A lógica do mercado brasileiro nos leva a crer que veículos importados necessariamente perdem mais valor com o passar do tempo do que aqueles fabricados em solo brasileiro. No entanto, análise promovida recentemente pela KBB Brasil quebra de forma definitiva essa teoria e prova que, pelo menos no segmentos de SUVs, os campões de desvalorização são justamente modelos nacionais. O levantamento tomou como base veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0km entre janeiro e junho deste ano, e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Ao todo, mais de 400 versões foram analisadas.
Segundo o levantamento, no primeiro semestre deste ano o SUV que menos perdeu valor na comparação com o preço original foi o Peugeot 5008, com redução de apenas 0,59%. O resultado representa significativa diferença na comparação com os demais colocados e quebra o mito de que SUV importado desvaloriza mais que nacional, ainda mais levando em conta a origem francesa do carro. Na segunda posição aparece o Volvo XC60, com depreciação de 2,72%, seguido no pódio pelo Toyota SW4 com desvalorização de 3,60%. Fechando o top 5, Volvo e Peugeot novamente marcam presença com XC40 e 3008, apresentando depreciação de 3,60% e 4,01%, respectivamente.
Já entre os SUVs mais que desvalorizam, o campeão é o nacional Ford EcoSport, com depreciação de 13,57%. Em penúltimo lugar aparece o chinês JAC T50, com queda de 13,25% em seu preço, seguido pelo Suzuki S-Cross, com -12,26%. Outros nacionais com forte desvalorização são Chevrolet Trailblazer, Hyundai New Tucson, Hyundai Creta, Jeep Compass e Jeep Renegade.
A KBB explica que para realizar o estudo aplicou o conceito de depreciação por modelo levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, de acordo com o volume de vendas. A depreciação usa o valor do veículo 0 km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
MARCA/MODELO |
DEPRECIAÇÃO: Jan/19 a Jun/19 |
Peugeot 5008 |
-0,59% |
Volvo XC60 |
-2,72% |
Toyota SW4 |
-3,60% |
Volvo XC40 |
-3,80% |
Peugeot 3008 |
-4,01% |
Chevrolet Tracker |
-4,06% |
Citroen C4 Cactus |
-4,50% |
Lifan X80 |
-4,52% |
Lifan X60 |
-4,90% |
Honda HR-V |
-5,04% |
Hyundai ix35 |
-6,08% |
Ford Edge |
-6,33% |
Honda WR-V |
-6,55% |
Caoa Chery Tiggo 2 |
-6,70% |
Nissan Kicks |
-7,00% |
Suzuki Jimny |
-7,33% |
Mitsubishi ASX |
-7,44% |
Mitsubishi Eclipse Cross |
-7,46% |
Renault Captur |
-7,55% |
Caoa Chery Tiggo 5X |
-7,63% |
JAC T40 |
-7,85% |
Peugeot 2008 |
-7,93% |
Suzuki Vitara |
-8,06% |
Jeep Renegade |
-8,27% |
Kia Sportage |
-8,27% |
Mercedes-Benz GLA |
-8,33% |
Lexus NX300h |
-9,00% |
Jeep Compass |
-9,19% |
Chevrolet Equinox |
-9,42% |
Hyundai Creta |
-9,69% |
JAC T80 |
-10,27% |
Hyundai New Tucson |
-10,57% |
Chevrolet Trailblazer |
-12,10% |
Suzuki S-Cross |
-12,26% |
JAC T50 |
-13,25% |
Ford EcoSport |
-13,57% |
Fonte: KBB Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo oferece XC60 em promoção com bônus de até R$ 40.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo lança XC60 2024 com novas rodas e carregador mais potente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs premium em maio: Porsche Cayenne cresce 200% em vendas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços