para um carro que pesa 2.495 kg. Com um conjunto de baterias de 80 kWh, tem autonomia estimada entre 445 km e 471 km, carregando até 80% de sua carga em 40 minutos com o uso de uma tomada de recarga rápida, ou em 7,5 horas com o wallbox especial da marca.

Galeria: Mercedes-Benz EQC400 4Matic

Mede 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,87 m de entre-eixos. Como esperado, é bem equipado, contando com o sistema MBUX, com duas telas de 10,25”, uma para o painel de instrumentos e outra para a multimídia. Conta ainda com um sistema de assistente por voz semelhante ao Siri da Apple, Google Assistente ou Alexa da Amazon, mexendo em coisas como a temperatura do ar-condicionado conforme o usuário pedir.

Preços e demais informações serão divulgadas oportunamente. 

Fotos: autor e divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com