Ao mesmo tempo em que finaliza o desenvolvimento do Onix Sedan e realiza os últimos ajustes antes do lançamento do Onix Plus, a equipe de engenharia da Chevrolet do Brasil também intensifica os testes em torno da nova geração do SUV Tracker. Prova disso são as imagens captadas nesta semana pelo leitor Felipe Mattos, que revelam um protótipo com camuflagem zebrada dando sopa estacionado em São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo onde a General Motors mantém uma fábrica. O lançamento acontecerá em 2020 e, pela primeira vez, o modelo passará a ser produzido em solo nacional - não em SJC, como sugere o flagra, mas sim em São Caetano do Sul, no ABC paulista.
Assim como no caso do Onix Sedan, o Tracker 2020 já foi apresentado na China e toma como base a plataforma GEM (Global Emerging Markets). Chegará ao Brasil para substituir o modelo atual importado do México e marcar posição no competitivo segmento de SUVs compactos. Além do visual completamente reformulado (que será idêntico ao do modelo chinês), o modelo apostará na oferta de espaço interno como diferencial diante dos rivais. Levando em consideração as medidas do modelo chinês (que não devem mudar na versão brasileira), temos 4,27 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,60 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. No porta-malas, o destaque ficará por conta da capacidade que saltará de 306 litros para 390 litros.
A unidade das fotos aparentemente é da versão topo de linha Premier, com rodas aro 17", mas também haverá uma de entrada LT. Com a nacionalização e o maior porte, o Tracker deverá sair da posição de coadjuvante do segmento para se tornar um dos protagonistas nas vendas, assim como fazem seus irmãos Onix e Prisma em suas respectivas categorias.
Na China, a gama de motores é atualmente formada por duas opções: 1.0 turbo de 3 cilindros e 125 cv; e 1.3 turbo de 4 cilindros e 165 cv. Por aqui, apenas o primeiro propulsor está confirmado, junto ao câmbio automático de 6 marchas (ou seja, o mesmo conjunto que será usado pela dupla Onix Plus e Onix Sedan). No entanto, o novo motor 1.3 turbo não está descartado como eventual substituto do atual 1.4 turbo. Já entre os equipamentos, são esperados itens como conexão a internet via chip 4G, central multimídia com tela flutuante, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa.
Fotos: Felipe Mattos
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