Apesar de já ter anunciado detalhes sobre o acordo firmado com a Ford e definido 2022 como ano oficial de lançamento, a Volkswagen parece que ainda não bateu o martelo sobre o local de produção da nova geração da Amarok. Derivada do chamado Projeto Cyclone (que também originará a próxima linhagem da Ranger), a caminhonete será produzida sob a responsabilidade da Ford, conforme definido nos termos da parceria. A ideia é concentrar a produção ao lado da própria Ranger para, dessa forma, reduzir custos e otimizar as operações, especialmente pelo fato de que ambas compartilharão plataforma e uma série de outros componentes mecânicos.
O problema está justamente na escolha da fábrica, uma vez que a Ranger é produzida atualmente em 5 diferentes fábricas e não deverá mudar essa estratégia na próxima geração. "A Ranger continuará a ser fabricada nas cinco plantas da Ford que a produzem hoje. Em quatro dessas, a segunda geração do Amarok pode ser produzida. Nós ainda não definimos qual. O peso do mercado onde a VW quer vender sua picape será fundamental na decisão", explicou Gabriel López, presidente de Ford Argentina. Atualmente, a Ford mantém linhas de montagem para a Ranger em Pacheco (Argentina), Rayong (Tailândia), Lagos (Nigéria), Silverton (África do Sul) e Michigan (Estados Unidos).
Como a Amarok atual já é fabricada em Pacheco (justamente onde a Ranger também é produzida, muito embora em operações separadas), há grandes chances de que toda a produção seja mantida na Argentina. Curiosamente, esta fábrica já foi compartilhada por Volkswagen e Ford nas décadas de 1980 e 1990 por ocasião da Autolatina. Com o fim da parceria em 1996, a planta foi literalmente dividida ao meio e cada marca passou a desenvolver suas próprias operações. Agora, quase 25 anos depois, tudo indica que a unidade novamente poderá voltar a ser compartilhada.
Novo design
Questionado sobre detalhes específicos sobre o novo visual, López adiantou que ainda não há definições nesse sentido. "Ainda estamos em fase de pré-projeto. O design e a engenharia ainda estão sendo desenvolvidos", disse. No entanto, rumores apontam que o conceito Atlas Tanoak, apresentado nos Estados Unidos em 2018, será a grande fonte de inspiração no quesito estético. Já a Ranger parece estar mais avançada nesse sentido - fotos vazadas em fevereiro revelaram visual com inspiração na irmã maior F-150.
Fonte: Autoblog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média