Flagra VW Tarek: anti-Compass terá visual diferente na versão "Mercosul"

Ao vivo, porte lembra bastante o do concorrente da Jeep; lançamento será em 2020

VW Tarek BR VW Tarek BR

Agora que o compacto T-Cross ganhou as ruas, a engenharia da Volkswagen brasileira intensifica os testes do Tarek, SUV médio que já teve seu lançamento confirmado para o mercado nacional em 2020. Fabricado em General Pacheco, na Argentina, o modelo foi flagrado pela equipe do Motor1.com (e também pelo nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro) nas proximidades da fábrica do ABC paulista. 

Ao vivo, o Tarek lembra o T-Cross pela silhueta quadradinha, mas seu porte é claramente maior - não por acaso, muito semelhante ao do rival Jeep Compass. Ele mede 4,45 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, com porta-malas de 445 litros, contra 4,41 m e 2,63 m do Jeep, que tem 410 litros de bagageiro. Apesar da carroceria adesivada com disfarces zebrados, ao se aproximar do modelo foi possível notar as lanternas duplas, que adentram a tampa do porta-malas, e a dianteira imponente, com o capô bem alto. O modelo já foi revelado na China, onde se chama Tharu, mas terá visual levemente diferente na versão para o Mercosul. 

À princípio, apenas um conjunto mecânico está previsto para o Tarek feito na Argentina: motor 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) ligado ao câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração dianteira - exatamente o mesmo powertrain do T-Cross Highline, versão topo de linha do SUV compacto. Tração integral ainda está em estudos, mas apenas para um segundo momento. 

A missão do Tarek por aqui é encarar o sucesso do Jeep Compass, atuando como SUV intermediário entre o T-Cross e o Tiguan, sendo que este deverá perder a versão de entrada com 5 lugares - mantendo as versões Comfortline e R-Line de 7 lugares. Em valores atuais, ele chegaria numa seara de R$ 120 mil a R$ 150 mil.

Até o lançamento oficial, porém, ainda tem muita coisa para rolar. A VW argentina já admitiu que mesmo o nome Tarek não está definido, e também o visual será diferente da versão chinesa - o que de fato já percebemos neste protótipo. O carro fotografado tinha a grade preta e não contava com os filetes cromados nem nos para-lama nem nas maçanetas, num estilo mais sóbrio que o do carro chinês. As rodas também tinham desenho diferente, sem acabamento diamantado.

Versão chinesa leva batismo diferente e tem detalhes cromados que serão abolidos aqui

São esperadas ainda ligeiras mudanças na cabine. O desenho interno lembra bastante o do T-Cross, com linhas retilíneas e destaque para a oferta da central multimídia Discover Media, com tela de 8", e do quadro de instrumentos digital. No entanto, espera-se que seu acabamento esteja mais para o nível do Tiguan, sem tantos plásticos rígidos como no irmão menor. 

Além do Tarek, a VW prepara um crossover para atuar abaixo do T-Cross (que deverá se chamar T-Sport e usará entre-eixos do Polo) e uma picape de porte intermediário para rivalizar com a Fiat Toro. Já apresentada no Salão do Automóvel do ano passado na pele do protótipo Tarok, ela tem chegada prevista para 2021.   

Fotos: Daniel Messeder e Renato Maia 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com