Sedãs premium em julho: Audi A3 Sedan dobra vendas com promoções
Segmento dos sedãs médios recua 36% em comparação ao mesmo mês em 2018
Mais um segmento de muito prestígio no passado vem perdendo a briga para os SUVs. Com dois dos três modelos mais vendidos em forte queda, o segmento de sedãs médios premium viu sumirem em julho quase 36% dos compradores em relação ao mesmo período do ano passado.
Com o segundo pior resultado desde dezembro de 2017, o líder Mercedes Classe C (247) recuou 49% no período. Com isso, e reforçado pelos preços promocionais praticados pelas concessionárias da marca, o Audi A3 Sedan chegou a 236 unidades, número quase 63% superior ao de 2018.
Em mês mais fraco desde fevereiro de 2018 (165), o BMW Série 3 emplacou 84 unidades (-63%), mas vale lembrar que o sedã alemão está na fase de transição para a nova geração. Este resultado permitiu a aproximação do Audi A5 (72), o qual registrou alta superior a 75%.
Lançado na segunda quinzena do mês passado, o novo Mercedes Classe A Sedan assegurou a quinta posição, com 66 emplacamentos, exatamente o dobro do registrado pelo irmão CLA (33).
Sem acompanhar o ritmo dos principais rivais, o Audi A4 emplacou apenas 22 unidades, pior resultado para o modelo desde fevereiro de 2016 (20). Outro estreante do mês, o Volvo S60 atraiu a atenção de 10 consumidores – número insuficiente para tirá-lo da lanterna, mas praticamente colado nas 11 unidades registradas pelo Jaguar XE.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUL/19 |
JUN/19 |
JUL/18 |
% JUL 19 |
% JUN 19 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
247 |
272 |
485 |
31,63% |
36,17% |
-9,19% |
-49,07% |
2º |
AUDI A3 SEDAN |
236 |
186 |
145 |
30,22% |
24,73% |
26,88% |
62,76% |
3º |
BMW SÉRIE 3 |
84 |
144 |
227 |
10,76% |
19,15% |
-41,67% |
-63,00% |
4º |
AUDI A5 |
72 |
38 |
41 |
9,22% |
5,05% |
89,47% |
75,61% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
66 |
0 |
0 |
8,45% |
0,00% |
- |
- |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
33 |
58 |
159 |
4,23% |
7,71% |
-43,10% |
-79,25% |
7º |
AUDI A4 |
22 |
45 |
143 |
2,82% |
5,98% |
-51,11% |
-84,62% |
8º |
JAGUAR XE |
11 |
9 |
20 |
1,41% |
1,20% |
22,22% |
-45,00% |
9º |
VOLVO S60 |
10 |
0 |
0 |
1,28% |
0,00% |
- |
- |
|
|
781 |
752 |
1220 |
100,00% |
100,00% |
3,86% |
-35,98% |
Entre os modelos mais sofisticados, a briga pelo topo foi apertada. Mesmo se mantendo à frente, o BMW Série 5 (15) não vendia tão pouco desde janeiro (6). Vice-líder pela terceira vez nos últimos quatro meses – a exceção foi junho -, o Lexus ES (12) ficou apenas uma unidade à frente do Mercedes Classe E (12).
Empatando com as 8 unidades registradas em outubro passado, o Volvo S90 subiu para o quarto lugar, com o dobro dos emplacamentos do Mercedes CLS (4). Atrás do Jaguar XJ (2), o Hyundai Genesis (1) estreou no ranking de 2019.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUL/19 |
JUN/19 |
JUL/18 |
% JUL 19 |
% JUN 19 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
15 |
42 |
17 |
27,27% |
58,33% |
-64,29% |
-11,76% |
2º |
LEXUS ES |
13 |
6 |
0 |
23,64% |
8,33% |
116,67% |
- |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
12 |
9 |
18 |
21,82% |
12,50% |
33,33% |
-33,33% |
4º |
VOLVO S90 |
8 |
6 |
1 |
14,55% |
8,33% |
33,33% |
700,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLS |
4 |
9 |
0 |
7,27% |
12,50% |
-55,56% |
- |
6º |
JAGUAR XJ |
2 |
0 |
3 |
3,64% |
0,00% |
- |
-33,33% |
7º |
HYUNDAI GENESIS |
1 |
0 |
0 |
1,82% |
0,00% |
- |
- |
|
|
55 |
72 |
39 |
100,00% |
100,00% |
-23,61% |
41,03% |
Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.
Você também pode acompanhar as novidades no Instagram do Motor1.com Brasil.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?